Jardim de inverno

Dois paisagistas consagrados contam tudo o que precisa saber para montar um jardim de inverno aconchegante

Última publicação: 04/01/2012

  • Confira dicas para montar um jardim de inverno estiloso

    Confira dicas para montar um jardim de inverno estiloso
    Créditos: Getty Images

Manter a casa em contato com a natureza é prazeroso em qualquer época do ano. Em um país tropical como o nosso, é possível manter a beleza natural de um jardim mesmo com as baixas temperaturas da estação mais fria do ano. Uma alternativa que casa perfeitamente com essa idéia é o Jardim de Inverno.

Esse estilo peculiar de jardinagem era muito usado na Europa, por volta do século 17, e surgiu como um espaço de conveniência, visto como uma extensão de seus casarões. O estilo original - que conta com grandes janelas e teto de vidro - ainda inspira muitos jardins de Inverno atualmente.

O espaço conquistou, posteriormente, função decorativa e a necessidade de ser aconchegante. "Sua principal função é ser acolhedor e se tornar um ambiente onde as pessoas ficam mais próximas, sentadas em poltronas ou bancos confortáveis", explica arquiteto paisagista Benedito Abbud

Essencial para saber


É importante que um jardim de inverno tenha cobertura, de acordo com a paisagista Gigi Botelho. "No entanto, é essencial a incidência de luz natural ou até mesmo artificial para o cultivo das plantas, para isso, existem, hoje, coberturas automatizadas que podem ser abertas e fechadas ao toque de um botão", explica.

Ela completa que o principal cuidado que se deve ter com as plantas de um jardim de inverno é a rega, principalmente nos períodos chuvosos, pois as plantas que estão no local não estão tomando chuva e precisam de água.

Onde montar o seu

Não há restrições de lugar ou espaço mínimo necessário para ter um jardim de Inverno. Pode ser montado em qualquer lugar da casa, até mesmo em espaços sem gramas ou árvores. Apenas alguns vasos com as plantas certas, pedras, uma parede forrada de folhagens verde e um esquema de irrigação adequado, já é possível compor esse estilo de jardim, segundo Gigi.

No entanto, os principais lugares em que são feitos jardins de Inverno em casas são os terraços, as salas anexas aos cômodos e até embaixo de escadas. "Em apartamentos são mais comuns estarem presentes nas coberturas, por causa da incidência do sol", revela a paisagista.

Abbud completa que está em alta fazer Jardim de Inverno nas coberturas ou nas varandas dos apartamentos, fechando com vidros. Outro espaço que fica maravilhoso - e se alinha com as tendências - são os telhados. "Fazer um minijardim de Inverno na cobertura fica lindo e não dá muito trabalho", ressalta.

O que está na moda



A tendência agora é fazer jardins na vertical, e isso inclui os conceitos de inverno. "As pessoas estão cada vez com menos espaço disponíveis em casa e isso faz com o que as salas sejam projetadas de maneira multifuncional. Assim, pode-se fazer uma parede verde para criar um jardim no ambiente", informa Gigi Botelho, que apresentou o elogiado jardim vertical na Casa Cor 2011 em que as plantas eram misturadas com elementos inusitados para o ambiente, como malas, chaleiras e livros, em uma estante de madeira.

A parede verde pode ser vista de diferentes maneiras, como em blocos de concreto, com vasinhos pendurados ou em forma de um quadro - com acabamento em madeira, metais ou plásticos. Benedito Abbud lembra que o precursor da técnica foi o designer francês Patrick Blanck, cujo método utiliza feltro e água escorrendo para o cultivo de folhagens na vertical.

"Porém, acredito que o mais resistente é o que se chama Green Wall, que é um elemento cerâmico com floreiras horizontais. A irrigação é feita com gotejamento, as folhagens e flores são plantadas diretamente na terra. Não danifica a parede, pois pode ser construída de dois a três centímetros de distância", destaca Abudd.

Gigi fala ainda sobre outra tendência no setor: a tecnologia, principalmente através da irrigação automática. Os novos métodos de rega levam praticidade ao dia a dia das pessoas, já que elas estão cada vez mais com menos tempo. "As plantas que mais usamos para os jardins verticais são: hera, dinheiro-em-penca, aspargus, cissus, samambaia, barriga-de-sapo e véu-de-noiva", explica.

Copie esta ideia



O arquiteto paisagista Benedito Abudd enumerou todos os itens que ele considera fundamental para montar um jardim de inverno ideal.


Comentários

Destaques do guia