Guia da Semana

Os papais noéis famosos do cinema

Veja quem são os famosos que já interpretaram o bom velhinho nas telonas.

A cada final de ano, deparamo-nos com um novo filme sobre a saga do bom velhinho, destemido e determinado a cumprir sua nobre tarefa de presentear os pequeninos - especialmente àqueles de comportamento exemplar.

+ Confira o especial de Natal do Guia da Semana
+ Veja como aproveitar o Natal em casa

Longe de serem filmes destinados exclusivamente às crianças, a verdade é que tais películas transportam o espectador para uma atmosfera de pura fantasia, independente da idade. Uma boa prova disso é a participação de atores famosos protagonizando as histórias natalinas - não são apenas filmes tendo o Natal como tema, mas, sim, de atores que literalmente interpretaram Papai Noel.

Veja lista com alguns dos atores que já interpretaram o Papai Noel no cinema:

Edmund Gwenn

De Ilusão Também se Vive (Miracle on 34th Street, EUA, 1947)

Considerado por muitos o Papai Noel mais famoso da história do cinema, Edmund Gwenn ganhou um Oscar como melhor ator coadjuvante pela interpretação da personagem. Tomado pelo espírito natalino, Kris Kringle (Edmund Gwenn) é um simpático senhor de idade que é contratado por uma loja de departamentos para trabalhar como Papai Noel. A partir daí, começa a ser sujeito de inúmeras boas ações, evidenciando a todos a verdadeira essência do natal.

Fred Astaire

O Homem na Roupa de Papai Noel (The Man in the Santa Claus Suit, EUA, 1979)

Fred Astaire, o maior ícone da dança no cinema, também vestiu as roupas vermelhas. Nesse drama, ele interpreta um misterioso dono de uma loja de fantasias, que aluga a mesma roupa de Papai Noel para três homens de histórias bem diferentes. O filme foca na participação do personagem de Fred Astaire, que procura usar o espírito de natal como motivo para resolução de pendências dos demais personagens.

Leslie Nielsen

O Papai Noel Trapalhão (Santa Who?, EUA, 2000)

O famoso ator de inúmeros filmes de sucesso, como por exemplo a franquia "Todo mundo em pânico", faz um Papai Noel que perdeu a memória após cair no planeta Terra. Um repórter que não gosta de Natal, leva o bom homem para trabalhar num shopping como Papai Noel. Com seu faro jornalístico, o repórter faz uma matéria na TV em que convoca as pessoas a descobrirem quem é, de fato, o velhinho que perdeu a memória.

Billy Bob Thornton

Papai Noel às Avessas (Bad Santa, Alemanha/EUA, 2003)

Billy Thornton é famoso por participar de filmes como "As aventuras de Billy the Kid" e o sensível "Billy Elliot". Aqui, ele interpreta um Papai Noel muito diferente do convencional: durante as festas de fim de ano, trabalha em lojas de departamento, juntamente com um anão que se veste de duende, tendo como objetivo elaborar um plano para assaltar o estabelecimento. Mas a dupla está prestes a sofrer um revés, despertando a desconfiança de algumas pessoas...

Edward Asner

Um Duende em Nova York (Elf, EUA, 2003)

O ator de "Up" e "Procura-se uma noiva" interpreta um jovem que, após ter sido criado por uma família de duendes, decide aventurar-se por Nova York em busca de suas verdadeiras origens. descobre então que as crianças da cidade grande não acreditam em duendes, e resolve tentar reascender a chama da esperança e do amor entre os homens.

Tom Hanks

O Expresso Polar (Polar Express, EUA, 2004)

Um dos mais consagrados astros de Hollywood interpreta diversas personagens neste premiado filme de Robert Zemeckis. O Expresso Polar mistura atores reais com animações, resultando numa fantasia vigorosa que arrebatou grandes audiências em todo o mundo à época de seu lançamento.

Tim Allen

Meu Papai é Noel (The Santa Clause 3 : The Escape Clause, EUA, 2006)

Filme de grande sucesso dos Estúdios Disney e continuação da franquia já realizada em 1994 e 2002. Nesta terceira sequência, apresenta uma trama clássica: Papai Noel tem que manter a felicidade de sua família e, ao mesmo tempo, impedir as artimanhas do vilão Jack Frost, que deseja destruir a alegria do Natal.

John Goodman

Ano sem Papai Noel (Year Without a Santa Claus, EUA, 2006)

Não é nada difícil imaginar John Goodman ("Se beber, não case", "Às margens de um crime" e "O grande Lebowski", dentre tantos outros sucessos) como o bom velhinho. Nesse filme, descontente com a falta de espírito natalino por parte das crianças, Papai Noel decide não trabalhar. Seus dois elfos querem provar que ele está errado e, com a ajuda da Mamãe Noel, da Mãe Natureza e dos irmãos do tempo, descem na cidade de South Town, onde vive um garotinho que ainda acredita no Natal e em seus significados.

Paul Giamatti

Titio Noel (Fred Claus, EUA, 2007)

 

Divertida comédia em que o ator Paul Giamatti ("O ilusionista", "A dama na água") interpreta Noel através do divertido Fred Claus. Atarefado com o aumento nos pedidos, Papai Noel chama seu irmão para ajudá-lo, o que resulta numa série de enormes confusões.

Essas são as dicas para que você que está preparando sua lista de filmes natalinos para este e os próximos anos. As opções são bastante recomendáveis, e certamente farão com que a sua imaginação seja tomada por toda a magia do Natal.


Atualizado em 25 Nov 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro