Guia da Semana

Volta ao Mundo com Woody Allen

O cineasta já passou por França, Espanha, Inglaterra e agora desembarca em terras italianas. Saiba mais sobre as viagens de Woody Allen

Depois de prestar uma homenagem à Cidade-Luz com o premiado Meia-Noite em Paris (2011), Woody Allen leva aos cinemas crônicas ambientadas nas ruas da charmosa capital italiana, com o longa Para Roma, Com Amor, que estreia no Brasil em 29 de junho.

>> Confira as estreias da semana
>> 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana

Mas não é de hoje que o cineasta nascido no bairro do Brooklyn (NY) utiliza cidades específicas como cenário - e até personagem principal - de suas produções. Sua paixão pela Big Apple fica bem clara em filmes como Manhattan (1979), assim como a antipatia por Los Angeles aparece em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e o carinho pela caliente cidade espanhola surge em Vicky Cristina Barcelona (2008).

Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália. Qual será o próximo destino de Woody Allen? Há boatos de que o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, está na lista - e ainda figura entre os preferidos - para servir de pano de fundo para um futuro título do cineasta. Inclusive, a irmã e produtora do cineasta, Letty Aronson, chegou a visitar a cidade maravilhosa em 2009. Será que Allen dará essa alegria aos fãs brasileiros?

Enquanto nada se confirma, o Guia da Semana faz um roteiro turístico segundo Woody Allen, saindo da cidade queridinha do diretor, Nova York, passando por São Francisco e Califórnia, indo para Veneza, Londres, Barcelona e Paris, com destino final - porém não definitivo - em Roma. Boa viagem!


ESTADOS UNIDOS

Nova York é, sem dúvida, o cenário preferido para Woody Allen rodar seus filmes. Dos mais de 40 que o cineasta acumula no currículo, a grande maioria é ambientada na cidade. É o caso de Manhattan (1979), Crimes e Pecados (1989), Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993), Poderosa Afrodite (1995) e Tudo Pode Dar Certo (2009).

A paixão por New York fez com que o diretor fosse convidado para dirigir uma das partes do filme Contos de Nova York (1989) ao lado de Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.

 

Porém, outras cidades do país norte americano fizeram parte do roteiro Woody Allen. É o caso de Um Assaltante Bem Trapalhão (1969), filmado em São Francisco, na Califórnia, ou ainda Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e Hannah e Suas Irmãs (1986), parcialmente rodados em Los Angeles, também na Califórnia.

 

INGLATERRA

Foi surpreendente quando Woody Allen fez o anúncio de que teria um filme totalmente feito fora dos Estados Unidos. O resultado foi apresentado em Ponto Final - Match Point (2005). Depois deste vieram Scoop - O Grande Furo (2006), O Sonho de Cassandra (2007) e o mais recente Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010).

 

ESPANHA

Em 2008, o cineasta desembarcou em meio ao calor espanhol para retratar a comédia apimentada Vicky Cristina Barcelona, protagonizada por sua nova musa, Scarlett Johansson, Rebeca Hall e os espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz. O longa apresenta pontos turísticos e o lado exótico da cidade espanhola.

 

FRANÇA

2011 foi o ano de Woody Allen desembarcar na capital francesa para fazer uma verdadeira declaração de amor à Cidade-Luz com o filme que rendeu ao diretor um Oscar depois de 25 anos de jejum - quando foi premiado por Hannah e Suas Irmãs.

No elenco de Meia-Noite em Paris estão Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams, em uma história de magia que mescla a Paris dos tempos atuais com os anos dourados, quando a arte dominava as ruas e estabelecimentos da cidade.

Mas essa não foi a primeira passagem do cineasta por Paris. Ele já havia carimbado o passaporte em terras francesas em 1996, quando dançou às margens do rio Sena com Goldie Hawn no musical Todos Dizem Eu Te Amo.

 

ITÁLIA

Chega a hora de Woody Allen apresentar para o mundo as ruas de Roma, onde tudo é capaz de se tornar uma história - conforme é dito no início do filme. O diretor também volta a atuar neste filme (o que não fazia desde 2006).

Com Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Roberto Benigni e Ellen Page no elenco, Para Roma, Com Amor diverte o público com histórias de encontros e desencontros ambientados na capital italiana, temperando os contos com um pouco da história e tradições locais.

Atualizado em 6 Jul 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte e Fábio Porchat

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor

História do palhaço Bozo será contada nos cinemas; assista ao trailer de "Bingo: O Rei das Manhãs"

Elenco terá Vladimir Brichta, Leandra Leal e Pedro Bial

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro