Guia da Semana

No cinema, os personagens dos quadrinhos estão roubando a cena, e na telinha está acontecendo o mesmo. Com o sucesso de Arrow, sobre o Arqueiro Verde, a CW está produzindo uma série derivada, sobre Barry Allen, o Flash. Além disso, a parceria da Marvel com a Netflix renderá quatro seriados de super-heróis - Demolidor, Jessica Jones, Punho de Ferro e Luke Cage - e uma minissérie com oito capítulos focada nos Defensores, tudo previsto para 2015.

Mas a aparição de super-heróis na televisão não é uma novidade. O famoso Batman de Adam West , de 1966, é uma prova disso. Além do homem-morcego, o Superman também fez sucesso na década de 90, com Lois & Clark, e, depois de 2001, em Smallville.

Para você conhecer, e relembrar, as melhores produções com personagens dos quadrinhos para a TV, o Guia da Semana separou 5 séries sobre super-heróis. Confira:

Arrow (2012)

Renovada para sua 3ª temporada, a série sobre o Arqueiro Verdeé um verdadeiro sucesso no canal norte-americano CW. Stephen Amell interpreta o jovem bilionário Oliver Queen, que é dado como morto após um grande naufrágio e rotrna com vida cinco anos depois. Ele esconde a verdade sobre quem se tornou, tenta se reconciliar com a antiga namorada e secretamente cria Arrow, um vigilante que luta contra os males da sociedade.

Heroes (2006 - 2010)

Entre as mais recentes produções sobre super-heróis, está Heroes, que teve sua última temporada exibida em 2010 nos Estados Unidos e retorna no próximo ano em um especial da NBC, chamado Heroes Reborn. A trama contava a história de pessoas comuns que descobrem ter superpoderes (telepatia, transmutação, teletransporte, capacidade de voar) e se unem para proteger o planeta. Criada por Tim Kring, foi a primeira série de drama a ganhar uma indicação ao Globo de Ouro antes mesmo do término de sua primeira temporada.

Smallville (2001 - 2011)

Transmitida no Brasil pela Warner e pelo SBT (com o título de Smallville: As Aventuras do Superboy), a série conta a trajetória de Clark Kent (Tom Welling), que reside na cidade fictícia de Smallville, Kansas, durante os anos antes dele se tornar o super-herói conhecido como o Superman. Ele tem de lidar com os problemas típicos de um adolescente, ao mesmo tempo em que se acostuma com seus poderes, como a super-força e a visão de raio-x.

Lois & Clark (1993 - 1997)

A série da ABC foi exibida no Brasil pela Warner, pela Globo e também pelo SBT. A trama focava na relação de Lois (Teri Hatcher) e Clark (Dean Cain), à medida que evoluía - primeiro como repórteres que trabalhavam juntos e posteriormente como um casal. Mas não pense que foi uma série sem ação, muitos vilões da DC Comics apareceram durante as temporadas e o Superman estava sempre defendendo Metropolis.

Batman de Adam West (1966 - 1968)

O Batman interpretado por Adam West é um verdadeiro clássico, aclamado pelos fãs até hoje. Permeado por um tom cômico, o seriado trazia um Batman meio fora de forma e um Robin um tanto quanto magricela, mas que estavam sempre prontos para combater o mal. Não podemos esquecer, claro, das onomatopeias para socos e golpes utilizadas nas lutas e da trilha de abertura, que ficou para sempre na cabeça de todos.

Por Luísa Venter

Atualizado em 9 Mai 2014.