Guia da Semana

Esqueça o piano de chão tocado por Tom Hanks em “Quero Ser Grande”. Esqueça as armadilhas inventadas por Macaulin Culkin em “Esqueceram de Mim” ou os ensinamentos do Senhor Miyagi em “Karate Kid”. A Sessão da Tarde está com os dias contados.

+ Relembre 15 clássicos da Sessão da Tarde
+ Confira a programação de TV

+ Saiba quais são os filmes da semana na TV
+ Conheça a nova série de Michael J. Fox na TV

As emissoras da TV aberta vêm tentando de tudo para alavancar a audiência dos filmes em sua programação – ameaçada pela popularização da TV a cabo e dos serviços de streaming pela internet. Em outubro, a Globo colocou no ar o drama "Cisne Negro", sucesso nos cinemas em 2011, e a Record investiu na superprodução "Avatar", mas nenhum dos dois conseguiu segurar os espectadores.

Como resultado, as sessões de filmes vêm sendo empurradas para a madrugada e acordos de longa data, como o do SBT com a Warner, não serão renovados no ano que vem. Na Globo, apesar da recente reforma visual da Sessão da Tarde, os números conspiram para o encerramento das atividades: de 18,3 pontos em 2003 para apenas 11 em 2013.

O desempenho da Tela Quente, principal vitrine cinematográfica da Globo, é igualmente alarmante: de 35,2 pontos em 2004 para apenas 19,9 neste ano, o que mostra que o problema não está apenas no horário da tarde.

Por Juliana Varella

Atualizado em 29 Out 2013.