Guia da Semana

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Aquele cômodo da casa cheio de tranqueiras, que por sinal você nunca usa, pode ganhar uma nova função e se tornar um dos mais aconchegantes, visitados e elegantes do seu lar. Quem sempre teve vontade de ter uma adega privada e não sabia por onde começar a montá-la, agora já tem a quem recorrer. Exatamente! Os denominados Personal Wines são especialistas em criar um ambiente em residências com espaços ideais para as garrafas, organizá-las, selecionar os melhores rótulos que se adequem, principalmente, ao seu paladar e contribuir ainda na escolha de novos tipos para sua coleção. Saiba mais sobre essa profissão que vem agradando cada vez mais os amantes do bom e velho vinho.

O que faz

Depois de uma semana agitada de trabalho, reunir uns amigos em casa para bater um papo ou convidar uma pretendente para um jantar a sós são boas pedidas. Isso é o que tem feito com que profissionais como Wellington Braga Sombra - sommelier com uma carteira com uma média de 500 clientes - seja procurado para prestar o serviço de Personal Wine. O trabalho consiste em auxiliar um cliente desde a compra de um vinho até a arrumação e o mapeamento de uma adega climatizada em sua própria casa.

Porém nem todos têm esse espaço, então a consultoria serve também para quem quer arrumar um ambiente ou até mesmo comprar uma adega já pronta. "Presto toda a assessoria para clientes que gostam de um bom vinho, desde a compra até a organização de forma que fique fácil dele achar a garrafa que procura na hora que quiser. Outras dicas que dou são como saber exatamente o que o que tem dentro da adega e conhecer mais antes de comprar uma garrafa ou não repetir os rótulos", afirma Wellington.

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Investigador

Os serviços de um Personal Wine podem ir muito além de um simples conselho de onde montar sua adega ou qual vinho se adapta melhor ao seu paladar. Em alguns casos, o profissional é requisitado inclusive quando um cliente quer presentear alguém e tem dúvidas de como fazer isso. "Primeiro pergunto o que ele conhece da pessoa e se já a viu tomando vinho alguma vez. Mas, acontece da pessoa nunca ter visto e aí entro com um trabalho de pesquisa. Ligo, por exemplo, para a secretária e pergunto se ele já recebeu algum vinho, se sabe o gosto do chefe ou já fez algum pedido", comenta o consultor.

Quem procura

O perfil do público que busca pelos profissionais são pessoas que não tem um conhecimento muito grande entre combinações de vinhos com comida e que sonham em montar uma adega privada. Os vinhos são divididos em produzidos no novo mundo (Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul) e velho mundo (Itália, França, Espanha e Portugal). A bebida é oferecida de acordo com a personalidade de cada cliente, segundo o sommelier. O que indicará com qual deles cada consumidor se identificará mais é o "bate papo" com este profissional.

Em casos em que o cliente já conhece um pouco sobre estilos, rótulos e sabores é mais fácil estabelecer um diálogo. Isso não impede que pessoas menos conhecedoras não consigam ter suas adegas, ou até mesmo se tornarem conhecedores da bebida. "O primeiro propósito do vinho é fazer amigos e para degustar e compartilhar é preciso respeitá-lo. O público é bem abrangente e todo mundo pode conhecer e querer saber, desde de que seja uma pessoa aberta e queira saber mais sobre o assunto", ressalta Wellington.

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Adega

Para montar um espaço onde seja possível armazenar seus vinhos é fundamental a escolha de um local. Para manter a pureza e a qualidade da bebida, o lugar não pode ter vibrações, por isso muitas pessoas optam por sub-solos. Os vinhos precisam descansar e não podem balançar. O melhor a fazer é evitar sala de jantar e estar, por serem lugares muito movimentados. Outros itens que o aspirante a sommelier deve se atentar é a iluminação e temperatura do local. A luz não pode ser muito forte em cima das garrafas e é necessário que a temperatura gire em torno de 15ºC a 18ºC.

Já o tamanho, depende muito de cada estilo e, segundo Wellington, o segredo é manter a organização. "Eu sempre tento dividir por países. Na parte de cima uma região e entre eles, separo brancos dos tintos. Mas isso depende do gosto de cada um. Existem outros que preferem organizar por brancos e tintos ou por ano, os chamados vinhos 'de guarda'. Depende muito do que for mais prático", aconselha o personal.

Valores

Assim como são traçados diferentes perfis para cada cliente, o valor cobrado pelos consultores também varia para cada serviço. No caso de uma visita do profissional a uma residência para analisar o ambiente ou arrumar se for o caso, o valor médio cobrado é de R$ 250,00. Partindo disso, é negociado o projeto e o tipo de serviço que será prestado.

Para quem pegar gosto pela arte de colecionar esta bebida, uma adega completa é de aproximadamente uns 50 rótulos diferentes, segundo o consultor Wellington. O preço de uma adega completa depende muito do que o cliente optar em montar. O investimento total pode girar em torno de R$ 30.000. Porém, existem vinhos que custam R$ 13 mil, o que pode alterar, e muito, no valor total do seu espaço.

Conheça alguns vinhos que não podem faltar na sua adega
Italiano
Barbaresco
Brunello de San Martino

Espanhol
Pesquera
Quinta do Castro
Vinhas Velhas

Argentino
Kava de Weinert

Chileno
Santa Rita Casa Real

Brasileiro
Salton Desejo Merlo


Atualizado em 10 Abr 2012.