Guia da Semana

Depois de Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale, chegou a hora de ver um novo ator interpretar Batman nos cinemas: Ben Affleck. Foi anunciado que Affleck protagonizará o próximo filme do herói em 2015, quando dividirá as telas com outro encapuzado: Superman.

+ Descubra as HQs que inspiraram a trilogia do Batman

O último a viver o papel foi Christian Bale que encerrou sua passagem como Homem-Morcego no longa Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que apesar do sucesso de público não recebeu muitos elogios da crítica.

A saga iniciada em 2005 devolveu o clima de mistério dos quadrinhos e resgatou a credibilidade dos filmes do herói. Mérito também de Christian Bale, responsável por vestir a armadura preta e combater com categoria os inimigos de Gothan City. Mas ele não foi o primeiro a encarar o papel de Batman nas telonas.

Enquanto esperamos o próximo filme do Batman, relembre alguns atores que encararam o papel do morcego mascarado, desde Adam West, com uma fantasia que não chega nem perto da tecnológica vestimenta do herói de 2012, até o galã George Clooney.

Adam West

Batman, o Homem-Morcego (1966)

Fã do personagem criado por Bob Kane em 1939, Adam West começou a interpretar o Batman num seriado da Fox para a TV, antes de ser escalado para levar o super-herói para as telonas.

Em abril deste ano o eterno Batman foi reconhecido por Hollywood, ganhando uma estrela na Calçada da Fama.

Michael Keaton

Batman (1989) e Batman - O Retorno (1991)

Na versão assinada por Tim Burton para o personagem da DC Comics, o responsável por interpretar Bruce Wayne foi Michael Keaton. Atualmente, Keaton é muito lembrado por sua atuação nos longas ao lado de Jack Nicholson - como Coringa no primeiro filme - e de Michelle Pfeiffer - papel de Mulher-Gato, no segundo.

Porém, nos anos 1980, muitos críticos duvidaram da capacidade do ator, que se destacava como um especialista em comédias. As controvérsias foram esquecidas depois do sucesso que arrecadou mais de US$ 400 milhões.

Vencedora do Oscar de melhor direção de arte, a produção de de 1989 foi a primeira da série de filmes da Warner Bros. sobre o Batman.

Val Kilmer

Batman Eternamente (1995)

Com a ideia de um filme menos sombrio e mais familia, a Warner resolveu escalar Joel Schumacher para a direção do novo filme do Batman. Para interpretar o herói, o escolhido foi Val Kilmer, já que Keaton não gostou do roteiro do novo longa.

Apesar dos conflitos entre Kilmer e o diretor e das críticas bem misturadas, o filme fez sucesso com o público, rendendo mais de US$ 336 milhões, tornando-se a segunda maior bilheteria de 1995.

George Clooney:

Batman & Robin (1997)

A versão protagonizada por George Clooney foi, definitivamente, o maior fracasso do personagem, com inúmeras indicações ao Framboesa de Ouro e figurando entre os piores filmes de super-heróis de todos os tempos. O filme foi muito criticado também pela abordagem brega e por insinuações homossexuais adicionadas por Schumacher.

Clooney foi escalado para substituir Kilmer no papel, pois Schumacher acreditava que o ator poderia fornecer uma interpretação semelhante à de Michael Keaton.

Christian Bale:

Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Depois do fracasso do filme anterior, a trilogia de Nolan, com a atuação de Bale, surgiu para salvar o próprio Batman das trevas. Resgatando o clima sombrio e misterioso, além de fornecer uma certa complexidade e dar mais realismo às histórias, os filmes conquistaram público e críticos.

Por Mariana Viola

Atualizado em 23 Ago 2013.