Guia da Semana

6 dicas de decoração para Festas Juninas

Está pensando em fazer uma festa junina em casa? Veja como entrar no clima

A chegada do frio, que acompanha o final do mês de maio, nos faz lembrar que um dos eventos mais legais do ano está próximo de acontecer: a Festa Junina! Essa celebração, que tem origem católica e também é conhecida como festa de São João, é marcada pelo clima frio e tradições voltadas para a cultura do interior, onde esses eventos são mais celebrados.

Para organizar a sua própria Festa Junina com seus amigos ou família, que tal dar uma conferida nas nossas dicas de decoração? Deixe seu evento com a cara que você sempre sonhou!

Use e abuse das cores e estampas 

As Festas Juninas são eventos caracterizados pelo uso de cores fortes e marcantes nas roupas dos participantes, como também na decoração do local do evento. Quando for começar a planejar a sua festa, lembre-se de explorar o uso das cores vermelhas, azuis, amarelas e verdes na decoração, focando especialmente nas estampas listradas ou xadrez.

Flores também podem ajudar a compor o ambiente e trazer um clima mais interiorano para o seu evento. Opte sempre por girassóis e outras flores de cores vermelhas ou amarelas.

Monte barracas de comida e brincadeira


Não existe Festa Junina sem as tradicionais barracas de comidinhas e brincadeiras. Organize bem o cardápio da sua festa, servindo caldos quentes, pé de moleque, milho verde, cachorro quente, canjica e não se esqueça do quentão.

Para as barracas de brincadeira, escolha aquelas que se adequam ao público da sua festa: enquanto as crianças adoram barracas de pesca, de jogo de argolas ou da toca do coelho, os adultos se divertem com as barracas do beijo e do correio elegante.

Decore as mesas com tecidos floridos

Sua Festa Junina deve ter um bom volume de mesa para que os convidados possam se sentar de maneira confortável e consumir os saborosos pratos que você servirá no evento. Use tecidos floridos para decorar suas mesas, deixando o evento ainda mais organizado e descontraído.

Chapéus de palha e espantalhos são itens decorativos


Para ajudar a compôr a sua decoração, deixando o evento ainda mais característico e divertido, espalhe chapéus de palha pelas mesas (em especial a mesa de centro, onde ficarão os doces) e use também espantalhos para decorar o ambiente. Quanto mais rural a sua decoração parecer, mais adequada ela estará para o evento Junino.

Não se esqueça das tradicionais bandeirinhas


Organizar e decorar uma Festa Junina sem contar com o uso das tradicionais bandeirinhas coloridas espalhadas por todo o ambiente, é praticamente impossível. Se você quer ser mais original, mude as cores das bandeirinhas, use papéis ou tecidos estampados para fazer o design de cada uma delas, ou simplesmente conte com a criatividade para mudar a cara do seu evento.

Peça aos convidados que respeitem o traje

Os convidados também podem ajudar bastante a compor a decoração da sua Festa Junina. Para isso é preciso que você reforce com eles a importância de seguir a risca o traje do evento: quanto mais listradas as camisas dos homens, ou arrumadas as tranças das mulheres, mais divertida e bonita será a sua festa!

Você está ansioso para a chegada da época das Festas Juninas? Tem outra sugestão de decoração que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

Atualizado em 1 Jun 2016.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Em resposta a João Doria, Amazon oferece livros para download gratuito

Empresa ainda doará Kindles a instituições que promovam cultura e educação

Doria responde à propaganda da Amazon com vídeo no Facebook

"Se vocês gostam realmente da cidade, doem livros para as bibliotecas", disse o prefeito

Saraiva promove dia com 50% de desconto em livros universitários e profissionais

Ação acontece no dia 29 de março no e-commerce e lojas da rede

Metrô no México usa assento com pênis para protestar contra abuso sexual

"É desagradável viajar aqui, mas não se compara ao que as mulheres sofrem nas suas viagens cotidianas", diz a campanha

Novos emojis chegam ao iPhone em junho

São 137 figurinhas inéditas e nós amamos todas!

Spotify pode restringir parte do acervo apenas para assinantes, diz jornal

Com novo modelo, lançamentos não seriam disponibilizados ao público geral