Guia da Semana

Popularizadas no Brasil no início dos anos 80 pelo SBT – Sistema Brasileiro de Televisão – as novelas mexicanas têm gerado opiniões controversas por todo o país. Há quem ame e quem odeie. Mas é impossível permanecer indiferente perante esse gênero televisivo.

+ Relembre algumas das melhores novelas produzidas pelo SBT
+ Conheça os melhores desenhos lisérgicos da TV
+ Confira o resumo das novelas no Guia da Semana

Histórias recheadas de clichés, mocinhas inocentes, galãs bonitões e uma megera malvada com um plano infalível para separar o casal, até hoje as novelas mexicanas prendem a atenção do público brasileiro. Veja agora as que mais fizeram sucesso no Brasil.

Marimar

Uma jovem muito pobre que vive em uma vila de pescadores, acaba se apaixonando por Sérgio, único herdeiro de uma família muito rica. Sérgio de aproveita da inocência de Marimar, e se aproxima da garota iniciando um relacionamento romântico apenas para provocar a família, e se vingar do pai e da madrasta. Com o tempo, o rapaz acaba se rendendo aos encantos da moça, se apaixonando perdidamente por ela.

Exibição original no México: 1994

Primeira exibição no Brasil: 1996

Rubi

Rubi é uma jovem e linda estudante que só quer saber de enriquecer. Na faculdade, ela se torna amiga de Maribel, uma jovem milionária com um problema na perna. Maribel é noiva de Heitor, também jovem e milionário. Rubi acaba se envolvendo com um amigo do casal, Alessandro, de quem acaba ficando noiva. Porém, um dia antes do casamento, Rubi se separa de Alessando, pois descobre que o rapaz é pobre. Ambiciosa, a moça decide separar Maribel e Heitor para se casar com ele e assim, finalmente se tornar milionária.

Exibição original no México: 2004

Primeira exibição no Brasil: 2005

Rosalinda

Jovem linda e muito alegre. Trabalha como florista para ajudar nas despesas de casa. Certo dia, Rosalinda conhece Fernando José, e os dois acabam se apaixonando perdidamente. O que a jovem não sabe, é que sua verdadeira mãe está na prisão, acusada de ter matado o pai de Fernando José a vinte anos atrás.

Exibição original no México: 1999

Primeira exibição no Brasil: 2001

A Usurpadora

Uma das novelas mexicanas de maior sucesso no Brasil. Conta a história de Paola e Paulina, duas mulheres idênticas na aparência, porém, com vidas completamente diferentes. Paola é casada com Carlos Daniel Bracho, com quem tem dois filhos. Já Paulina, solteira, vive uma vida muito humilde. Cansada de seu casamento, Paola arma um plano para fazer com que Paulina se passe por ela, vivendo um ano na mansão da família Bracho. Desta forma, Paola poderia curtir a vida, viajando com seus amantes.

Exibição original no México: 1998

Primeira exibição no Brasil: 1999

Maria Mercedes

Quando sua mãe abandona a família, a jovem Maria Mercedes é obrigada, juntamente com seus irmãos, a trabalhar nas ruas vendendo flores e bilhetes de loteria. Santiago del Olmo, um homem muito rico, sabendo que está muito doente e prestes a morrer, resolve se casar com Maria apenas para se vingar de sua ambiciosa família que só quer saber de sua herança. Após a morte de Santiago, Maria se torna a chefe da família, e acaba se apaixonando por Jorge Luiz primo de Santiago.

Exibição original no México:1992

Primeira exibição no Brasil: 1996

Maria do Bairro

A novela conta a história da jovem Maria, que após a morte de sua madrinha, fica completamente sozinha no mundo. Maria pede ajuda ao padre Honório para lhe conseguir um lugar para morar e trabalhar. O milionário Fernando De la Veja, resolve ajudar Maria, a pedido do padre. Ao mudar-se para a mansão, Maria é desprezada por toda a família de Fernando. Com o tempo, e após algumas aulas de etiqueta, a moça acaba conquistando quase todos na família, inclusive, o coração de Luis Fernando, filho mais velho de Fernando De la Veja.

Exibição original no México: 1995

Primeira exibição no Brasil: 1997

Se você é fã de uma boa história de amor, recheada de tramas de vingança, traição, porém com finais felizes, você com certeza irá adorar uma das novelas citadas neste artigo ou, quem sabe, todas elas!

Atualizado em 3 Jan 2014.