Guia da Semana

Adora cozinhar, gostaria muito de aprender ou se mudou e está tendo que se virar? Pois a TV está cheia de atrações na medida para você. Jamie Oliver, Nigella, Gordon Ramsay... os nomes de peso são muitos e já conhecidos do público. Mas há também a culinária mais simples, como em “Tempero de Família”, do galã Rodrigo Hilbert. Se a ideia é ver os chefs duelando, não faltam competições, como “Hell's Kitchen” e “The Taste”.

Grandes Chefs

A cozinha de Nigella (GNT)


Conhecida por jeito carismático e sensual, a chef britânica Nigella Lawson ensina a preparar refeições que promovem o prazer de se alimentar com pratos cheios de sabor e fáceis de fazer. No programa, o público encontra tudo para deixar a comida do dia a dia mais gostosa. Terças, às 13h, na GNT

Curso de culinária do Gordon Ramsay (GNT)


O escocês Gordon Ramsay é chef profissional há 25 anos e tem diversos restaurantes espalhados pelo mundo. Em seu programa, o chef ensina truques de cozinha e 100 receitas infalíveis e deliciosas para acabar com o marasmo das refeições do dia a dia. Domingos, às 18h, na GNT.

Cake Boss (TLC)


Buddy Valastro faz bolos quase impossíveis, enquanto ele e sua família lutam para gerenciar o crescimento da Carlo's Bakery. Buddy enfrenta desafios semana após semana com pedidos de bolos cada vez mais incríveis: de caminhões de lixo a máquinas caça-níqueis funcionais à réplicas do Monte Rushmore e da Estátua da Liberdade. Quintas, às 21h30, no TLC.

Que Marravilha! Revanche (GNT)


Depois do chef francês preparar pratos irresistíveis e ensinar suas técnicas para aspirantes a 'bons de cozinha' o formato mudou, quem avalia Claude Troisgros agora é a família participante de cada episódio. O chef terá que reproduzir tão bem quanto seus herdeiros o prato especial de uma família, podendo trocar um ingrediente sem perder ponto. Quintas, às 21h, na GNT

Jamie Oliver (GNT)


Sempre preocupado em disseminar hábitos saudáveis, Jamie Oliver ensina pratos para o dia a dia. O famoso chef inglês é conhecido por seu jeito simples e prático de cozinhar e já lançou vários livros com suas receitas. Sábados, às 19h, na GNT.

Competições

The Taste - O Sabor da Vitória (Fox Life)


Comandada por Anthony Bourdin, Nigella Lawson, Lucio Lefebvre e Brian Malarkey, a competição culinária é, literalmente, sobre sabor. Dezesseis competidores, desde chefs profissionais até cozinheiros de casa, preparam pratos para impressionar os jurados. O diferente é que todos os pratos serão julgados às cegas. Domingos, às 15h30, na Fox Life.

A Guerra dos Cupcakes (TLC)


A cada semana quatro chefes pasteleiros de cupcakes se enfrentam em três desafios eliminatórios até que só um deles seja o vencedor. O prêmio é de 10 mil dólares, além da oportunidade de mostrar seus cupcakes no programa. Candace Nelson e Florian Bellangersão os juízes permanentes, um terceiro juiz será apresentado a cada semana. Quintas, às 22h20, no TLC.

Hell's Kitchen (TLC)


O chef Gordon Ramsay comanda a disputa entre 16 concorrentes pela possibilidade de chefiar um de seus restaurantes. Os concorrentes são divididos e duas equipes e enviados para a cozinha para preparar seus pratos exclusivos, sendo que um é eliminado a cada semana.

Cozinha descomplicada

Tempero de Família (GNT)


No programa, quem comanda o fogão é o ator Rodrigo Hilbert, que apreciava as comidinhas caseiras feitas pela mãe e avó na sua infância, em Santa Catarina. Hoje o galã adapta as receitas aprendidas em casa à rotina atribulada. Ele abre o livro de receitas da família e prepara pratos conhecidos dos brasileiros, como cozidos e feijoadas. Quintas, às 20h, no GNT.

Fome de Quê (h&h)


A série apresentada pela chef e nutricionista Neka Menna Barreto. A curiosidade, a técnica e o conhecimento levaram Neka a entender melhor tudo que come. Os alimentos são os principais responsáveis pela sua harmonia e filosofia de bem-estar. Quartas, às 18h, no h&h)

Programa da Palmirinha (Fox Life)


Existe coisa melhor que comida de avó? Pois a Palmirinha ensina tudo o que sabe na companhia de seu boneco Guinho e de convidados especiais. Além das tradicionais receitas inéditas, preparadas com carinho pela vovó, os visitantes também preparam receitas especiais para serem provadas por ela. Qyartas, às 21h30, na Fox Life.

Bela Cozinha (GNT)


Para resolver as dúvidas sobre alimentação saudável, a nutricionista Bela Gil, filha de Gilberto Gil, recebe convidados para refeições descontraídas e mostra que é possível fazer pratos elaborados, saborosos e, ao mesmo tempo, saudáveis. Com receitas criativas, ela prova que comida de verdade não faz mal, se soubermos fazer boas escolhas. Terças, às 22h, no GNT.

Homens Gourmet (Fox Life)


Bom humor, irreverência e o toque masculino invadem a cozinha. Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel, Guga Rocha e João Alcantara trocam ideias, experiências, brincadeiras e receitas entre si. Sextas, às 22h30, na Fox Life.

Pelo mundo

Diário do Olivier - América Latina (GNT)


De moto, o chef francês Olivier Anquier faz uma expedição pela América Latina em busca de sabores, tradições e personagens marcantes. No roteiro, o cozinheiro descobre os encantos da Argentina, Chile e Peru. Quintas, às 20h30, no GNT.

Chef vs City (TLC)


Um tour culinário. Em cada episódio da série, os chefs Aarón Sánchez e Chris Cosentino desafiam dois aficionados locais numa aventura culinária cheia de ação para encontrar os lugares que servem comida e bebida mais ousadas e inesperadas da cidade. Segundas, às 22h20, no TLC.

Brasil no Prato (Fox Life)

Na sua 3ª temporada, o programa da chef Carla Pernambuco mostra o que São Paulo tem. Sem sair da capital paulista, ela prepara iguarias diversos cantos do Brasil e do mundo. Além de cozinhar e ensinar receitas variadas, ela também recebe convidados especiais. Todos os dias, às 10h30, na Fox Life.

Por Luísa Venter

Atualizado em 19 Mai 2014.