Guia da Semana

O Grammy Awards 2013 já anunciou os indicados da 55ª edição da premiação mais importante da música e, neste ano, não está fácil fazer apostas. Entre os mais indicados estão Frank Ocean, Fun. e The Black Keys, que aparecem em seis categorias. Artistas como Jay-Z e Kanye West também podem levar prêmios importantes e aparecem com mais de uma canção na mesma categoria.

+ Conheça os indicados ao Oscar 2013
+ Veja os favoritos ao Oscar 2013
+ Confira os indicados ao Framboesa de Ouro 2013

A entrega do Grammy acontece em 10 de fevereiro, em Los Angeles, e vai ser transmitido ao vivo pelo canal pago TNT, com apresentação do rapper LL Cool J. Confira os favoritos ao Grammy Awards abaixo.

Mumford & Sons – 6 indicações

O Mumford & Sons é uma banda de folk britânica muito criativa que conseguiu destaque nesta edição do Grammy com o segundo álbum da carreira, Babel, produzido por Markus Dravs, que já trabalhou com Coldplay, Arcade Fire e Björk. Eles fizeram a música tema da animação Valente, em pareceria com a cantora Birdy - que também vale a pena ser escutada.

Categorias: Produtor do ano (Markus Dravs, pelo disco Babel); Álbum do ano (Babel); Melhor performance de rock; Melhor música (I will wait); Melhor música de rock (I will wait); Melhor música tema (Lean me right, com Birdy para o filme Valente)

Fun. – 6 indicações

Donos do hit We Are Young, gravado com participação da cantora Janelle Monaé, a banda norte-americana Fun. aparece em seis categorias que celebram o sucesso da música que ocupou rankings em todo o mundo e passou mais de 30 semanas na lista Hot 100, da Billboard. Some Nights é o terceiro álbum da banda e o segundo em estúdio.

Categorias: Música do ano (We are Young); Álbum do ano (Some Nights); Artista revelação; Melhor duo pop (We are young, com Janelle Monaé); Melhor álbum vocal de pop (Some Nights); Produtor do ano (Jeff Bhasker, pelo disco Some Nights)

Frank Ocean – 6 indicações

Channel Orange é o primeiro álbum de estúdio de Frank Ocean, porém, ele trabalha como compositor há um tempo fazendo música para artistas como Justin Bieber e John Legend. Ele também faz parte do coletivo de rap Odd Future e, aos 26 anos, já lidera as paradas com seu disco de estreia e começa parcerias com músicos do calibre de Jay-Z e Beyoncé.

Categorias: Música do ano (Thinkin bout you); Álbum do ano (Channel Orange); Artista revelação; Melhor álbum contemporâneo (Channel Orange); Melhor colaboração em música de rap (No Church In The Wild); Melhor vídeo curto (No Church In The Wild)

The Black Keys - 6 indicações

Ótimo ano para a dupla The Black Keys que aparece em seis categorias com o disco El Camino, sétimo trabalho de estúdio de Dan Auerbach e Patrick Carney. Com mais de dez anos de estrada, já fizeram sucesso como banda de rock independente, mas desde Brothers, lançado em 2010, virou a queridinha da cena alternativa em várias partes do mundo e vêm ao Brasil tocar no Lollapalooza.

Categorias: Produtor do ano (Dan Auerbach); Música do ano (Lonely Boy); Álbum do ano (El Camino); Melhor performance de rock (Lonely Boy); melhor canção de rock (Lonely Boy); melhor álbum de rock (El Camino)

Jay-Z - 6 indicações

O homem que dispensa apresentações é rapper, produtor, compositor, marido da Beyoncé e sucesso garantido. Com seis indicações ao Grammy em quatro categorias, ele vai disputar com o parceiro Kanye West os prêmios pela música No Church in The Wild, do álbum Watch the Throne, gravado em dueto.

Categorias: Melhor performance de rap (N****s In Paris/ I Do); Melhor colaboração em canção de rap (Talk That Talk, com Rihanna/ No Church in The Wild, com Kanye West); Melhor canção de rap (N****s In Paris); Melhor vídeo curto (No Church In The Wild)

Kanye West - 6 indicações

O polêmico rapper Kanye West aparece em quatro categorias com seis indicações bem parecidas com as de Jay-Z, seu parceiro não só no projeto Watch the Throne, mas também na produção do disco Cruel Summer, que lançou a música Mercy.

Categorias: Melhor performance de rap (N****s In Paris/ Mercy); melhor colaboração em canção de rap (No Church In The Wild); Melhor canção de rap (Mercy/ N****s In Paris); Melhor vídeo curto (No Church In The Wild)

Miguel – 6 indicações

Outro nome com boas indicações ao Grammy é o norte-americano Miguel. Novato no R&B, o cantor de 26 anos é compositor, produtor e guitarrista e tem sido bastante comentado por seu segundo álbum de estúdio, Kaleidoscope Dream, produzido por Salaam Remi, que já trabalhou com Amy Winhehouse, Nelly Furtado e Nas.

Categorias: Produtor do ano (Salaam Remi); Música do ano (Adorn); Melhor performance R&B (Adorn); Melhor música de R&B (Adorn); Melhor álbum contemporâneo (Kaleidoscope Dream); Melhor música de rap (Lotus Flower Bomb)

Atualizado em 13 Fev 2013.