Guia da Semana

As chuvas de meteoros são um dos poucos eventos astronômicos que podem ser observados a olho nu. E no final de 2013 e também em 2014, será possível conferir aqui do Brasil diversos fenômenos.

+ Veja também a chuva de meteoro Oriônidas
+ Veja também a chuva de meteoro Geminídeas
+ Veja também a chuva de meteoro Perseidas

Condições

São diversas as condições para observação que influenciam na quantidade de meteoros que podem ser vistos: a poluição luminosa, a presença de nuvens e da Lua em suas fases mais luminosas, por exemplo, podem reduzir consideravelmente a quantidade de meteoros observados, pois o brilho dos meteoros mais fracos é ofuscado pelas fontes luminosas ou obstruídos por barreiras físicas.

Melhor horário

Devido à rotação da Terra, o melhor horário para observar uma chuva de meteoros é de madrugada, pois esta parte do planeta "colide" com os meteoroides no espaço, fazendo com que a frequência de meteoros nesse horário aumente. Esse fenômeno pode ser comparado a um carro andando em uma rodovia, onde os flocos de neve, por exemplo, atingem com mais frequência a parte dianteira do veículo em relação à parte de trás.

Meteoros

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.

Confira a agenda com as próximas chuvas de meteoros que você poderá observar aqui mesmo do Brasil:

21 e 22 de outubro de 2013


Entre 25 de setembro e 25 de novembro, ocorre uma grande chuva de meteoros, conhecida como Oriônidas, os fragmentos dessa chuva vêm do Cometa Halley, quando a Terra cruza sua órbita. Neste ano a chuva vai acontecer perto do equador celeste, ou seja, será igualmente visível em ambos os hemisférios norte e sul. Saiba mais.

17 e 18 de novembro de 2013


Assim como todos os anos em novembro, a chuva de meteoros Leonídeas pode ser observada da Terra, e os brasileiros podem conferir o fenômeno de suas casas a olho nu. Com radiante na constelação de Leão, a chuva de meteoros Leonídeasterá seu pico entre os dias 17 e 18 de novembro de 2013 e, em média, poderão ser observados até 10 meteoros por hora. Saiba mais.

13 e 14 de dezembro de 2013


As Geminídeas são uma chuva de meteoros causadas pelo asteroide 3200 Faetonte, o que faz dos Geminídeos, junto com os Quandrantídeos, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa. O pico desta chuva de meteoros acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2013. Saiba mais.

21 e 22 de abril de 2014


A chuva de meteoros Lirídeas, na constelação de Lira, acontece todo mês de abril, e em 2014 seu auge será na madrugada de segunda para terça (22), às 3h, no hemisfério Sul. Serão cerca de 20 explosões por hora no ponto máximo. Saiba mais.

5 e 6 de maio de 2014


A Eta Aquarídea é uma chuva de meteoros cujo radiante está localizado na constelação de Aquário. Seu pico em 2014 acontece nos dias 5 e 6 de maio, poderão ser observados até 30 meteoros por hora. Saiba mais.

27 e 28 de julho de 2014


Com pico entre os dias 27 e 28 de julho de 2014, a chuva de meteoros Delta Aquarídeas tem seu radiante também na constelação de Aquário. Durante sua passagem pela Terra, poderão ser observados até 10 meteoros por hora. Saiba mais.

11 e 12 de agosto de 2014


A anual chuva de meteoros Perseidas, conhecida popularmente como "lágrimas de San Lorenzo", acontecerá de novo em 2014, com pico entre os dias 11 e 12 de agosto. A taxa média de meteoros por hora será de 15 e seu radiante está na constelação de Perseu. Saiba mais.

Por Marina Marques

Atualizado em 21 Out 2013.