Guia da Semana

A corrida do Oscar 2013 já começou e os indicados do ano já dividem opiniões. Com uma lista de filmes bastante diversificada é Lincoln, de Steven Spielberg, que reina absoluto com 12 indicações. No entanto, muitos bons trabalhos ficaram de fora, como o francês Intocáveis, que estava dado como certo para boa parte das pessoas para a categoria melhor filme estrangeiro.

+ Veja os indicados ao Oscar 2013
+ Confira os favoritos ao Oscar 2013
+ Saiba quem são os indicados ao Globo de Ouro 2013

Quem também não entrou na disputa foi Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e o ator Leonardo DiCaprio. Confira abaixo alguns injustiçados do Oscar 2013:

Direção

A cineasta Kathryn Bigelow, de A Hora mais Escura

Eis uma categoria polêmica. Entre os indicados a melhor diretor estão Ang Lee, Steven Spielberg, David O. Russell, Benh Zeitlin e Michael Haneke. Apesar da lista justa, ainda é complicado não ver Kathryn Bigelow, do famigerado A hora mais Escura; Ben Affleck, que se mostrou melhor diretor do que ator com Argo; e Tom Hooper com o espetáculo de Os Miseráveis.

Quentin Tarantino (Django Livre) e Wes Anderson (Moonrise Kingdom) também não são exatamente o estilo que a Academia de Hollywood celebra, mas este é um bom ano para a carreira de Tarantino, sobretudo. Caso também de Paul Thomas Anderson (O Mestre), que em 2013 soma indicações para seu forte elenco formado por Phillip Seymour-Hoffman, Joaquin Phoenix e Amy Adams.

Filme estrangeiro

O francês Intocáveis ficou fora da disputa

Depois de um filme francês levar o grande prêmio do Oscar – O Artista levou a estatueta de melhor filme, em 2012-, a França fica injustamente de fora da disputa em 2013. Isso porque o, praticamente unânime, Intocáveis não ficou entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro. A comédia dramática dirigida por Eric Toledano e Olivier Nakache é o filme mais visto na França e bateu os números da terra natal na bilheteria internacional. Além disso, muita gente já estava contando com a vitória evidente desse filme.

Outro francês injustiçado é Holy Motors. Ok, não é um filme para grandes bilheterias e tem vários momentos indigestos para o espectador que procura diversão. O diretor Leos Carax pode até ficar de fora, mas o ator Denis Lavant merecia algum reconhecimento por seu ótimo trabalho na pele de Monsieur Oscar.

Filmes nerds

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Christopher Nolan

A última parte da trilogia de Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi ignorado no Oscar deste ano. Dessa vez não temos uma grande interpretação como a de Heath Ledger, em 2009, em Batman – O Cavaleiro das Trevas, mas ainda é um filme com muitas qualidades e valeria ao menos uma indicação ao compositor Hans Zimer, pela trilha sonora.

Quem também merecia entrar pela trilha sonora é O Hobbit: Uma jornada inesperada, que foi indicado nas categorias melhor maquiagem, efeitos visuais e direção de arte. Já Os Vingadores, também indicado na categoria de melhor efeitos visuais, seria um grande potencial para outros prêmios técnicos como edição de som, mixagem de som, fotografia e figurino.

Ator

Leonardo DiCaprio, em Django Livre, de Tarantino

Os eternos injustiçados Leonardo diCaprio e Brad Pitt estão de fora mais uma vez. Neste ano, DiCaprio não recebeu nenhuma indicação por Django Livre, mas ainda resta uma esperança, já que foi adiado o lançamento de O Grande Gatsby, aumentando as chances do ator no ano que vem.

Para Brad Pitt, o filme que poderia lhe render alguma indicação é O Homem da Máfia, do diretor Andrew Dominik, de O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford. Vai Bradley Cooper, mas não vai DiCaprio e Pitt?

Por Mariana Morais

Atualizado em 13 Fev 2013.