Guia da Semana

Como você costuma assistir séries na Netflix? É daqueles viciados que começa o primeiro episódio na sexta e termina o último no sábado? Os assinantes da rede do mundo todo estão criando suas próprias regras para assistir TV e, ao invés de ver um episódio por semana, fazem maratonas de suas séries favoritas, terminando, em média, uma temporada inteira em uma semana. Entretanto, apesar de a maratona já ter se consagrado como hábito, nem todas as séries têm esse tratamento e este foi o tema da última pesquisa realizada pela rede, revelando o "Índice de Maratonas", que indica quais séries são devoradas em pouquíssimos dias e quais são saboreadas, em episódios homeopáticos.

A Netflix analisou a visualização de mais de 100 séries de TV ao redor de mais de 190 países e constatou que um assinante focado em completar uma série assiste a pouco mais de duas horas diárias até terminar uma temporada. Utilizando essa referência para classificar séries, foram descobertas tendências interessantes. Por exemplo, tramas com ação e energia são devoradas, enquanto dramas instigantes são saboreadas.

Séries como "Sense8", "Orphan Black" e "The 100" conquistam e dominam os sentidos, sendo difícil desgrudar delas. Já elementos clássicos de terror e suspense são um tiro certeiro, colocando séries como "The Walking Dead", "American Horror Story" e "The Fall" entre aquelas que são devoradas. Da mesma maneira, comédias com um toque dramático, como "Orange is The New Black", "Nurse Jackie" e "Grace & Frankie", despertam a curiosidade, e sempre se encontra um tempinho para "só mais um episódio".

Não é surpresa que histórias mais complexas como "House of Cards" e "Bloodline" sejam saboreadas aos poucos, assim como séries repletas de detalhes ambientadas em outras épocas, como "Peaky Blinders" e "Mad Men". Talvez menos óbvias sejam as comédias irreverentes como "BoJack Horseman", "Love" e "Unbreakable Kimmy Schmidt". Piadas que alfinetam a vida moderna e personagens divertidos com defeitos como os nossos nos levam a saborear esses títulos.


Confira abaixo os índices global e brasileiro:

GLOBAL

BRASIL

Por Nathália Tourais

Atualizado em 20 Jun 2016.