Guia da Semana

Assim como o esquimó tem ao menos sete termos diferentes para aquela coisa branca e gelada que chamamos de neve, para os gregos antigos não fazia o menor sentido se referir a todas as formas de amar usando uma única palavra. Pensando nisso, o psicólogo norte-americano John Lee desenvolveu a "Teoria das Cores", que determina padrões diferentes de relacionamento. Um tempo depois, o casal Clyde e Susan Hendrick, da Texas Tech University, aperfeiçoou a ideia original de Lee, investigando mais de 1.800 pessoas por meio de entrevistas minuciosas.

+ Conheça o canal de Horóscopo do Guia da Semana
+ Veja o significado dos homens nas cartas do Tarot
+ Descubra a numerologia do seu número de telefone

O que se descobriu foi que casais formados por indivíduos com o mesmo estilo afetivo tendem a ter relacionamentos duradouros. Os gregos antigos tinham pelo menos seis termos diferentes para essa experiência que, para nós, tem um único nome: amor. Possivelmente havia outros termos, mas Lee desenvolveu seu trabalho a partir de seis. No livro "Os Seis Caminhos do Amor", revelo quais são essa faces do amor, que correspondem às diferentes maneiras de vivenciar esse sentimento. São elas:

- Pathos, o amor paixão

- Philia, o amor amizade

- Ludus, o amor jogador

- Pragma, o amor conveniente

- Agape, o amor altruísta

- Eros, o amor sensual

A seguir, você pode conferir sugestões de filmes e livros que se referem a cada uma das faces.

PATHOS

Filme Atração Fatal (Fatal Attraction, 1987). Nele, o advogado Dan Gallagher (interpretado por Michael Douglas) tem um encontro casual com uma mulher chamada Alex Forrest (interpretada por Glenn Close). O que para Dan significou apenas um encontro fortuito, para Alex assumiu conformações muito mais intensas. Como em geral ocorre com aqueles que vivem o amor enquanto pathos, não há moderação possível. Tudo é vivido em extremos. O comportamento obsessivo de Alex oscila entre a paixão e o ódio, algo sempre comum nessa face do amor: ao mesmo tempo em que adoramos o objeto do nosso amor, sentimos mágoa e raiva a cada momento em que nossas expectativas não são cumpridas.

Livro Romeu e Julieta, de William Shakespeare (1564-1616). Esse romance, hoje considerado um perfeito exemplo do amor juvenil e inconsequente, faz parte de uma tradição de romances trágicos. Sua popularidade decorre justamente do fato de pathos ser uma face do amor que ao mesmo tempo tanto instiga e fascina quanto incomoda. Por um lado, como dizer que o sentimento de Romeu por Julieta (e vice-versa) era amor, se nem sequer chegaram a se conhecer direito? Por outro, como negar que o que eles sentiram era deveras amor, se chegaram a morrer por isso? Romeu e Julieta é, acima de tudo, um conto sobre o poder de pathos.

Livro Ele Simplesmente Não Está A Fim de Você, de Liz Tuccilo e Greg Behrnedeth. Quando estamos apaixonados, corremos o risco de sofrer de cegueira e surdez seletiva. A face Pathos do amor distorce nosso julgamento e faz com que nos paralisemos na esperança, ou seja, em desejos impotentes. Mas e se você tivesse um amigo que te "mandasse a real"? Estes amigos são Liz Tuccilo e Greg Behrnedeth, roteiristas do famoso seriado "Sex and the City", que escreveram o engraçadíssimo "Ele Simplesmente Não Está A Fim de Você". Escrevendo de maneira bem humorada, os autores mostram situações de cegueira apaixonada em grau crônico. Apesar de o livro se dirigir especificamente a mulheres, ele vale para ambos os sexos. Para que não nos deixemos cegar pelas armadilhas da esperança.

PRAGMA

Filme Gente como a Gente (Ordinary People, 1980). A história gira em torno de uma mãe, Beth (representada por Mary Tyler Moore), que luta para manter sua família unida após a morte acidental de um filho. Nesse processo, fica evidente como Beth privilegia a preservação da família, ainda que isso lhe custe os prazeres sexuais e outras satisfações individuais.

Livro "Orgulho e Preconceito”, de Jane Austin. Conter a paixão e censurar os impulsos é uma característica marcante na face Pragma do amor, e é possível ver como tudo isso se processa na maioria dos livros da escritora inglesa Jane Austin. Dentre suas obras, uma das mais emblemáticas de Pragma é "Orgulho e Preconceito". Os personagens, por demais preocupados com a questão da conveniência das relações, vivem uma dinâmica afetiva poderosa e que seguramente irá encantar você.

PHILIA

Filme Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967). O filme é baseado na história real de Bonnie Parker (Faye Dunaway) e Clyde Barrow (Warren Beatty), um casal de assaltantes que aterrorizou os Estados nos anos 1930 do século XX. A marca registrada do relacionamento de Bonnie e Clyde é a profunda cumplicidade e amizade acima de qualquer erotismo (ainda que nenhum dos dois seja exatamente um exemplo de virtude moral). Destaca-se o fato de que Clyde Barrow era sexualmente impotente, de modo que a relação dificilmente poderia se fundamentar no amor carnal.

Filme Uma História Diferente A Different Story, 1978). Conta a história de Albert (Perry King), um gay que se envolve afetivamente com uma lésbica, Stella (Meg Foster,) e a engravida. Duas pessoas que, na convivência diária, descobrem-se tão tomadas pelo amor philia que terminam não conseguindo mais se desgrudar.

Livro Nunca Te Vi, Sempre Te Amei, de Helene Hanff. É um livro que virou filme em 1986 e que ilustra perfeitamente a face Philos do amor. Embora seja relativamente fácil encontrar o filme para assistir, o livro é mais raro, e provavelmente só será encontrado em sebos. Conta a história de duas pessoas, um homem e uma mulher, que jamais se encontraram e constroem uma história de amor baseada sobretudo na amizade e na excitação intelectual mútua. Eles trocam opiniões sobre livros e, ao longo de décadas, afetam profundamente a vida um do outro.

LUDUS

Filme Ligações Perigosas Dangerous Liaisons, 1988). Conta a história de um incrível sedutor, o Visconde de Valmont (interpretado por John Malkovitch), cujo objetivo de vida é criar jogos e manipulações capazes de envolver a mais difícil das mulheres. O filme mostra bem o que acontece quando uma vida é exclusivamente baseada no amor enquanto ludus: pode ser divertido, mas é igualmente perigoso e destrutivo.

Filme Como se fosse a primeira vez (50 First Dates, 2004). Mostra um lado muito mais belo do amor jogador. Conta a história de Henry (Adam Sandler), um rapaz que se apaixona por uma garota chamada Lucy (Drew Barrymore). O problema é que Lucy tem um tipo especial e delicado (além de fictício, vale dizer) de amnésia: ela sempre esquece o dia anterior. Então, Henry então tem que seduzi-la todos os dias, a cada dia inventando uma nova estratégia a cada dia.

Livro As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos. Clássico da literatura francesa, escrito no século XVIII. Conta a história de um grupo de aristocratas dedicado a destruir a vida alheia apenas por tédio e diversão. O objetivo deles é seduzir por seduzir, sem dar importância às consequências de suas ações. Pra você ter ideia da importância desta obra, ela foi adaptada para o cinema onze vezes! A obra ilustra bem o que acontece quando seguimos pelas trilhas de Ludus sem considerar outras faces do amor. Se você é Ludus demais, provavelmente se identificará com algum dos personagens, e poderá refletir melhor sobre sua própria vida.

Livro A Arte da Sedução, de Robert Greene. Perfeito para quem apresenta dificuldades com a face Ludus do amor. Você aprenderá que, ao contrário do que talvez acredita, o amor também é um jogo. Valendo-se de histórias reais e famosas, o autor nos convida a pensar sobre os pontos em que as pessoas falharam ou acertaram. E elabora estratégias para que você se torne um mestre na arte da sedução - o caminho de Ludus.

AGAPE

Filme Irmão Sol, Irmã Lua (Fratello Sole, Sorella Luna, 1972). Somos apresentados à história da vida de dois dos mais queridos santos católicos: Francisco de Assis (interpretado por Graham Faulkner) e Clara (interpretada por Judi Bowker). Ambos dedicaram suas existências a imitar a vida de Cristo, fazendo voto de pobreza e se dedicando a trabalhos assistenciais. Além do fato dessa ser também uma história do amor como philia, por ilustrar a profunda amizade não-erotizada entre São Francisco e Santa Clara, seu foco principal é, sem dúvida, agape: o amor por Deus, pela humanidade e a disposição para o sacrifício pessoal.

Filme O Óleo de Lorenzo (Lorenzo’s Oil, 1992). Narra uma história real: apresenta-nos ao garoto Lorenzo Odone (interpretado por Zack Greenburg), acometido por uma doença rara, supostamente incurável. Ao longo do filme, vemos a luta intensa e dedicada de seus pais, Augusto (interpretado por Nick Nolte) e Michaela (interpretada por Susan Sarandon). A abrangência do resultado da dedicação de Augusto e Michaela é tão incrível que mostra a força do alcance de agape: um tipo de amor que atinge até aqueles que não conhecemos e não fazem parte de nossas vidas.

Livro Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, de André Comte-Sponville. Falar de Agape é falar das mais elevadas virtudes do ser humano. Ainda que não consigamos sustentar estas virtudes o tempo todo, somos capazes de cultivá-las e aumentar nossa capacidade de amar espiritualmente. Um dos mais belos livros sobre qualidades espirituais - e não vinculado a religião alguma - é o "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes", do filósofo francês André Comte-Sponville. Capaz de discorrer sobre os temas mais complexos de uma forma acessível, Sponville é considerado um dos maiores professores de filosofia do mundo. Dele também é o "Tratado do Desespero e da Beatitude", uma das mais belas obras sobre o amor pela vida, esta face do amor à qual chamamos Agape.

EROS

Filme A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980). É um exemplo e tanto do despertar de eros. O filme conta a história de duas crianças, os primos Richard (representado por Christopher Atkins) e Emmeline (representada por Brooke Shields) que, vítimas de um naufrágio, terminam numa ilha aparentemente abandonada. Eles passam anos sobrevivendo nesta ilha, e crescem fortes e saudáveis. Passam os dias pescando e nadando juntos, até que o inevitável acontece: ao se tornarem adolescentes, o desejo sexual irrompe com força total. Richard e Emmeline não fazem ideia do que lhes está acontecendo, e sentem um misto de medo e raiva por estarem submissos a tão estranho impulso. Até que se rendem a eros, e fazem sexo.

Filme O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005). Conta a história de dois rapazes, Ennis (Heath Ledger) e Jack (Jake Gyllenhaal), que trabalham juntos pastoreando ovelhas numa montanha distante. Repentinamente, a atração física se manifesta com força total entre eles, e a relação sexual acontece. Vivendo numa época e lugar marcados pelo machismo e pela homofobia, o amor eros existente entre eles nada tinha de conveniente. Ennis e Jack se tornam amantes secretos, apesar de serem casados com mulheres, pois não conseguem resistir à força da atração. A química entre os rapazes era tão poderosa, que eles mal conseguiam se encontrar sem terminar fazendo sexo.

Livro Kama Sutra, de Vatsyayana. Um dos mais importantes livros sobre a face Eros do amor, tanto para os que exageram na dose quanto para aqueles que sentem dificuldade com esta força, é o clássico do oriente, o "Kama Sutra", escrito por Vatsyayana. Você descobrirá que uma relação sexual é bem mais do que apenas buscar o orgasmo. Entenderá que o "durante" é tão importante quanto o resultado, e ampliará consideravelmente a sua capacidade de sentir e dar prazer. Para os homossexuais, há a versão para gays e lésbicas escrita por Alicia Galotti.

Faça uma análise profunda sobre você através da Numerologia. Clique aqui e leia uma amostra grátis do seu Mapa Numerológico.

* Quer saber mais sobre as faces do amor? Alexey Dodsworth, autor do livro "Os seis caminhos do amor", fará uma palestra gratuita em SP, sobre as faces do amor. Na ocasião, o especialista discutirá como evitar frustrações na vida amorosa. O evento ocorrerá na livraria Saraiva do Morumbi Shopping.

Alexey Dodsworth

Astrólogo há mais de vinte anos, graduado em Filosofia e membro da Central Nacional de Astrologia. Autor do livro Os Seis Caminhos do Amor e das interpretações de Astrologia, Tarot e Runas do Personare.

Por Alexey Dodsworth

Atualizado em 11 Fev 2014.