Guia da Semana

Os Atores que Viveram Batman no Cinema

Ben Affleck assume a capa e capuz de Christian Bale. Relembre os atores que vestiram a fantasia do super-herói

Depois de Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale, chegou a hora de ver um novo ator interpretar Batman nos cinemas: Ben Affleck. Foi anunciado que Affleck protagonizará o próximo filme do herói em 2015, quando dividirá as telas com outro encapuzado: Superman.

+ Descubra as HQs que inspiraram a trilogia do Batman

O último a viver o papel foi Christian Bale que encerrou sua passagem como Homem-Morcego no longa Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que apesar do sucesso de público não recebeu muitos elogios da crítica.

A saga iniciada em 2005 devolveu o clima de mistério dos quadrinhos e resgatou a credibilidade dos filmes do herói. Mérito também de Christian Bale, responsável por vestir a armadura preta e combater com categoria os inimigos de Gothan City. Mas ele não foi o primeiro a encarar o papel de Batman nas telonas.

Enquanto esperamos o próximo filme do Batman, relembre alguns atores que encararam o papel do morcego mascarado, desde Adam West, com uma fantasia que não chega nem perto da tecnológica vestimenta do herói de 2012, até o galã George Clooney. 

Adam West

Batman, o Homem-Morcego (1966)

Fã do personagem criado por Bob Kane em 1939, Adam West começou a interpretar o Batman num seriado da Fox para a TV, antes de ser escalado para levar o super-herói para as telonas.

Em abril deste ano o eterno Batman foi reconhecido por Hollywood, ganhando uma estrela na Calçada da Fama.

Michael Keaton

Batman (1989) e Batman - O Retorno (1991) 

Na versão assinada por Tim Burton para o personagem da DC Comics, o responsável por interpretar Bruce Wayne foi Michael Keaton. Atualmente, Keaton é muito lembrado por sua atuação nos longas ao lado de Jack Nicholson - como Coringa no primeiro filme - e de Michelle Pfeiffer - papel de Mulher-Gato, no segundo.

Porém, nos anos 1980, muitos críticos duvidaram da capacidade do ator, que se destacava como um especialista em comédias. As controvérsias foram esquecidas depois do sucesso que arrecadou mais de US$ 400 milhões.

Vencedora do Oscar de melhor direção de arte, a produção de de 1989 foi a primeira da série de filmes da Warner Bros. sobre o Batman. 

Val Kilmer

Batman Eternamente (1995) 

Com a ideia de um filme menos sombrio e mais familia, a Warner resolveu escalar Joel Schumacher para a direção do novo filme do Batman. Para interpretar o herói, o escolhido foi Val Kilmer, já que Keaton não gostou do roteiro do novo longa.

Apesar dos conflitos entre Kilmer e o diretor e das críticas bem misturadas, o filme fez sucesso com o público, rendendo mais de US$ 336 milhões, tornando-se a segunda maior bilheteria de 1995. 

George Clooney:

Batman & Robin (1997)

A versão protagonizada por George Clooney foi, definitivamente, o maior fracasso do personagem, com inúmeras indicações ao Framboesa de Ouro e figurando entre os piores filmes de super-heróis de todos os tempos. O filme foi muito criticado também pela abordagem brega e por insinuações homossexuais adicionadas por Schumacher.

Clooney foi escalado para substituir Kilmer no papel, pois Schumacher acreditava que o ator poderia fornecer uma interpretação semelhante à de Michael Keaton. 

Christian Bale:

Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Depois do fracasso do filme anterior, a trilogia de Nolan, com a atuação de Bale, surgiu para salvar o próprio Batman das trevas. Resgatando o clima sombrio e misterioso, além de fornecer uma certa complexidade e dar mais realismo às histórias, os filmes conquistaram público e críticos.

Atualizado em 23 Ago 2013.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017