Guia da Semana

Na década de 1930, uma pequena empresa familiar que fazia brinquedos de madeira resolveu inovar seus produtos, criando pequenos blocos que eram facilmente encaixáveis uns nos outros.

+ Veja as aventuras do mini fotógrafo de LEGO
+ Conheça a vida secreta do mini Batman
+ Veja as cenas do filme Star Wars recriadas com Lego

Mesmo após acidentes que quase fecharam a fábrica, seus fundadores não desistiram, criando os mesmos blocos coloridos com uma plástico resistente. Mundialmente conhecida, a LEGO é uma das principais referências de brinquedos montáveis, permitindo que crianças e adultos soltem suas imaginações de maneira lúdica em grandes criações com pequenos personagens.

Fã e entusiasta dessa brincadeira, Fabricio Dolci é um colecionador de LEGOS apaixonado por suas minifiguras, fotografando-as em diferentes cenários, com corpos trocados, recriando cenas icônicas de filmes e muito mais! Dono do Instagram @heyho_lego, ele conta aqui pro Guia da Semana algumas dicas de como começar sua coleção, onde ver exposições, como fazer suas próprias fotografias e muito mais! Confira:

"Essa é fácil, compre seu primeiro set que você não vai mais parar!

Na verdade no meu caso comecei colecionando minifiguras, que até hoje são meu maior vício, até o dia que comprei meu primeiro set e não consegui mais parar de comprar, montar e desejar muitos sets.

Assim como um quebra cabeça, é uma atividade que ajuda na sua criatividade, raciocínio e entre muitas outras coisas para aliviar o stress do dia a dia!

Uma ótima dica até antes de começar a colecionar é visitar o fórum do LUG Brasil, uma comunidade para fãs de LEGO, para
ver o que existe sobre o assunto no Brasil e no mundo inteiro!"


"Os sets vem com manual de instruções de montagem bem detalhado, portanto não tem muito truque na hora de montar... É só ter bastante paciência e ficar atento ao que está fazendo! (e muito cuidado pra não pisar em uma pecinha - todos sabemos a dor que é).

Mas existem também os MOCs (“My Own Creation” - "Minhas Próprias Criações) que são criações originais, onde a pessoa inventa o que quiser com as peças de LEGO. Esses MOCs são desde criações pequenas, como por exemplo um carro, até construções gigantescas. Provavelmente você já viu algumas
dessas criações na internet ou até em alguma LEGO Store."

"Cada pessoa tem seu jeito de armazenar, alguns guardam nas caixas originais, outros deixam expostos nas suas casas em prateleiras ou armários!

Como eu não tenho muito espaço, logo que compro meus sets, monto eles e depois de alguns dias desmonto e guardo cada set em um saco hermético com o manual de instruções e armazeno em uma caixa.

O único set que está montado aqui em casa e não pretendo desmontar tão cedo é a Casa dos Simpsons!"

"Anualmente, acontecem alguns eventos de exibição de LEGO, promovidos pela LUG Brasil. Além disso, os membros do fórum se juntam e fazem exposições, workshops e outros eventos em diversas cidades do Brasil."

"A minha maior paixão é colecionar e fotografar minifiguras. Todo dia chego do trabalho em casa, pego minha câmera, monto meu cenário e começo a pensar em várias situações para fotografar!

Tenho algumas ideias e começo a desmontar e remontar minifiguras para criar minhas fotografias, com temas de filmes, cenas do nosso cotidiano e também algumas situações totalmente inusitadas e absurdas."

"Você pode fotografar, fazer stop motions, criar diferentes cenários, misturar e criar novos personagens e até mesmo se arriscar em fazer uma produção quase cinematográfica com seus pequenos personagens - só deixar a imaginação fluir e ir o mais longe que puder!"

Por Leila Vieira e Fabricio Dolci

Atualizado em 19 Mar 2014.