Guia da Semana

Vencedores do Festival de Cannes 2012

Francês 'Amour' é o vencedor da Palma de Ouro da 65ª edição do Festival de Cannes. Conheça os premiados em toda categorias

Amour, filme assinado pelo austríaco Michael Haneke, é o grande vencedor de Cannes 2012. É a segunda vez que o diretor leva a Palma de Ouro, já que em 2009 foi premiado com o troféu pelo cult A Fita Branca.

>> Conheça os filmes indicados no Festival de Cannes 2012
>> Confira as estreias da semana
>> Saiba quais foram os filmes mais vistos do fim de semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na sua cidade

Este e outros oito prêmios da 65ª edição do festival mais charmoso da sétima arte foram entregues na tarde deste domingo, 27, em cerimônia realizada no Grande Teatro Lumière. Bérénice Brejo foi a mestre de cerimônias do evento que, desde o dia 16, reúne grandes atores e cineastas na Riviera Francesa para exibição das produções. 

Conheça os vencedores do Festival de Cannes 2012.

Palma de Ouro

Amour
Direção: Michael Haneke
País: França

Três anos depois de levar o mesmo prêmio pelo filme A Fita Branca, o austríaco Michael Haneke recebe a Palma de Ouro em Cannes 2012 pelo filme Amour. A escolha é vista como uma posição conservadora do júri, presidido por Nanni Moretti, já que é um filme clássico, sem grandes ousadias. O drama apresenta a relação entre dois idosos quando um deles está à beira da morte.

 

Grande Prêmio do Júri

Reality
Direção: Matteo Garrone 
País: Itália

A comédia italiana de Matteo Garrone levou o segundo maior prêmio do festival. Não é a primeira vez que o cineasta recebe o troféu; a primeira foi em 2008, por GomorraReality traz a história de um pescador, que conta com o seu talento cômico para participar do reality show Big Brother. A partir do momento em que ele é convocado para a seleção do programa, sua vida muda completamente.

 

Prêmio do Júri

The Angels' Share 
Direção:
 Ken Loach
País: Inglaterra 

Com elenco jovem, o filme inglês The Angels' Share ficou com o Prêmio do Júri do 65º Festival de Cannes. A produção é uma comédia dramática sobre um jovem que acabou de ter um filho com a namorada e por pouco não foi preso. Durante o serviço comunitário, ele conhece pessoas com a mesma dificuldade de encontrar emprego e descobre um dom para degustação de whisky.

 

Direção

Carlos Reygadas
Filme: Post Tenebras Lux
País: México

O prêmio mais polêmico do Festival de Cannes 2012 ficou para o diretor mexicano Carlos Reygadas, pelo filme Post Tenebras Lux. A produção recebeu diversas críticas negativas e foi vaiada por alguns membros da plateia durante a sessão para imprensa. A narrativa traz uma montagem de situações em torno de uma família que se mudou de uma grande cidade no México para o campo. 

 

Ator

Mads Mikkelsen
Filme: Jagten (The Hunt)
Direção: Thomas Vinterberg 
País: Dinamarca

O ator de Rei ArthurTristão e Depois do Casamento foi o vencedor do prêmio de melhor ator desta edição de Cannes. No drama, Mads Mikkelsen é Lucas, um homem que tem que lidar com a separação, a perda da guarda do filho e a acusação de ter mostrado suas partes íntimas a uma garotinha da creche onde trabalha. 

 

Atriz

Cosmina Stratan e Cristina Flutur
Filme: Dupa Dealuri (Beyond the Hills)
Direção: Cristian Mungiu
País: Romênia

O prêmio de melhor atriz foi dividido entre as duas protagonistas de Dupa Dealuri. Na trama, Cristina Flutur é Alina, que volta para a România para reencontra a amiga Voichita (Cosmina Stratan) e levá-la com ela de volta à Alemanha. Porém a garota está morando num monastério e encantada por Deus.

 

Roteiro

Dupla Dealuri (Beyond the Hills)
Direção:
 Cristian Mungiu
País: Romênia 

O filme de Cristian Mungiu também levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2012, apesar de ter dividido a crítica após a sessão que exibiu o longa para a imprensa. O diretor e roteirista do filme levou a Palma de Ouro em 2007, por Quatro Meses, Três Semanas e Dois Dias.

  

Câmera d'Or

Beasts of the Southern Wild
Diração: Behn Zeitlin
País: Estados Unidos

O prêmio dedicado ao melhor filme de um diretor estreante foi para o norte-americano Behn Zeitlin, pela produção Beasts of the Southern Wild. Em janeiro, o longa faturou o Grande Prêmio no Festival de Sundance, nos Estados Unidos. Na trama, a história de uma garotinha que vive com seu pai doente numa cabana em um terreno pantanoso perto do rio Mississippi. 

 

Curta-metragem

Sessiz-be Deng (Silêncio)
Direção: 
L. Rezan Yesilbas
País: 
Turquia

Atualizado em 29 Mai 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor

História do palhaço Bozo será contada nos cinemas; assista ao trailer de "Bingo: O Rei das Manhãs"

Elenco terá Vladimir Brichta, Leandra Leal e Pedro Bial

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP