Guia da Semana

"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé", já dizia o músico Dorival Caymmi, que entra nessa lista como homenageado pela Mangueira, em 1986 com o samba-enredo “Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm”.

+ Pagodes para relembrar os anos 90
+ Músicas do axé que marcaram época

Como este tema de uma das maiores escolas do Rio de Janeiro, muitos outros foram inesquecíveis e até hoje são lembrados não só por quem curte Carnaval, mas também por quem tem um pezinho no samba. Para relembrar esses sucessos, selecionamos alguns sambas-enredos que fizeram história.

Salgueiro – “Explode Coração” (1993)

Há pouco mais 20 anos, a Salgueiro entrou na Sapucaí e eternizou seu desfile “Peguei um Ita no Norte” contando a história da viagem costeira entre Belém e o Rio de Janeiro feita a bordo do vapor "Itapé". A escola levou o titulo de campeã naquele ano.

União da Ilha do Governador – “É hoje O Dia” (1982)

Também é um dos mais conhecidos e regravados da história do Carnaval. A União da Ilha do Governador entrou na Sapucaí levando uma história baseada na obra do cartunista Lan, famoso por retratar a alegria do carnaval.

Mocidade - Sonhar não custa nada! Ou quase nada (1992)

Este ano a Mocidade de Padre Miguel não foi a escola vencedora, mas levantou a galera na Avenida com uma das melhores composições de Paulinho Mocidade.

Mangueira - Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu (1994)

Quem nunca ouviu esse samba é porque não curte Carnaval mesmo ou não é brasileiro. Apesar da escola ter ficado em 12º lugar, o samba-enredo é considerado por parte da crítica como um dos mais empolgantes da história do Carnaval. Repare que a música começa nas vozes do Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Bethânia.

Gaviões da Fiel – Coisa Boa é Pra Sempre (1995)

A escola corintiana foi campeã pela primeira vez com o samba “Coisa Boa é Pra Sempre”. Naquele anos a Gaviões levou 3.500 pessoas pata Avenida e depois disso se posicionou entre as melhores escolas de samba de São Paulo.

Vai-Vai – “A Rainha, à noite tudo transforma” (1996)

Diretamente do Bixiga, a escola é uma das mais tradicionais de São Paulo e é a escola com o maior número de títulos do Grupo Especial. Em 1996, entrou pra Avenida pra ganhar e levantou geral com um dos maiores hits dos sambas-enredo da cidade.

Império Serrano - Aquarela Brasileira (1964)

É um clássico do sambas-enredos. Silas de Oliveira compôs o samba para a Império Serrano em homenagem a música “Aquarela Brasil”, de Ary Barroso. “Aquarela Brasileira” tão ícone que a escola fez uma reedição do enredo em 2004.

Mangueira - Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm (1986)

Nem precisa dizer que o músico baiano Dorival Caymmi foi tema do enredo da Mangueira em 1986 e foi com um dos maiores sambas da Sapucaí que a escola foi campeã naquele ano. "Tem xinxim e acarajé, tamborim e samba no pé", lembra do refrão?

Imperatriz Leopoldinense – Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós (1989)

Foi inspirado no refrão do Hino da Proclamação da República e é um dos mais conhecidos da história do Carnaval carioca. O enredo contou a história do fim da monarquia brasileira e a proclamação da república tendo como personagens históricos, D. Pedro II, princesa Isabel e marechal Deodoro.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 3 Jan 2014.