Guia da Semana

Foto: Divulgação/ABS-SP


Ser um entendedor de cervejas profissional é um trabalho dos sonhos para muitos. Quem não gostaria de ganhar a vida provando cervejas e promovendo essa maravilhosa cultura? Mas, até pouco tempo atrás, quem sonhava em um trabalho desses tinha uma única opção: fazer um curso de beer sommelier no exterior - principalmente em países como a Alemanha e os Estados Unidos.

Porém, no segundo semestre deste ano, a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) saiu na frente e promoveu o primeiro curso de beer sommelier do Brasil. Foram mais de 60 horas de aulas envolvendo desde a parte de processo de fabricação, passando por insumos, até degustações de estilos diversos e harmonizações com comidas como queijos e sobremesas.

Agora, depois de formados, onde se encaixarão os novos beer sommeliers do mercado? Trabalho é que não vai faltar, pois o mercado de cervejas especiais, também chamado de cervejas gourmet, está em alta. A cada dia vemos novas marcas, novas cervejarias e novos estabelecimentos chegando nesse cenário e, principalmente, novos consumidores com sede de cervejas gourmet, que oferecem uma rica experiência gastronômica. E esses consumidores precisam, mais do que ninguém, de orientação, devido à grande variedade de marcas e estilo. É aí que se encaixa o principal trabalho do beer sommelier: o de orientar o consumidor na hora da compra.

Mas a profissão é muito dinâmica. Confira alguns atributos de um beer sommelier:

- Conduzir palestras e eventos relacionados à cerveja;

- Formular cervejas em conjunto com mestres cervejeiros dentro das cervejarias;

- Orientar importadores na hora de escolher qual cerveja trazer;

- Elaborar cartas de cervejas em bares e restaurantes;

- Treinar equipe de serviços;

- Degustar e avaliar cervejas.

Realmente, muitos podem achar um trabalho desses uma maravilha, que fariam com o maior prazer e nem cobrariam por isso. Mas, eu garanto, como profissional de cervejas há mais de seis anos: apesar da cerveja ser diversão para muitos e, de fato, conseguirmos tirar bons momentos nas horas de trabalho, esse é um mercado muito exigente e que requer muito estudo, conhecimento e profissionalismo acima de tudo - o que para mim é mais um incentivo para trabalhar e levar a sério as cervejas e a sua cultura!

Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:

As cervejas italianas

Degustação cervejeira

É só o começo

Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.

O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.

Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.

Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.

Fale com ele: Acesse seu site, siga-o no seu Twitter (@daniel_wolff) ou acesse seu Facebook.

Atualizado em 10 Abr 2012.