Guia da Semana

Foto: Getty Images


No verão, os cuidados com o corpo aumentam consideravelmente, principalmente entre o público feminino. Algumas partes do corpo merecem cuidado redobrado, como a pele, os cabelos e as unhas, pois sofrem agressões do sol e dos banhos de mar e piscina. Uma boa alimentação é essencial para manter a saúde e beleza dessas partes. Se houver carência nutricional, de nada adiantará fazer hidratações naquele salão caríssimo, ou pedir para a manicure polir a sua unha até deixá-la branca. Se você não se alimentar bem, ou tiver carências nutricionais por algum motivo, o seu cabelo, unha e pele vão sofrer!

Por isso, preparei um guia pró-verão para você! Alguns alimentos devem fazer parte de seu cotidiano para ter o resultado desejado. Vamos começar pela pele, já que é o maior órgão do nosso corpo. Para ter uma pele saudável, você deve se preocupar em comer e se hidratar bem. O processo sempre começa de dentro pra fora. Dessa forma, é necessário ver com cuidado o seu cardápio. Fique atenta para o que não pode faltar:

- Licopeno: é um antioxidante essencial para a pele. Ele não só retarda o envelhecimento como ameniza seus sinais, já que o antioxidante age nas células, melhorando o aspecto da pele. Prova disso é que a indústria farmacêutica de cosméticos em Paris já viu e já aprovou: vários cosméticos ou nutricosméticos que já possuem em sua composição o licopeno. Você o encontra no tomate, na goiaba, ou no próprio suco de tomate. Há também a versão em cápsulas, em farmácias e casas de produtos naturais.

- Ômega-3: age como um anti-inflamatório e é ótimo para acne e dermatites. Age como um lubrificante natural, atuando na hidratação da pele. É encontrado em peixes e na linhaça.

- Polifenóis: mais uma vez vamos falar dos antioxidantes. Não dá pra ficar sem eles e ter uma pele bonita e saudável. Use e abuse dos polifenóis da uva ou das berries - família das amoras. Pode ser cranberry, blueberry, blackberries (amoras), açaí, ameixas, etc. As frutas vermelhas e roxas devem ser o seu alvo neste verão!

- Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares na pele e, também, agem como antioxidantes, retardando o envelhecimento.

- Zinco: exerce proteção contra a acne e tem função antioxidante. Podemos encontrá-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amêndoas.

- Carotenoides: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas, estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. A ingestão de cápsulas de betacaroteno 15 dias antes da exposição solar gera um bronzeado maravilhoso e reduz aspecto de vermelhidão pós-sol. Mas cuidado com o excesso, pois a pele pode realmente ficar alaranjada!

- Água limpa e sem contaminantes: por fim, evite tomar água em embalagens de plástico, devido às contaminações do próprio plástico. Prefira águas em recipientes de vidro ou água de purificadores.


Faça em casa:
Suco Pró-Verão

Ingredientes
100 ml de suco de amora orgânico
1 colher de farinha de linhaça
2 castanhas do pará
100 ml de água de coco


Preparo
Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

Leia as colunas anteriores de Fernanda Granja:

Nutritiva e saudável

Mais energia e disposição

Cuide do seu intestino

Quem é a colunista: Fernanda Granja.

O que faz:
Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição Funcional, Fisiologia do Exercício e Pediatria.

Pecado Gastronômico: biscoito de queijo.

Melhor lugar do mundo: o aconchego da minha casa ao lado do maridão.

O que está ouvindo no rádio, no carro, mp3, iPod: De tudo um pouco, sou bem eclética!

Fale com ela: www.drafernandagranja.com


Atualizado em 6 Set 2011.