Guia da Semana

A Liga da Justiça pode chegar aos cinemas em breve e, com ela, uma nova leva de heróis deve ganhar filmes próprios. Depois de os personagens da Marvel dominarem as telonas – com histórias de Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e os Vingadores – é a vez de outra gigante dos quadrinhos investir nesse ramo: a DC Comics.

As duas editoras brigam pela liderança no mercado de super-heróis há mais de 50 anos e, hoje, a disputa se estende para os cinemas (numa rivalidade também de longa data entre a Walt Disney Company, dona da Marvel, e a Time Warner, proprietária da DC Comics).

Até recentemente, a DC havia lançado apenas três de seus personagens aos cinemas: Superman, Batman (numa das franquias mais bem-sucedidas até hoje) e Lanterna Verde. Porém, com a chegada de “O Homem de Aço” (nova edição do Superman) em 2013, foi anunciado o plano de levar o "universo DC" aos cinemas nos moldes da concorrente, culminando num filme da Liga da Justiça.

Enquanto as rivais se descabelam nessa briga, selecionamos os melhores filmes com super-heróis lançados até agora. Confira:

Superman – o Filme (1978)


A primeira versão de Superman para o cinema trouxe Christopher Reeve no papel principal e inaugurou as franquias de super-heróis (com três filmes lançados em sequência). “Superman- o Filme” conta a origem de Clark-Kent/Kal-El,enviado de seu planeta Krypton para a Terra e adotado por um casal de humanos. Do campo para a cidade, Kent se torna jornalista e desenvolve um romance com Louis Lane, ao mesmo tempo em que vive uma dupla identidade como o herói que combate Lex Luthor.

Batman (1989)


Depois de ficar famoso com uma série cômica na televisão, o homem-morcego teve sua primeira representação sombria nos cinemas graças ao olhar de Tim Burton. O diretor partiu do trauma de infância de Bruce Wayne (a morte de seus pais) para criar um personagem duplo – esnobe e generoso, guerreiro e fugitivo, com uma personalidade pública e outra secreta – vivido por Michael Keaton. O vilão quase rouba a cena, com uma interpretação histórica de Jack Nicholson no papel de Coringa.

Batman: Begins (2005)


A franquia atual do Cavaleiro das Trevas começou com o diretor Christopher Nolan remoendo, mais uma vez, as origens do herói mascarado. Aqui, anos após presenciar a morte dos pais e a libertação do assassino, Wayne planeja vingança aliando-se à Liga das Sombras e aprendendo a lutar, mas depois se decepciona com a verdadeira intenção do bando. Entre os vilões, Nolan escolheu o Espantalho para ameaçar a cidade de Gothan.

O Homem de Ferro (2008)


No primeiro dos três filmes do Homem de Ferro (o terceiro sai em 2013), Robert Downey Jr. assume o papel de Tony Stark, quase um alter-ego da sua antiga personalidade de garoto-problema em Hollywood. Stark é dono de uma fábrica de armamentos militares e se envolve numa emboscada ao visitar o Afeganistão para o teste de um míssil. Encarcerado, ele consegue construir um protótipo da armadura que lhe dará a fama de Homem de Ferro e desenvolve também um pequeno reator que atrairá a atenção de seus inimigos.

X-Men: Primeira Classe (2011)


O quinto filme da franquia X-Men traz a história que antecede a criação do Instituto Xavier, explica a paralisia do professor e revela a infância de Magneto. O enredo se passa nos anos 60, quando o governo dos Estados Unidos se une a alguns mutantes para defender o mundo de uma ameaça de guerra. É nesse contexto que a amizade entre os dois principais mutantes se transforma em rivalidade.

Os Vingadores (2012)


A reunião dos heróis Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Arqueiro rendeu à Marvel a terceira maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic. No filme, o grupo é convocado pela agência SHIELD para impedir que Loki (irmão de Thor) e os alienígenas Chitauri tenham controle sobre o Tesseract, um cubo cósmico com poderes ilimitados.

Guardiões da Galáxia

Star Lord/Peter Quill (Chris Pratt) é um caçador de recompensas que foi abduzido da Terra quando criança. Numa de suas missões, ele encontra um objeto muito procurado por pessoas perigosas. Dividido entre pegar a recompensa e proteger o artefato para que não seja usado pelo mal, ele se une a outros criminosos - Gamora (Zoe Saldana), Rocket Racoon (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel) e Drax (Dave Bautista) - e, juntos, eles se auto-intitulam "os Guardiões da Galáxia".

Por Juliana Varella

Atualizado em 17 Abr 2015.