Guia da Semana

Super 8

A trama começa com um filme sobre zumbis, mas um acidente de trem muda a vida de tudo e todos ao redor



A produção é de Steven Spielberg. O roteiro e a direção, de JJ. Abrams. Para muita gente, esses dois nomes já dizem muita coisa e foram eles que garantiram a curiosidade em torno de Super 8.

Há alguns meses, o burburinho sobre o projeto que reuniria estes dois grandes nomes do cinema e TV tomou conta do público. Os criadores de ET e Lost vinham trabalhando no estranho filme e deixando os fãs de seus trabalhos cada vez mais curiosos com relação ao produto final, com teasers e aplicativos para iPhone aguçando ainda mais a curiosidade e a ansiedade.

E não é que o produto final é ótimo e deliciosamente nostálgico? Feito na medida para o público que (como eu) nasceu no início da década de 80 e cresceu assistindo filmes como Conta Comigo, ET, Indiana Jones, De Volta Para o Futuro, Tudo Por Uma Esmeralda, História Sem Fim e todas essas aventuras despretensiosas, o filme chega a emocionar pela simplicidade e carinho demonstrado para com seu público alvo. Claro que os fãs de Lost e os mais tardios (nascidos na década de 90) também vão gostar muito.

Super 8 é, acima de tudo, uma aventura. Falar muito sobre o filme deixa o risco de entregar algum segredo. A história? Um grupo de amigos pré-adolescentes de uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos está rodando um filme sobre zumbis (ótimas cenas do filme dentro do filme, aliás). No meio da filmagem, um trem descarrila e explode. Os meninos saem correndo, mas a câmera continua rodando e acaba filmando algo estranho. Sei que até aí todo fã já sabe, mas o que acontece depois é melhor não revelar. Basta dizer que os elementos característicos dos filmes de Steven Spielberg estão todos ali (como problemas com pai e aceitação, além de alguns outros), junto com muita ação, explosões e corre-corre. As referências a Conta Comigo também são claras: jovens obrigados a encarar responsabilidades da vida adulta por meio das circunstâncias, paixões infantis, descobertas. Some-se a isso humor na dose certa, objetos misteriosos, policiais "muito maus", pai superprotetor... e está pronta uma das aventuras mais bacanas dos últimos tempos.

Assim como o ótimo A Caixa, de 2009 - mas passado na década de 70 -, Super 8 se passa na década de 80 e parece realmente ter sido feito naquela época, por sua inocência, sua sensibilidade, sua simplicidade e sua despretensão. Seu elenco jovem é afiadíssimo. Encabeçado por Joel Courtney (em seu primeiro papel no cinema) e Elle Fanning (a não menos talentosa irmã de Dakota Fanning, que já tinha sido elogiada em Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola), o elenco infantil chega a ser melhor que o adulto, que volta e meia aparece canastrão demais. As crianças são extremamente naturais e parecem estar se divertindo tanto quanto nós com a situação.

Ao final do filme fica a sensação de que o que menos importa é o mistério central. A aventura, os romances juvenis, a nostalgia e a euforia de ver um presente destes na tela gigante de um IMAX é o que acaba contando mais. Joe Lamb será um daqueles personagens a entrar para nosso coração como fizeram o garoto de ET, os meninos de Conta Comigo ou mesmo as crianças de Jurassic Park ou o menino-robô de Inteligência Artificial. Muito obrigado, Steven Spielberg, por produzir esta delícia e por ensinar a J.J. Abrams como nos dar este presente!

Leia  as colunas anteriores de Flávio St Jayme:

Contra o tempo

Passeio em Curitiba

Meia Noite em Paris

Quem é o colunista: Flávio St Jayme.

O que faz: Pedagogo de formação, historiador de Arte, empresário de profissão, artista plástico e escritor de realização, cinéfilo e blogueiro de paixão.

Pecado gastronômico: Batata frita, Coca Cola e empanados em geral.

Melhor lugar do mundo: Aquele onde a gente quer chegar. E a gente sempre vai querer chegar em algum lugar.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Sempre: Ludov, Matchbox Twenty, Maroon Five, Jay Vaquer, Belle & Sebastian, Coldplay, Robbie Williams, Pato Fu, Irreveresíveis, Glee, trilhas de filmes.

Para falar com ele: flavio.stj@gmail.com, ou siga seu blog, Twitter e Facebook.


 






Atualizado em 15 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro