Guia da Semana

Este evento terminou

Ícone da escultura nacional e criador de grandes monumentos e obras resolveu se inspirar nos primeiros habitantes do Brasil para montar a exposição que ocupa a galeria da Caixa Cultural. Em A Arte Indígena de Victor Brecheret, estão 29 esculturas e 23 desenhos, inspirados na cultura indígena, brasilianista e marajoara, oriunda da Ilha do Marajó, no Pará.

A terracota e a madeira são alguns dos materiais utilizados pelo artista para entalhar lendas e mitos indígenas, como as obras A Luta da Onça, Veado Enrolado e O Índio e a Suaçuapara, que ganhou o prêmio de melhor escultura nacional na 1ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1951. Em três grandes pedras, Brecheret entalhou a história de uma índia e um peixe.

Considerado um dos precursores do Modernismo no país, Victor foi influenciado por Mário de Andrade para abrasileirar sua produção. Esta fase indígena é considerada a terceira na trajetória do artista, mas outros momentos e trabalhos também ajudaram a consagrá-lo no mundo artístico. É dele o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, e O Fauno, no Parque Trianon.

Fotos: Rômulo Fialdini e Fabiana Modesto

Mapa do local

A Arte indígena de Victor Brecheret

Data Sáb 01 Jan 2000
até 11 de maio.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) terça, quarta e quinta, 10h às 19h; sexta, sábado e domingo, 10h às 21h.

Endereço
Rua Conselheiro Laurindo, 280, 80060-100

Telefone (41) 2118-5114