Guia da Semana

6 dicas de decoração para Festas Juninas

Está pensando em fazer uma festa junina em casa? Veja como entrar no clima

A chegada do frio, que acompanha o final do mês de maio, nos faz lembrar que um dos eventos mais legais do ano está próximo de acontecer: a Festa Junina! Essa celebração, que tem origem católica e também é conhecida como festa de São João, é marcada pelo clima frio e tradições voltadas para a cultura do interior, onde esses eventos são mais celebrados.

Para organizar a sua própria Festa Junina com seus amigos ou família, que tal dar uma conferida nas nossas dicas de decoração? Deixe seu evento com a cara que você sempre sonhou!

Use e abuse das cores e estampas 

As Festas Juninas são eventos caracterizados pelo uso de cores fortes e marcantes nas roupas dos participantes, como também na decoração do local do evento. Quando for começar a planejar a sua festa, lembre-se de explorar o uso das cores vermelhas, azuis, amarelas e verdes na decoração, focando especialmente nas estampas listradas ou xadrez.

Flores também podem ajudar a compor o ambiente e trazer um clima mais interiorano para o seu evento. Opte sempre por girassóis e outras flores de cores vermelhas ou amarelas.

Monte barracas de comida e brincadeira


Não existe Festa Junina sem as tradicionais barracas de comidinhas e brincadeiras. Organize bem o cardápio da sua festa, servindo caldos quentes, pé de moleque, milho verde, cachorro quente, canjica e não se esqueça do quentão.

Para as barracas de brincadeira, escolha aquelas que se adequam ao público da sua festa: enquanto as crianças adoram barracas de pesca, de jogo de argolas ou da toca do coelho, os adultos se divertem com as barracas do beijo e do correio elegante.

Decore as mesas com tecidos floridos

Sua Festa Junina deve ter um bom volume de mesa para que os convidados possam se sentar de maneira confortável e consumir os saborosos pratos que você servirá no evento. Use tecidos floridos para decorar suas mesas, deixando o evento ainda mais organizado e descontraído.

Chapéus de palha e espantalhos são itens decorativos


Para ajudar a compôr a sua decoração, deixando o evento ainda mais característico e divertido, espalhe chapéus de palha pelas mesas (em especial a mesa de centro, onde ficarão os doces) e use também espantalhos para decorar o ambiente. Quanto mais rural a sua decoração parecer, mais adequada ela estará para o evento Junino.

Não se esqueça das tradicionais bandeirinhas


Organizar e decorar uma Festa Junina sem contar com o uso das tradicionais bandeirinhas coloridas espalhadas por todo o ambiente, é praticamente impossível. Se você quer ser mais original, mude as cores das bandeirinhas, use papéis ou tecidos estampados para fazer o design de cada uma delas, ou simplesmente conte com a criatividade para mudar a cara do seu evento.

Peça aos convidados que respeitem o traje

Os convidados também podem ajudar bastante a compor a decoração da sua Festa Junina. Para isso é preciso que você reforce com eles a importância de seguir a risca o traje do evento: quanto mais listradas as camisas dos homens, ou arrumadas as tranças das mulheres, mais divertida e bonita será a sua festa!

Você está ansioso para a chegada da época das Festas Juninas? Tem outra sugestão de decoração que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

Atualizado em 1 Jun 2016.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Flickr divulga as fotos brasileiras mais populares de 2016; confira

Seleção aponta as 25 imagens mais compartilhadas, curtidas e favoritadas

Novidade: Instagram agora permite curtir ou desativar comentários e remover seguidores

Novas funções serão liberadas aos poucos e chegam a todos os usuários nas próximas semanas

Casal posta fotos de viagens estilo mochilão com filhos pequenos e faz sucesso no Instagram

8 decorações de Natal do Pinterest que vão te inspirar

Confira uma galeria com imagens inspiradoras para decorar sua casa para o Natal

Capas de jornais lamentam acidente da Chapecoense um dia após a tragédia

Com homenagens, veículos de todo o mundo repercutem o acidente aéreo

Youtuber fitness compartilha luta contra câncer nas redes sociais

Cheyann Shaw usa o Instagram para compartilhar o dia a dia com a doença e inspirar seus seguidores