Guia da Semana

Depois de prestar uma homenagem à Cidade-Luz com o premiado Meia-Noite em Paris (2011), Woody Allen leva aos cinemas crônicas ambientadas nas ruas da charmosa capital italiana, com o longa Para Roma, Com Amor, que estreia no Brasil em 29 de junho.

>> Confira as estreias da semana
>> 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana

Mas não é de hoje que o cineasta nascido no bairro do Brooklyn (NY) utiliza cidades específicas como cenário - e até personagem principal - de suas produções. Sua paixão pela Big Apple fica bem clara em filmes como Manhattan (1979), assim como a antipatia por Los Angeles aparece em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e o carinho pela caliente cidade espanhola surge em Vicky Cristina Barcelona (2008).

Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália. Qual será o próximo destino de Woody Allen? Há boatos de que o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, está na lista - e ainda figura entre os preferidos - para servir de pano de fundo para um futuro título do cineasta. Inclusive, a irmã e produtora do cineasta, Letty Aronson, chegou a visitar a cidade maravilhosa em 2009. Será que Allen dará essa alegria aos fãs brasileiros?

Enquanto nada se confirma, o Guia da Semana faz um roteiro turístico segundo Woody Allen, saindo da cidade queridinha do diretor, Nova York, passando por São Francisco e Califórnia, indo para Veneza, Londres, Barcelona e Paris, com destino final - porém não definitivo - em Roma. Boa viagem!


ESTADOS UNIDOS

Nova York é, sem dúvida, o cenário preferido para Woody Allen rodar seus filmes. Dos mais de 40 que o cineasta acumula no currículo, a grande maioria é ambientada na cidade. É o caso de Manhattan (1979), Crimes e Pecados (1989), Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993), Poderosa Afrodite (1995) e Tudo Pode Dar Certo (2009).

A paixão por New York fez com que o diretor fosse convidado para dirigir uma das partes do filme Contos de Nova York (1989) ao lado de Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.

Porém, outras cidades do país norte americano fizeram parte do roteiro Woody Allen. É o caso de Um Assaltante Bem Trapalhão (1969), filmado em São Francisco, na Califórnia, ou ainda Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e Hannah e Suas Irmãs (1986), parcialmente rodados em Los Angeles, também na Califórnia.

INGLATERRA

Foi surpreendente quando Woody Allen fez o anúncio de que teria um filme totalmente feito fora dos Estados Unidos. O resultado foi apresentado em Ponto Final - Match Point (2005). Depois deste vieram Scoop - O Grande Furo (2006), O Sonho de Cassandra (2007) e o mais recente Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010).

ESPANHA

Em 2008, o cineasta desembarcou em meio ao calor espanhol para retratar a comédia apimentada Vicky Cristina Barcelona, protagonizada por sua nova musa, Scarlett Johansson, Rebeca Hall e os espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz. O longa apresenta pontos turísticos e o lado exótico da cidade espanhola.

FRANÇA

2011 foi o ano de Woody Allen desembarcar na capital francesa para fazer uma verdadeira declaração de amor à Cidade-Luz com o filme que rendeu ao diretor um Oscar depois de 25 anos de jejum - quando foi premiado por Hannah e Suas Irmãs.

No elenco de Meia-Noite em Paris estão Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams, em uma história de magia que mescla a Paris dos tempos atuais com os anos dourados, quando a arte dominava as ruas e estabelecimentos da cidade.

Mas essa não foi a primeira passagem do cineasta por Paris. Ele já havia carimbado o passaporte em terras francesas em 1996, quando dançou às margens do rio Sena com Goldie Hawn no musical Todos Dizem Eu Te Amo.

ITÁLIA

Chega a hora de Woody Allen apresentar para o mundo as ruas de Roma, onde tudo é capaz de se tornar uma história - conforme é dito no início do filme. O diretor também volta a atuar neste filme (o que não fazia desde 2006).

Com Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Roberto Benigni e Ellen Page no elenco, Para Roma, Com Amor diverte o público com histórias de encontros e desencontros ambientados na capital italiana, temperando os contos com um pouco da história e tradições locais.

Por Mariana Viola

Atualizado em 6 Jul 2012.