Guia da Semana

“Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los.” Assim começa O Senhor dos Anéis, um dos livros mais lidos do mundo. Sua história serviu de inspiração para obras como Harry Potter, bandas como o Blind Guardian e jogos de RPG como o Dungeons e Dragons, entre muitos outros.

+ Assistimos O Hobbit: conheça nossas impressões
+ Veja quais são as melhores salas para ver O Hobbit no cinema

Não é de se estranhar que na época do anúncio da adaptação da trilogia para os cinemas, poucas pessoas pensaram que a empreitada daria certo. Ainda mais após ser anunciado que o desconhecido Peter Jackson e seu pequeno estúdio Weta, estariam a cargo da produção. Mal sabiam eles.

Juntos, os filmes faturaram cerca de 3 bilhões de dólares em bilheteira, sem contar os lucros com venda de bonequinhos, jogos de videogames e outros produtos. Mas o sucesso não foi só financeiro.

Foram 30 indicações ao Oscar no total, com 17 estatuetas ganhas, sendo 11 só para o Retorno do Rei, botando o filme com um dos longas com mais prêmios da história ao lado de Titanic e Ben Hur.

O Guia da Semana te ajuda a relembrar um pouco da história dos três filmes que adpataram a saga de O Senhor dos Anéis para os cinemas.

A trama segue a as aventuras de Frodo, um hobbit, uma espécie de ser pequeno com pés peludos. A história começa após ele receber de herança de seu tio o Um Anel, um item mágico que é a última coisa que falta para Sauron restaurar seus poderes e conquistar a Terra Média.

Para impedir os planos do vilão é formada A Sociedade do Anel, um grupo com alguns dos seres mais corajosos daquele mundo (entre eles humanos, elfos e anões) cuja missão é jogar o anel no vulcão que fica dentro da Montanha da Perdição.

Após o fim da Sociedade do Anel, os hobbits Sam e Frodo seguem por um caminho separado de seus amigos e acabam encontrando Gollum, uma estranha criatura que um dia foi dona do Um Anel.

Do outro lado da Terra Média, Aragorn, Gimli e Legolas tentam proteger o reino de Rohan de um ataque do exercíto de Saruman, um mago aliado de Sauron, enquanto os hobbits Merry e Pippin vão pedir ajuda aos ents, árvores gigantes que andam e falam.

Além de receber 11 estatuetas do Oscar, o filme ultrapassou a barreira do 1 bilhão de dólares em bilheteria e até hoje é um dos dez filmes que mais arrecadaram dinheiro na história do cinema.

Frodo e Sam finalmente chegam a Mordor, guiados por Gollum. Porém, antes de conseguirem jogar o Um Anel na Montanha da Perdição, devem passar por um exercíto de orcs e escapar da aranha Laracna.

No meio tempo, Gandalf tenta defender a toda custa a cidade de Minas Tirith de um ataque do exercito de Sauron. Enquanto isso, Aragorn, assume seu papel de rei de Gondor e vai atrás da ajuda de poderosos aliados fantasmas.

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Dez 2013.