Guia da Semana

Para a Astrologia, a humanidade não é só influenciada pelo meio ambiente; a posição do sistema solar no momento em que nascemos é a chave para entendermos a nossa essência e como ela se manifesta no mundo. Os planetas são como forças vitais que regem o universo e conduzem a nossa natureza como um todo. Essas forças podem tomar diferentes formas, como em uma dança sob o zodíaco: cada movimento transforma não só a maneira como os planetas se relacionam uns com o outros, mas também em cada esfera e momento das nossas vidas.

+ As profissões que mais combinam com cada signo
+ Confira um filme para cada signo
+ Lugares em SP para visitar de acordo com o seu signo

Ao criar uma síntese a partir da interpretação de nossos mapas e especificidades, a Astrologia nos apresenta uma compreensão sobre nós mesmos e os nossos potenciais. É por isso, que horóscopos generalizados e pontuais podem soar equivocadas; o ideal é visualizar o nosso próprio mapa astral. Afinal, duas pessoas podem ter o mesmo signo, ou até ter nascido no mesmo dia e no mesmo horário, mas a particularidade de cada mapa é o segredo para uma compreensão mais completa.

É importante saber que a posição dos planetas, Sol e Lua não são usadas apenas para entender a vida de uma pessoa. A situação do mundo em cada período de tempo pode e deve ser vista através dos astros. Entendemos, assim, não só o que somos, como também o que o mundo ao nosso redor é, foi e o que pode vir a ser. O Guia da Semana conversou com o astrólogo Pedro Carvalho, que nos explicou um pouco sobre o funcionamento da Astrologia, além de pontuar algumas questões sobre o fluxo de 2014. É claro que a gente pediu previsões para o próximo ano, e o resultado da conversa você confere aqui!

SOL, LUA & ASCENDENTE

Por mais que alguém possa se interessar por Astrologia, não é todo mundo que conhece o seu real papel na humanidade. Você pode saber, por exemplo, que é virginiano. Pode saber, também, que tem Lua em Capricórnio e ascendente em Aquário. Mas, como tudo isso funciona? Os planetas e suas casas também podem influenciar? Não só pode, como possuem dicas preciosas. E é isso que o Pedro nos explicou.

O signo solar é a nossa essência, as nossas vontades. É o que rege a nossa jornada, a conduz e dá contornos. O ascendente é a forma como você se apresenta ao mundo e as pessoas, é a sua persona. E é, pelo ascendente, que você descobrimos a maneira que o nosso signo solar será apresentado ao mundo. Por fim, a Lua é o nosso combustível, o que alimenta os nossos sentimentos e emoções. "A maior ou menor consciência do mapa influencia no quanto e no como você vai usar essas ferramentas; isso quebra a ideia de que a Astrologia é o seu destino". A Astrologia é uma ciência. Acreditando, ou não, ela funciona. O perigoso é colocá-la no senso comum, como nos disse Pedro.

CASAS & PLANETAS

Entendida a diferença entre Sol, Lua e ascendente, perguntamos ao astrólogo a influência dos planetas, bem como as casas do zodíaco. Os planetas são fundamentais, principalmente aqueles próximos da casa em que nascemos. As outras onze casas podem influenciar no nosso mapa? Não necessariamente. É por isso que comentamos brevemente sobre o papel de cada casa. Confira!

1) eu, imagem, persona; 2) valores, dinheiro, bens; 3) comunicação, cotidiano, aprendizado; 4) família, passado, ancestralidade; 5) relacionamento, casualidade, criatividade; 6) trabalho, rotina, saúde; 7) parceria, sociedade, casamento; 8) transformação, sexualidade, mistério; 9) expansão, conhecimento, viagem; 10) status, progressão, futuro; 11) participação, engajamento, sociedade; 12) solidão, entrega, misticismo.

Quanto aos planetas, cada um concentra e simboliza uma questão e energia. Você sabe o significado de cada um?

Marte) autoafirmação, luta e conquista; Júpiter) expansão, sorte, crescimento e fé; Plutão) morte, renascimento e transformação; Netuno) entrega, ilusão, escapismo; Urano) criatividade, mudanças e vanguarda; Saturno) desafios, limites e amadurecimento; Mercúrio) associação de ideias e raciocínio; Vênus) prazer e sedução.

Resumindo? A combinação dos planetas e casas, além do Sol e da Lua, é o que se chama de interpretação de um mapa astrológico.

O EXPURGO DE 2014 & AS VERDADES DE 2015

A grande questão dos conturbados meses de 2014 é explicada pelo ângulo de embate e tensão entre Plutão e Urano, além da influência que certos signos exerceram sobre eles. O primeiro tem a ver com a morte e renascimento; já o segundo, rebeldia e ruptura. "Podemos sintetizar 2014 em uma única palavra: expurgo". Pedro também falou que Urano, que rege as massas, está em Áries, o signo mais bélico do zodíaco. As manifestações de 2013, que perduram até então, são uma ótima imagem para a compreensão desse embate. Ou seja, a força rebelde uraniana está agindo a partir da energia ariana, impulsiva, violenta e imediata.

Já Plutão, que traz a força de revelar o oculto, esteve em Capricórnio, que rege a sociedade estabelecida. "As eleições, as denúncias generalizadas de corrupção e a queda de grandes figuras é o exemplo mais claro". As energias plutônicas são como um terremoto: o que desaba, não volta mais e, o que permanece, volta ainda mais forte. "Sinto as pessoas com uma forte sensação de vazio, insatisfação e falta de sentido: uma tensão tipicamente plutônica combinada com a vontade uraniana de mudar". O expurgo de Plutão vem das profundezas e a libertação de Urano vem pelos ares.

E 2015? Como vai ser? "Entre meados de março, quando o Sol ingressa em Áries, vai ser um período extremamente quente e bélico. O embate será entre Saturno e Netuno, com seu viés místico e sedutor. Júpiter, que traz a expansão pelo exagero, também tem um papel importante. Ilusões nos campos religioso e científico podem vir a tona. "O verbo de 2015 é acreditar e, o substantivo, verdade". Será um período de crescimento, ilusão e esperança. As rupturas continuarão e o primeiro semestre, principalmente, ainda terá uma carga de tensão. Ao longo do ano, as coisas vão acalmando, tornando propício o renascimento. Saturno colocará valores e verdades, muitas vezes conservadoras.

Devemos tomar cuidado com o exercício da nossa liberdade, já que o convencimento e verdades impostas estarão aflorados. "Por outro lado, é hora de colocar essas verdades em prova, mas isso não vai ser tão tranquilo". Uma dica? Cuidado com o que você acredita e como você vai colocar as suas fichas na mesa. Tente ser tolerante às posições dos outros, sem deixar de lado as suas. "As pessoas vão estar necessitadas, mas não devem se iludir e ir com sede ao pote".

***

Formado em Letras, Psicologia e como ator, Pedro Carvalho é astrólogo há 12 anos. Quer saber mais? No próximo sábado, 20, o astrólogo, ao lado de Júlia Hansen e Elias Mendes, ministrará uma palestra na Casa da Lua. O evento contará com as palestras. "A Lua Astrológica: O Que Nos Alimenta", "A Dança de Interpretação" e "Panorama Astrológico de 2015: Saturno em Sagitário e as Principais Movimentações Celestes em 2015". Contato: [email protected] e [email protected]

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 16 Dez 2014.