Guia da Semana

Relembre os filmes de Hannibal

História do assassino Hannibal Lecter foi adaptada no cinema cinco vezes e agora ganha série de TV

Com a estreia de Hannibal na televisão - série vai ao ar no Brasil pelo canal pago AXN - fica difícil de não lembrar de Anthony Hopkins na pele do assassino Hannibal Lecter no cinema. Por isso, o Guia da Semana separou as cinco versões da história para você ficar por dentro da mente do psicótico Hannibal e curtir ainda mais a série. 

+ Série Hannibal estreia no AXN
+ Confira as estreias da semana
4 filmes para ver na onda de Game of Thrones

A história do personagem Hannibal Lecter foi lançada em livro pela primeira vez em 1981, sob o título de Dragão Vermelho, escrito por Thomas Harris e, em 1986, virou filme, com pouca repercussão.

Hannibal é um assassino formado em medicina que trabalhou durante anos como um psiquiatra renomado. Porém, sua mente perigosa e os hábitos canibais acabam o levando para a prisão, onde começa a ajudar o FBI a investigar e traçar perfis de outros serial killers, com direito a fugas e reviravoltas no caminho, claro. 

Na filmografia de Hannibal são retratadas etapas diferentes de sua trajetória. Conheça os filmes abaixo. 

Dragão Vermelho (1986)


Primeira adaptação da obra de Thomas Harris para o cinema, Dragão Vermelho tem direção de Michael Mann (O Último dos Moicanos) e traz o ator Brian Cox na pele de Hannibal Lecter. O assassino está preso e recebe visitas do agente do FBI Will Graham (William Petersen) que investiga um serial killer.


O Silencio dos inocentes (1991)


Vencedor de cinco Oscar incluindo o de melhor ator para Anthony Hopkins por sua atuação como Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes, o psiquiatra está preso e recebe visitas constantes de uma agente do FBI, vivida por Jodie Foster, que procura entender a mente de um criminoso que arranca a pele de suas vítimas. Durante esses encontros, a mente perigosa e inteligente de Lecter consegue confundir a agente e realizar uma fuga.

Hannibal (2001) 


Dirigido por Ridley Scott (Gladiador), Anthony Hopkins aparece mais uma vez na pele do assassino, mas a agente do FBI agora é Julianne Moore. Na continuação de O Silêncio dos Inocentes, sete anos se passaram desde que Hannibal Lecter fugiu da prisão e vive tranquilamente na Europa. Porém, a única de suas vítimas que sobreviveu e ficou completamente desfigurada só pensa em vingança e, para isso, vai usar a agente do FBI como isca. 


Dragão Vermelho (2002)


Com direção de Bret Ratner (Espelho, Espelho Meu), o longa é uma refilmagem de Dragão Vermelho lançado em 1986. Dessa vez, Hannibal está preso e recebe visitas do agente do FBI Will Graham, vivido por Edward Norton, que procura obter informações sobre um serial killer que tem deixado todos em pânico. O que Graham não sabe é que Hannibal passa suas informações pessoais para o assassino que ele procura. 


Hannibal – A Origem do Mal (2007)

´
Último filme rodado com a saga de Hannibal, A Origem do Mal volta ao passado do assassino e mostra o ator francês Gaspard Ulliel (Paris, te amo) na pele de Hannibal Lecter logo após o fim da segunda Guerra Mundial. Nesta fase, ele é obrigado a viver em um orfanato soviético e se vê sozinho e sem apoio e parte para Paris, onde decide estudar medicina e fazer justiça contra os criminosos da guerra. 

Atualizado em 15 Abr 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"50 Tons Mais Escuros" ganha trailer inédito; confira

Novo vídeo do longa está mais caliente do que nunca!

Clássico de Chaplin tem sessão gratuita no Auditório Ibirapuera

Exibição encerra a programação do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes

Saiu o primeiro teaser de "Homem Aranha: De Volta ao Ler"; vem assistir!

Trailer completo será divulgado nesta quinta-feira

Mais de 20 fotos inéditas de "Transformers: O Último Cavaleiro" vazam na internet; confira

Próximo longa da franquia estreia em junho de 2017

"O Círculo": Suspense com Tom Hanks e Emma Watson ganha primeiro trailer

Em 2017, os atores vão se encontrar nas telonas pela primeira vez

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"