Guia da Semana

Depois de muitos anos de sonho, os nerds brasileiros finalmente poderão conferir uma Comic Con de perto, sem gastar fortunas com uma passagem internacional. De 4 a 7 de dezembro, acontece a primeira edição brasileira do evento – uma espécie de “spin-off” chamado Comic-Con Experience, em São Paulo.

+ Confira o especial geek no Guia da Semana
+ Saiba quais são os principais lançamentos de 2014 nos cinemas
+ Conheça os melhores sets de Lego inspirados em filmes

Quem organiza a versão nacional – que não tem conexão direta com a original – é o Omelete, junto com a Chiaroscuro Studios (ligada a outro grande evento geek, a FIQ).

Segundo Pierre Mantovani, presidente da Comic-Con Experience, os planos para lançar a novidade já somam três anos: “O sonho de fazer um evento da mesma qualidade [que a Comic-Con San Diego] sempre esteve conosco. Conhecemos bem o perfil dos principais frequentadores e, por isso, estamos preocupados em trazer os mais famosos personagens para a versão brasileira”.

Os nomes desses personagens ainda são segredo, mas Pierre adianta que há negociações com marcas como Warner, Disney, Paramount e DC Comics – ou seja, os fãs podem sonhar com novidades sobre Os Vingadores 2, A Liga da Justiça e, por que não? Tudo sobre o polêmico Batman vs Superman.

O lançamento de games também deverá agitar o evento, que promete trazer uma amostra da nova geração de consoles e jogos muito esperados, como Castlevania Lord of Shadows 2, Metal Gear Solid 5 e Halo.

Quem coleciona action figures ou estatuetas já sabe que a Comic-Con é uma parada obrigatória. Para agradar a esse público, Pierre conta que já foram confirmados produtos da Bandai, NECA, Hot Toys, Sideshow Toys, Iron Studios, McFarlane Toys, Weta Collectibles, Kotobukiya e Square Enix Play Arts, representadas pela brasileira Piziitoys. A expectativa é que também haja edições exclusivas, como em outras edições.

Para fãs de quadrinhos, a organização promete trazer lançamentos da Graphics MSP, Marvel e DC, além da presença de grandes artistas brasileiros. Ivan Reis, atual desenhista oficial da Liga da Justiça, é um dos principais nomes já confirmados. Também estão no line-up oficial os artistas Eddy Barrows, da DC Comics; Greg Tocchini, ex-Marvel e DC e atual ilustrador da Le Lombard; Rafael Grampá, autor da Mesmo Delivery e ex-diretor de animação; e Renato Guedes, ilustrador de Superman.

Para os artistas mais “novatos”, a boa notícia é que a Experience permitirá a venda de obras originais no espaço do evento, ao contrário de edições estrangeiras. “A intenção é que um quadrinista, por exemplo, possa vender sua arte ali e na hora”, explica Pierre.

A presença da produção nacional deverá ser sentida em todos os campos - filmes, séries, quadrinhos e jogos. Além disso, todas as palestras e exibições terão o cuidado de serem traduzidas, facilitando a compreensão do público brasileiro.

Isso não significa, é claro, que o evento não será internacional – a ideia é acrescentar o talento brasileiro à variedade de produções norte-americanas e de outros países, numa grande vitrine da atual cultura pop.

A Comic-Con Experience acontece no Centro de Exposições Imigrantes, com o qual tem um contrato de três anos. “Ainda não temos nada confirmado sobre outras edições. Vamos fazer a primeira e ver o que vai dar, por isso o nome ‘experience’”, explica Pierre, cauteloso. A verdade é que a feira tem tudo para se tornar o novo ponto de encontro de geeks do norte ao sul do país – sem contar os curiosos e interessados em apenas um ou outro convidado.

Os ingressos começam a ser vendidos no segundo trimestre, mas ainda não há valores fechados.

Por Juliana Varella

Atualizado em 18 Fev 2014.