Guia da Semana

Relembre o Senhor dos Anéis

Antes de assistir O Hobbit: Uma Jornada inesperada relembre a primeira trilogia que adaptou a Terra Média aos cinemas

“Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los.” Assim começa O Senhor dos Anéis, um dos livros mais lidos do mundo.  Sua história serviu de inspiração para obras como Harry Potter, bandas como o Blind Guardian e jogos de RPG como o Dungeons e Dragons, entre muitos outros.

+ Assistimos O Hobbit: conheça nossas impressões
+ Veja quais são as melhores salas para ver O Hobbit no cinema

Não é de se estranhar que na época do anúncio da adaptação da trilogia para os cinemas, poucas pessoas pensaram que a empreitada daria certo. Ainda mais após ser anunciado que o desconhecido Peter Jackson e seu pequeno estúdio Weta, estariam a cargo da produção. Mal sabiam eles.

Juntos, os filmes faturaram cerca de 3 bilhões de dólares em bilheteira, sem contar os lucros com venda de bonequinhos, jogos de videogames e outros produtos. Mas o sucesso não foi só financeiro.

Foram 30 indicações ao Oscar no total, com 17 estatuetas ganhas, sendo 11 só para o Retorno do Rei, botando o filme com um dos longas com mais prêmios da história ao lado de Titanic e Ben Hur. 

O Guia da Semana te ajuda a relembrar um pouco da história dos três filmes que adpataram a saga de O Senhor dos Anéis para os cinemas.

A trama segue a as aventuras de Frodo, um hobbit, uma espécie de ser pequeno com pés peludos. A história começa após ele receber de herança de seu tio o Um Anel, um item mágico que é a última coisa que falta para Sauron restaurar seus poderes e conquistar a Terra Média.

Para impedir os planos do vilão é formada A Sociedade do Anel, um grupo com alguns dos seres mais corajosos daquele mundo (entre eles humanos, elfos e anões) cuja missão é jogar o anel no vulcão que fica dentro da Montanha da Perdição.

Após o fim da Sociedade do Anel, os hobbits Sam e Frodo seguem por um caminho separado de seus amigos e acabam encontrando Gollum, uma estranha criatura que um dia foi dona do Um Anel.

Do outro lado da Terra Média, Aragorn, Gimli e Legolas tentam proteger o reino de Rohan de um ataque do exercíto de Saruman, um mago aliado de Sauron, enquanto os hobbits Merry e Pippin vão pedir ajuda aos ents, árvores gigantes que andam e falam.

Além de receber 11 estatuetas do Oscar, o filme ultrapassou a barreira do 1 bilhão de dólares em bilheteria e até hoje é um dos dez filmes que mais arrecadaram dinheiro na história do cinema.

Frodo e Sam finalmente chegam a Mordor, guiados por Gollum. Porém, antes de conseguirem jogar o Um Anel na Montanha da Perdição, devem passar por um exercíto de orcs e escapar da aranha Laracna.

No meio tempo, Gandalf tenta defender a toda custa a cidade de Minas Tirith de um ataque do exercito de Sauron. Enquanto isso, Aragorn, assume seu papel de rei de Gondor e vai atrás da ajuda de poderosos aliados fantasmas.

Atualizado em 10 Dez 2013.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentador erra e dá Oscar para o filme errado; confira os vencedores

“Moonlight” vence e mostra reação do Oscar às polêmicas de 2016 e a Trump

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil