Guia da Semana

Nem só de títulos inéditos se faz o cinema contemporâneo. Prova disso é a quantidade de sequências de filmes programadas para invadir as telonas em 2012. Apoiadas no sucesso dos primeiros filmes das franquias, as continuaçõescostumam gerar grande expectativa no público e garantir altas bilheterias.

Em 2012, mais de 20 sequências integram o calendário de estreias. Entre as tramas estão O Motoqueiro Fantasma 2, O Espetacular Homem Aranha, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Homens de Preto 3 e G.I. Joe 2: Retaliation.

Mas não foram só as histórias de ação e aventura consideradas dignas de continuação. Ainda tem o comentado desfecho da Saga Crepúsculo; toda a graça de Alvin & os Esquilos 3 e Pequenos Espiões 4; as animações A Era do Gelo 4, Madagascar 3 e O Mar Não Está prá Peixe 2; além da comédia, cujo primeiro episódio estreou há 11 anos, American Pie: O Reencontro.

Ainda integram essa lista: Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras, Os Mercenários 2, Busca Implacável 2, Viagem 2: A Ilha Misteriosa, O Legado Bourne, Se Ela Dança, Eu Danço 4, Resident Evil 5, Anjos da Noite 4, além do brasileiro Tainá 3.

Fique por dentro as informações e trailers sobre as mais aguardadas sequências:

Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras
Os atores Robert Downey Jr. e Jude Law seguem na pele da famosa dupla de detetives Sherlock Holmes e Dr. Watson. O protagonista, junto com o diretor Guy Ritchie e o produtor Joel Silver, prometem vir ao Rio de Janeiro para o lançamento do filme, entre os dias 7 e 10 de janeiro.
Estreia: 13 de janeiro de 2012.

American Pie: O Reencontro
O quarto filme propõe um novo encontro entre os famosos amigos - dez anos depois da formatura do colegial. A frase de divulgação "deixe o melhor pedaço para o fim", presente nos pôsteres do filme, anuncia que esta é a última sequência.
Previsão de estreia: abril/2012.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Com esse filme, o diretor Christopher Nolan encerra sua franquia sobre o Homem-Morcego, que começou com Batman: Begins e seguiu com Batman – O Cavaleiro das Trevas. No elenco, ao lado de Christian Bale e Joseph Gordon-Levitt, se unem Anne Hathaway e Tom Hardy. Indo contra a tendência, o filme não terá exibição em 3D.
Previsão de estreia: julho/2012

O Espetacular Homem-Aranha
Este é o quarto filme da série Homem-Aranha, mas o primeiro assinado pelo diretor Marc Webb. Com exibição em 3D, a história explora a origem do super-herói, da infância à transformação. Uma sequência desta trama já está prevista para 2014.
Previsão de estreia: julho/2012

A Era do Gelo 4: Deriva Continental
O quarto filme da lucrativa franquia chega às telonas sob a direção de Mike Thurmeier e Steve Martino - os outros três estrearam sob a custódia do brasileiro Carlos Saldanha. A nova aventura dos amigos Sid, Manny e Diego tem a separação dos continentes como mote e promete continuar a tradição de alcançar grandes bilheterias.
Previsão de estreia: junho/2012

Por Jussi Maria

Atualizado em 10 Abr 2012.