Guia da Semana

Tudo sobre o Festival de Cannes 2013

Fique por dentro de um dos festivais de cinema mais importantes da Europa

O Festival de Cannes, como é conhecido o Festival International Du Film na França, vem sendo cada vez mais dominado por grandes produções de Hollywood e, na edição de 2013, a disputa pela Palma de Ouro será entre gigantes. Os destaques são os novos filmes de Baz Luhrmann, Joel e Ethan Coen, Sofia Coppola, Roman Polanski e Steven Soderbergh.

+ Confira a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, em São Paulo
+ Assista aos melhores filmes de Sofia Coppola em São Paulo
+ Saiba mais sobre o primeiro filme saudita dirigido por uma mulher

A expectativa também é grande para ver a estreia de James Franco na direção, o filme mais recente com Ryan Gosling, o novo trabalho do diretor de A Separação e até um romance entre vampiros. Dois curta-metragens brasileiros participam de mostras paralelas.

Apesar de multicultural, o júri presidido por Steven Spielberg tem três nomes radicados nos Estados Unidos ou que ficaram famosos por lá: o também diretor Ang Lee e os atores Nicole Kidman e Christoph Waltz. O único francês na lista é o ator Daniel Auteuil (Caché), acompanhado pelo diretor romeno Christian Mungiu, a escocesa Lynne Ramsay (Precisamos Falar Sobre o Kevin), a japonesa Naomi Kawase e a atriz indiana Vidya Balan.

O filme que abre a competição é O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio no papel do incansável Gatsby. O personagem criado por Scott Fitzgerald é um clássico na literatura americana e a versão de Luhrmann terá uma pegada “pop”, com nomes como Beyoncée, Lana Del Ray e Florence + The Machine na trilha sonora.

Tobey Maguire e Leonardo DiCaprio em cena de O grande Gatsby

Outro destaque é o novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis, sobre um cantor folk interpretado por Oscar Isaac e co-estrelado por Carey Mulligan e Justin Timberlake. O longa não economiza nas cenas musicais e deve fornecer um bom panorama do cenário que lançou Bob Dylan nos anos 60.

Quem abre a seleção mais “alternativa” do festival, chamada Un Certain Regard, é The Bling Ring (A gangue de Hollywood), de Sofia Coppola. O filme conta a história de um grupo de jovens que se aventura invadindo casas de celebridades – entre eles está a atriz Emma Watson, carro-chefe da produção.

Outro ator que vem dando o que falar é James Franco, que se arrisca na direção em As I Lay Dying, adaptação livre do romance de William Falkner. A obra literária discute a morte e o enterro de Addie Bundren por 15 pontos de vista diferentes, mas pouco se sabe sobre o enredo do filme. Franco também atua e assina o roteiro.

Mais polêmica ainda será a adaptação de Venus in Fur, uma peça da Broadway, por Roman Polanski. A história gira em torno de um diretor de teatro que tenta adaptar um livro erótico de mesmo nome para os palcos. Em busca da protagonista, o artista se vê envolvido com uma mulher dominadora e passa a viver, de certa forma, o tema da peça. Emmanuele Seigner e Mathieu Amalric (ambos de O Escafandro e a Borboleta) lideram o elenco.

Michael Douglas e Matt Damon em Behind The Candelabra

Steven Soderbergh também traz novidades quentes. Behind The Candelabra é uma produção para a televisão financiada pela HBO. Mantendo a ousadia de Magic Mike, Soderbergh investiga a relação amorosa entre o pianista Liberace (Michael Douglas) e seu motorista Scott Thorson (Matt Damon), quase 40 anos mais jovem. Liberace ficou famoso por seu estilo brilhante e glamuroso, influenciando o visual de artistas como Elton John.

Para os fãs do ator Ryan Gosling, o pesado Only God Forgives, de Nicolas Winding Refn, promete muita violência e sexo. O galã vive Julian, um criminoso que trabalha num clube de boxe tailandês e se envolve num labirinto de drogas, prostituição e vingança. Já para quem prefere um drama mais psicológico, o diretor de A Separação, Asghar Farhadi, está de volta com mais uma história de divórcio: O Passado traz a graciosa Bérénice Bejo, de O Artista.

Ryan Gosling em Only God Forgives

Completando a seleção de filmes muito esperados de Cannes está o exótico Only Lovers Left Alive, de Jim Jarmusch. Nele, Tom Hiddleston (o Loki, de Thor) e Tilda Swinton interpretam dois vampiros chamados Adão e Eva, enamorados há séculos e mergulhados num universo underground (lembrando os bons tempos de Fome de Viver). Mia Wasikowska também está no elenco.

O curta brasileiro Pouco Mais de Um Mês, de André Novais Oliveira, participa da Semana dos Realizadores, paralela ao evento competitivo. O filme mineiro explora as inseguranças de um casal em início de namoro. Já na Semana da Crítica está o documentário Pátio, de Aly Muritiba, que acompanha os momentos de lazer de detentos e integra uma trilogia sobre o tema.

O Festival de Cannes acontece entre os dias 15 e 26 de maio.  

Atualizado em 30 Abr 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Mais de 20 fotos inéditas de "Transformers: O Último Cavaleiro" vazam na internet; confira

Próximo longa da franquia estreia em junho de 2017

"O Círculo": Suspense com Tom Hanks e Emma Watson ganha primeiro trailer

Em 2017, os atores vão se encontrar nas telonas pela primeira vez

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety