Guia da Semana

Nas estações mais frias do ano, ele é lembrado pela ótima combinação com queijos e uma variada gama de pratos, mas isto não significa que o vinho não seja uma boa pedida na primavera e no verão. O clima mais quente, claro, têm suas peculiaridades e sugere vinhos mais leves (menos encorpados), com destaque para os brancos, que são naturalmente mais frescos.

+ Saiba mais sobre vinhos e seus benefícios
+ Veja como harmonizar pizzas e vinhos
+ Veja 6 vinícolas nacionais para visitar

Para você se deliciar com essa que é considerada a "bebida dos deuses", o Guia da Semana destaca estabelecimentos especializados onde é possível adquirir rótulos variados.

Já para quem prefere comprar online, uma opção é a Wine. Lançada na internet em novembro de 2008, a loja oferece atualmente mais de dois mil rótulos de vinhos finos das principais regiões vitivinícolas do mundo, além de acessórios para degustação e produtos gourmet.

Bacco's

Com uma adega climatizada que comporta, aproximadamente,1.400 rótulos, a Bacco´s promove periodicamente aulas e degustações programadas. A carta de bebidas também conta com cervejas e vodkas importadas, além de conhaques, whiskies, saquês e cachaças raras, como a Anísio Santiago.

Rua Sergipe, 568 - (11) 3661-7898 Leia mais

Ana Import Vinhos

A importadora de vinhos Ana Import, fundada em 2005, traz cerca de 260 rótulos de marcas nacionais e importadas na filial de São Paulo. As vendas são feitas no próprio estabelecimento, por telefone ou por meio da loja online. A sede da empresa, na Bahia, importa exclusivamente mais de 300 rótulos de regiões como Chile, Argentina, Itália e França e atende todas as grandes capitais do Brasil.

Rua das Macieiras, 21 - (11) 3950-2013 Leia mais

Enoteca Fasano

A tradição do grupo Fasano se estende também à Enoteca Fasano, que em 2011 se uniu ao grupo World Wine. Instalada na Rua Amauri, no Itaim Bibi, a loja comercializa rótulos de países como Itália, França, Chile, Portugal e Argentina. O estabelecimento disponibiliza suas instalações para eventos eno-gastronômicos, como jantares e degustações, para grupos de até 20 pessoas.

Rua Amauri, 255 - (11) 3383-7477 Leia mais

Enoteca Saint Vin Saint

Localizada na Vila Nova Conceição, a Enoteca Saint Vin Saint abriga em um só espaço um bistrô inspirado na cozinha europeia que investe em receitas com produtos orgânicos, um bar de vinhos, além de contar com uma programação musical e uma livraria com cerca de 300 títulos especializados em enogastronomia.

Rua Professor Atílio Innocenti, 811 - (11) 3846-0384 Leia mais

Rei dos Whiskys & Vinhos

Desde 1998 no mercado, o Rei dos Whiskys & Vinhos traz grande variedade de bebidas importadas. Além de bebidas, a casa comercializa azeites, azeitonas, aspargos, amêndoas, castanhas do pará, entre outros produtos.

Avenida Maria Amália Lopes Azevedo, 973 - (11) 2203-5760 Leia mais

Kylix

Em uma charmosa casa datada de 1910 está o Kylix Vinhos, um espaço que reúne delicatessen, área para cursos e wine-bar. Batizada com o nome grego dado às taças de vinhos, a casa tem em sua carta exemplares da Espanha, Argentina, Chile, Austrália, Estados Unidos, entre outros, vendidos a preço de importadora, sem os tradicionais acréscimos de lojas do estilo. Além de amantes do vinho, que têm à disposição uma seleção de tintos e brancos acompanhada por antepastos e queijos durante a happy hour, o local também abriga muito bem apaixonados por charuto.

Avenida Angélica, 681 - 3825-4422 Leia mais

Total Vinhos

Na Total Vinhos o cliente encontra mais de 600 rótulos, dentre eles os renomados Catena (Argentina), Quinta do Crasto (Portugal) e Ângelo de Gaja ( Itália). A loja conta ainda com diversos produtos relacionados às bebidas, como decantadores, termômetro, taças e sacarolhas. Além disso, oferece queijos, massas, molhos, azeites e torrones italianos para acompanhar a degustação dos mais diversos tipos de vinhos.

Rua Dr. Melo Alves, 268 - (11) 3081-3305 Leia mais

Ville Du Vin

No cardápio da casa, uma mescla dos tradicionais franceses e criações com ingredientes e toques brasileiros. Os vinhos oferecidos em taça ou garrafa, são harmonizados com os pratos, e dentro do restaurante funciona uma pequena loja para que o cliente possa escolher uma das opções de rótulos.

Rua Gaivota, 1295 - (11) 5096-1283 Leia mais

Adega Alentejana

A importadora tem mais de 150 rótulos de vinho, além de importar azeites, cervejas, biscoitos amanteigados, doces típicos e até louças portuguesas. Segundo Manuel Chicau, o proprietário da casa, o objetivo é traduzir o produto de Portugal para o gosto dos brasileiros. O ambiente é idêntico a uma casa da região de Alentejo, em Portugal. Além da lareira típica daquela região, os tons em amarelo, azul, branco e verde predominam na decoração.

Rua Cincinati, 12 - (11) 5044-5760 Leia mais

WinePro

Num único lugar, o WinePro reúne cultura, loja, wine bar, enoturismo, consultoria, treinamento e SPA vinoterápico. Trata-se de um novo conceito de espaço do vinho, caracterizado, principalmente, pela variedade de serviços relacionados à bebida. Uma concepção de negócio movida, especialmente, pela necessidade de acesso a informações e crescente demanda de apreciadores.

Avenida Cidade Jardim, 976 - (11)2609-2822 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 22 Out 2013.