Guia da Semana

Saiba o que esperar da Comic Con Experience

Edição brasileira da feira geek acontece em dezembro no Centro de Convenções Imigrantes

Depois de muitos anos de sonho, os nerds brasileiros finalmente poderão conferir uma Comic Con de perto, sem gastar fortunas com uma passagem internacional. De 4 a 7 de dezembro, acontece a primeira edição brasileira do evento – uma espécie de “spin-off” chamado Comic-Con Experience, em São Paulo.

+ Confira o especial geek no Guia da Semana
+ Saiba quais são os principais lançamentos de 2014 nos cinemas
+ Conheça os melhores sets de Lego inspirados em filmes 

Quem organiza a versão nacional – que não tem conexão direta com a original – é o Omelete, junto com a Chiaroscuro Studios (ligada a outro grande evento geek, a FIQ).

Segundo Pierre Mantovani, presidente da Comic-Con Experience, os planos para lançar a novidade já somam três anos: “O sonho de fazer um evento da mesma qualidade [que a Comic-Con San Diego] sempre esteve conosco. Conhecemos bem o perfil dos principais frequentadores e, por isso, estamos preocupados em trazer os mais famosos personagens para a versão brasileira”.

Os nomes desses personagens ainda são segredo, mas Pierre adianta que há negociações com marcas como Warner, Disney, Paramount e DC Comics – ou seja, os fãs podem sonhar com novidades sobre Os Vingadores 2, A Liga da Justiça e, por que não? Tudo sobre o polêmico Batman vs Superman.

O lançamento de games também deverá agitar o evento, que promete trazer uma amostra da nova geração de consoles e jogos muito esperados, como Castlevania Lord of Shadows 2, Metal Gear Solid 5 e Halo.

Quem coleciona action figures ou estatuetas já sabe que a Comic-Con é uma parada obrigatória. Para agradar a esse público, Pierre conta que já foram confirmados produtos da Bandai, NECA, Hot Toys, Sideshow Toys, Iron Studios, McFarlane Toys, Weta Collectibles, Kotobukiya e Square Enix Play Arts, representadas pela brasileira Piziitoys. A expectativa é que também haja edições exclusivas, como em outras edições.

Para fãs de quadrinhos, a organização promete trazer lançamentos da Graphics MSP, Marvel e DC, além da presença de grandes artistas brasileiros. Ivan Reis, atual desenhista oficial da Liga da Justiça, é um dos principais nomes já confirmados. Também estão no line-up oficial os artistas Eddy Barrows, da DC Comics; Greg Tocchini, ex-Marvel e DC e atual ilustrador da Le Lombard; Rafael Grampá, autor da Mesmo Delivery e ex-diretor de animação; e Renato Guedes, ilustrador de Superman.

Para os artistas mais “novatos”, a boa notícia é que a Experience permitirá a venda de obras originais no espaço do evento, ao contrário de edições estrangeiras. “A intenção é que um quadrinista, por exemplo, possa vender sua arte ali e na hora”, explica Pierre.

A presença da produção nacional deverá ser sentida em todos os campos - filmes, séries, quadrinhos e jogos. Além disso, todas as palestras e exibições terão o cuidado de serem traduzidas, facilitando a compreensão do público brasileiro.

Isso não significa, é claro, que o evento não será internacional – a ideia é acrescentar o talento brasileiro à variedade de produções norte-americanas e de outros países, numa grande vitrine da atual cultura pop.

A Comic-Con Experience acontece no Centro de Exposições Imigrantes, com o qual tem um contrato de três anos. “Ainda não temos nada confirmado sobre outras edições. Vamos fazer a primeira e ver o que vai dar, por isso o nome ‘experience’”, explica Pierre, cauteloso. A verdade é que a feira tem tudo para se tornar o novo ponto de encontro de geeks do norte ao sul do país – sem contar os curiosos e interessados em apenas um ou outro convidado.

Os ingressos começam a ser vendidos no segundo trimestre, mas ainda não há valores fechados.

Atualizado em 18 Fev 2014.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Sesc Santana exibe óperas europeias na tela de cinema

“A Flauta Mágica” e “Aida” têm exibições em janeiro

10 Filmes sul-coreanos que você precisa conhecer

Filmes como “A Criada” e “Invasão Zumbi” são exemplos do crescimento do cinema comercial no país

Michael Fassbender fala sobre a adaptação de “Assassin’s Creed” para os cinemas

Filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro

Natalie Portman encarna a Sra. Kennedy no pesado e surpreendente “Jackie”

Filme reconta o assassinato do presidente americano sob o ponto de vista da primeira-dama

Andrew Garfield fala sobre selinho em Ryan Reynolds no Globo de Ouro - e repete a dose em apresentador!

Ao falar sobre o assunto, Garfield beijou Stephen Colbert

“Moonlight” chega aos cinemas brasileiros às vésperas do Oscar 2017

Filme narra a história de um garoto negro que se descobre gay numa comunidade preconceituosa e violenta