Guia da Semana

Foto: TV Globo / João Miguel Jr

Rodrigo Lombardi será o ilusionista Herculano Quintanilha

O misticismo e as emboscadas de um antigo nome voltam à tona na tela da TV. No próximo dia 12, o enigmático Herculano Quintanilha ressurge nas noites da emissora carioca, de segunda a sexta-feira, às 23h. Dessa vez em forma de macrossérie, O Astro é a grande aposta da Globo para comemorar os 60 anos da teledramaturgia brasileira. Exibido originalmente como novela entre 1977 e 78, o sucesso escrito por Janete Clair promete muitas novidades e se tornar novamente a vedete da telinha.

Em sua primeira versão, quem deu vida ao protagonista anti-herói foi o eterno galã Francisco Cuoco, que agora passa, literalmente, o bastão ao novo queridinho da TV, Rodrigo Lombardi. Além disso, nomes como Carolina Ferraz, Humberto Martins, Alinne Moraes, Regina Duarte, Daniel Filho, Thiago Fragoso e outros conhecidos do público pretendem reviver de forma moderna os personagens que fizeram sucesso na época.

Ilusionista de araque

O enredo conta a história do trambiqueiro Herculano, que é passado para trás por seu melhor amigo Neco (Humberto Martins). O protagonista pretende deixar a pequena cidade onde mora e, para isso, decide arrecadar fundos para uma reforma na igreja, fazendo um reparo simples no local, para ficar com parte do dinheiro. Daria tudo certo se seu parceiro não fugisse levando embora o montante arrecadado. Após ser quase linchado pela população local, Herculano é preso, julgado e condenado a oito anos de prisão.

Foto: TV Globo / João Miguel Jr

Na versão original, Francisco Cuoco era o protagonista e agora fará participação no remake

Na penitenciária, ele conhece o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco), um mestre do ilusionismo. Muito próximos, o ilusionista passa seus conhecimentos a Herculano que, anos depois, se transforma no Professor Astro, um mágico que promove shows em um teatro no centro do Rio de Janeiro. Durante suas apresentações, reencontra o parceiro traidor e, em seguida, se envolve com seu grande amor Amanda (Carolina Ferraz) e vive muitas histórias em meio ao contexto de uma rica família, dependente do poderoso Salomão Hayalla.

Quem é quem

Assim como o personagem principal causou grande polêmica por ir na contramão dos mocinhos tradicionais - afinal, ele é um charlatão e trambiqueiro - a trama de Janete Clair inovou o cenário da dramaturgia por estampar pela primeira vez um nu masculino - Tony Ramos era Marcio, filho de Salomão Hayalla, que abre mão dos bens do pai e sai de casa sem roupa - e ser uma das pioneiras dos famosos mistérios de assassinatos.

Durante cerca de cinco meses os telespectadores tinham apenas um assunto: "Quem matou Salomão Hayala?". E, no remake, a pergunta não poderia ficar de fora. De acordo com informações da emissora, o ricaço irá morrer. Na versão de 1977 o amante de sua esposa Clotilde Hayala (agora Regina Duarte), Felipe Cerqueira (Henri Castelli, que viverá um bissexual) foi o assassino. Porém, dessa vez, o responsável pela morte do empresário deve ser outro personagem.

Foto: TV Globo / João Miguel Jr

Alinne Moraes será Lili, a taxista que fez sucesso e foi interpretada por Elizabeth Savalla

Na versão atual, haverá muitas referências ao original de 1977. O tema de abertura da novela, Bijuterias, de João Bosco, está de volta. Além disso, Francisco Cuoco faz uma participação como o mestre Ferragus e Daniel Filho, que dirigiu a primeira novela, será Salomão Hayala.

Outro papel que fez muito sucesso da trama original foi Lilian Paranhos, a Lili. Interpretada por Elizabeth Savalla, era o grande amor de Marcio Hayalla. Eles se conhecem depois que o filho revoltado do empresário foge do hospício que foi internado. A humilde taxista e o filho revoltado serão vividos dessa vez por Alinne Moraes e Thiago Fragoso.

Caso a macrossérie registre bons índices, a Rede Globo pretende produzir outros remakes para serem exibidos no mesmo horário de alguns títulos que foram sucesso no mesmo formato de O Astro.

Atualizado em 10 Abr 2012.