Guia da Semana

Telefone, internet, câmera, GPS, jogos e inúmeros aplicativos. Tudo em um mesmo aparelho e, melhor, pesando gramas. Os chamados smartphones agregam cada vez mais tecnologias e, mesmo que a comparação não seja apropriada, dão sequência ao sucesso conquistado pelos simplórios celulares do final do século 20. Importante observar, no entanto, que já na década de 90, exatamente em 1994, as empresas IBM e BellSouth traziam ao mercado norte-americano o Simon Personal Communicator, o precursor, um móvel que agregava pager, calculadora, agenda, fax e dispositivo de e-mails.

Hoje em dia, dois multitarefas do gênero, obviamente muito mais evoluídos do que o velho Simon, roubam a cena nesse mercado. Apesar das diferenças, a tendência é que disputem o mesmo nicho consumidor. Enquanto a terceira geração do Iphone, o 3GS, lançado em meados de 2009, tenta se consolidar como líder de vendas; o novo Nexus One, primeiro aparelho e aposta da empresa Google nesse começo de 2010, chega como um coadjuvante em destaque, aquele que, além de um lugar no palco, promete lutar com unhas e dentes pelo papel principal.

Foto: Divulgação.

iPhone 3GS, lançado no Brasil em agosto de 2009

Segundo Fernando Leardini dos Santos, 27 anos, técnico em processamento de dados, graduado em ciências aeronáuticas e dono do blog de tecnologia Techlider, no ar desde 2008, iPhone 3GS e Google Phone - como é popularmente conhecido o Nexus One- são, sim, concorrentes diretos. "Ambos trazem consigo a cultura 'simplista' do Google e da Apple, o que faz com que seus usuários não precisem ser experts para operá-los", diz. "Acho que eles disputam um mesmo mercado e isso vem desde o lançamento do primeiro iPhone e do primeiro smartphone com Android", lembra.

Ele refere-se ao T-mobile G1, da taiwanesa High Tech Computer Corporation (HTC), pioneiro na utilização do sistema operacional desenvolvido pela Google, o Android. O aparelho foi apresentado nos Estados Unidos em setembro de 2008, mas não atraiu tantas atenções como o aguardado Google Phone, revelado oficialmente em 5 de janeiro de 2010. Com a experiência do primeiro móvel, a empresa HTC ganhou o direito de fabricar o Nexus One, dotado da versão Android 2.1, processador Snapdragon de 1 GHz com 512 MB de memória RAM (e mais 512 MB de espaço interno), tela OLED de 3,7 polegadas, sensor de luz e proximidade, acelerômetro e câmera.

Assim como iPhone 3GS, oferece conexões via 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Ganha do móvel da Apple em espessura - mais fino - e na resolução da câmera - 5 Megapixels com flash LED contra o 3 Megapixels do concorrente. Tais características não impressionam o crivo crítico do especialista Leardini. Para ele, a inexistência da tecnologia multitoque, que possibilita a manipulação do conteúdo digital - aproximando, diminuindo, abrindo e fechando telas, por exemplo -, deixa o Google Phone um passo atrás nessa disputa. "O iPhone 3GS ainda é o mais completo, a começar pelo fato de já trazer a função de multitoque e também por dispor de uma maior quantidade de aplicativos já disponíveis para uso", destaca.

Foto: Divulgação.

Nexus One - Google Phone -, lançado em janeiro de 2010

Os sistemas operacionais das marcas são abastecidos por duas grandes lojas virtuais, a Store Apple e a Android Market. Elas são vitrines para milhares de aplicativos, desde jogos a programas educativos. Apesar da Apple oferecer mais alternativa do que a Google nesse aspecto, como indicou o especialista anteriormente, a segunda consegue se destacar em um ponto. "Pensando em usuários comuns e que nunca tiveram contato com nenhuma das tecnologias, creio que o Android leva uma pequena vantagem", explica. No entanto, rebate Leardini, iPhone 3GS e Nexus One, assim como outros gadgets do mercado, atraem a atenção de um público que é mais ligado às tecnologias do que leigos.

"Obviamente são produtos excelentes, de altíssima qualidade e que trazem inovações ao mercado de telefonia celular, mas que parecem desempenhar um certo papel de moda para seus donos", afirma. "Assim como as pessoas usam um sapato diferente ou uma peça de roupa moderna, os usuários desse tipo de aparelho parecem tê-los como se fossem mais um acessório de moda", completa Leardini. Como a maioria das modas não são gratuitas, os aparelhos apresentam preços salgados. Em lojas do ramo no Brasil, o iPhone 3GS, nas versões 16 GB ou 32 GB de armazenamento, custa a partir de R$ 2 mil. Já o Nexus One, ainda sem data para chegar ao país, é vendido na loja online Google norte-americana por US$529.

Atualizado em 10 Abr 2012.