Guia da Semana

“Risco Imediato” se revela tão genérico quanto seu título

James Franco e Kate Hudson interpretam um casal comum que se envolve com perigosos traficantes

A tradução de títulos de filmes é uma coisa complicada. “Good People”, por exemplo, significa literalmente “boas pessoas”, o que tem tudo a ver com o filme de Henrik Ruben Genz com James Franco e Kate Hudson, que estreia no Brasil em abril. Em português, o longa ganhou o nome de “Risco Imediato”.

De tão genérico, o título serviria para quase qualquer filme de ação – mas não serve para este. Os protagonistas Tom (Franco) e Anna (Hudson) são, afinal, boas pessoas. Pessoas de bem, como dizemos, daquelas que trabalham, se amam e economizam cada centavo para realizar o sonho de ter uma casa e um filho. E isso é o ponto: se eles são tão bons assim, como será que agiriam diante da tentação de fazer algo muito errado?

Ok, a premissa não é nenhuma descoberta da roda, mas, pelo menos, há um objetivo claro na história, o que se perde com o nome em português. Aliás, de “imediato” o risco não tem nada: os dois encontram uma mala de dinheiro na garagem que alugavam e, até que isso comece a lhes trazer problemas, leva pelo menos uma semana.

O dinheiro tinha sido roubado durante uma briga de gangues e, agora, as duas facções rivais estão atrás de vingança. Ingênuos, Tom e Anna começam a usar o tesouro para pagar as contas e algumas extravagâncias a mais. Assim, além dos criminosos, eles conquistam também a atenção de um policial particularmente determinado.

O filme segue por um caminho tedioso de dilemas morais, péssimas decisões dos protagonistas e exibicionismo cruel dos vilões, mas surpreende perto do final com uma sequência de ação engenhosa e sanguinária.

No fim, “Risco Imediato” se revela uma mistura de diversos clichês policiais que, propositalmente ou não, consegue fazer o espectador torcer contra os protagonistas. Infelizmente, os vilões também não provocam empatia, estereotipados ou como o “torturador desumano” ou como o “elegante rei do crime”. Dispensável.

Atualizado em 5 Mar 2015.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas