Guia da Semana

"Renascida do Inferno": quando o terror encontra a ficção científica

Ávido por inovar, o filme de David Gelb peca pelo excesso e desaponta

Em uma tentativa urgente de se renovar, vale tudo para o terror atual: da fusão de subgêneros à recriação de clássicos. E em seu primeiro longa de ficção, David Gelb transita excessivamente entre os dois elementos, chegando, por fim, ao patamar de scifi. "Frankenstein", "Carrie", "Hellraiser", "Evil Dead" e até "Lucy". São incontáveis as referências nas quais "Renascida do Inferno" tenta encontrar a sua originalidade. O resultado, porém, está longe de agradar.

O pontapé inicial do roteiro já é permeado pelas marcas do clichê, ao incorporar, de forma rasa, o discurso ético/religioso na medicina. É que a trama é centrada em um grupo de pesquisadores em meio a uma ambiciosa pesquisa cujo objetivo é alcançar a reanimação de animais mortos. Está aí a justificativa do título original, "The Lazarus Effect", alusão à Síndrome de Lázaro.

 

Quando uma integrante do time é acidentalmente morta, eis que surge a desesperada ideia de trazê-la de volta à vida. Renascida do inferno, literalmente, o filme ganha o fôlego necessário para, finalmente, ser chamado de terror. Acontece que a personagem de Olivia Wilde (uma boa atriz em um papel mediano) não é nenhum Frankenstein ou o pequeno Cage de "O Cemitério Maldito". Salvo a sede por morte, ela é, na verdade Scarlett Johansson em Lucy, com poderes para lá de super-heróicos.

Com direção assinada por Jason Blum, de "Sobrenatural" e "Atividade Paranormal", "Renascida do Inferno" reúne boas ideias que se perdem em sua execução. Um filme para fãs do gênero e não de uma boa história. O filme estreia nesta quinta, 5 de março de 2015

Atualizado em 5 Mar 2015.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas