Guia da Semana

A vida passa tão rápido, que se pudéssemos, congelaríamos aqueles momentos mais especiais para que eles durassem para sempre não é mesmo? Mas acontece que nós podemos... Hoje em dia, é difícil encontrar quem não possua uma câmera fotográfica, seja no celular, ou mesmo profissionais com vários níveis de zoom.

+ Confira onde fazer cursos de cinema e TV em São Paulo
+ Confira as lojas de decoração para cinéfilos em SP

Seja por diversão ou profissionalmente, todo mundo, em algum momento de sua vida, utilizou desse recurso para eternizar algum momento.

Veja como tornar esse processo mais prazeroso e de melhor qualidade com as nossas dicas:

Pesquise o produto que melhor atende suas necessidades

Para aqueles que fazem fotografias por lazer, para registrar os melhores momentos em família ou de suas viagens, basta uma câmera simples, compacta, fácil de transportar e muito mais em conta do que as máquinas profissionais.

Mas se mesmo não sendo um profissional, você ainda quiser que a qualidade seja maior os recursos mais variados, invista em uma câmera semi-profissional. As câmeras semi-profissionais são aquelas que ficam “no meio do caminho” entre as compactas e as profissionais, em todos os aspectos, sendo eles: preço, tamanho, peso, recursos e qualidade.


Já as câmeras profissionais, por ser muito complexas quanto ao manuseio, e ter o preço bastante superior em comparação ao das outras câmeras, só é recomendada para aquelas pessoas que tem a fotografia como profissão, ou terão algum tipo de retorno financeiro se a utilizarem como hobby. As câmeras profissionais permitem acesso a recursos técnicos sobre os quais é necessário ter conhecimento formal ou até cientifico sobre fotografia.


Com relação às lentes, as câmeras compactas não requerem lentes avulsas. Existem algumas câmeras semi-profissionais que requerem lentes avulsas e assim comportam tanto lentes mais complexas quanto as mais simples. Já as câmeras profissionais necessitam do uso de lentes avulsas, porém, recomenda-se o uso de lentes de alto desempenho para se extrair todos os recursos que a câmera possui.


Onde pesquisar

Os lugares mais indicados para pesquisar quais câmeras e lentes atendem suas necessidades são os sites oficiais dos fabricantes. Alguns deles costumam ter, inclusive, guias para a escolha da melhor câmera pra você. Os principais fabricantes e seus respectivos sites são:

Nikon

Um dos principais fabricantes mundiais de câmeras fotográficas, lentes e artigos de fotografia. A Nikon é um dos líderes no mercado de câmeras semi-profissionais e profissionais. De alguns anos pra cá ela tem introduzido câmeras compactas no mercado.

Canon

A Canon é a principal competidora da Nikon. Também traz as principais opções para quem quer câmeras profissionais e semi-profissionais.

Sony

Quando as câmeras digitais começaram a aparecer no mercado, a Sony foi uma das pioneiras. A marca CyberShot é Top of Mind quando se fala em câmeras digitais. Hoje elas, inclusive, equipam os Smartphones da marca. A Sony é líder no mercado de câmeras compactas.

Outras marcas: Outras marcas também atuam no mercado de câmeras digitais, principalmente oferecendo modelos compactos. Dentre elas podemos listar Samsung, Panasonic, FujiFilm e Kodak.

Comprando sua câmera e lentes

Depois de encontrar sua câmera e sua lente, resta pesquisar os preços dos produtos. Geralmente as páginas oficiais dos fabricantes não possuem preços, mas costumam indicar o site dos revendedores autorizados.


Comprando no exterior

Para aqueles que têm a oportunidade de comprar nos Estados Unidos, isso também pode ser uma boa opção. Você poderá ter acesso a produtos de ponta e preços mais em conta.

E não se esqueça de equipar sua câmera com bons acessórios como:

  • Cartão de memória;

  • Correia de segurança;

  • Bolsa de transporte;

  • Um bom flash (para os profissionais);

Pronto. Agora que você já sabe como comprar a melhor câmera pra você, aproveite para registrar os melhores momentos da sua vida da melhor forma possível.


Atualizado em 19 Nov 2013.