Guia da Semana

No dia 16 de março estreia Babilônia, a nova novela das 21h da Rede Globo. A trama, escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, recebeu esse nome por causa do Morro da Babilônia, que fica na Zona Sul do Rio de Janeiro, região onde é ambientada a história. Além disso, o nome ainda faz referência à babilônia metafórica.

A novela gira em torno da ambição, um sentimento multifacetado, um desejo desmedido um termo ambíguo e complexo. Isoladamente não é positivo nem negativo, mas muitas vezes é encarado como vilão e, por vezes, é enaltecido como virtude.

Na trama, três mulheres são movidas pela tal ambição: Beatriz (Glória Pires) tem sede de poder e usa sua sensualidade para conseguir o que quer. Inês (Adriana Esteves) é frustrada e tem verdadeira obsessão pela amiga de infância, Beatriz. Regina (Camila Pitanga), no entanto, é o contraponto. É a heroína que vai provar que é possível conseguir alcançar seus sonhos sem passar por cima dos outros.

Um crime entrelaça a vida dessas três mulheres e uma relação de chantagem faz com que Beatriz e Inês disputem um jogo de poder e equilíbrio de forças. As protagonistas convivem no Leme, marca registrada da babel carioca, onde todas as classes sociais se cruzam. Através delas e suas relações, a trama, que traz à tona o melhor e o pior que a ambição pode gerar, traça um enredo de ganância e poder, ética e crítica social.

Conheça mais sobre alguns personagens:

AS TRÊS MULHERES:

Regina Rocha (Camila Pitanga) – Filha de Dora (Virgínia Rosa) e Cristóvão (Val Perré), irmã de Diogo (Thiago Martins), mãe de Júlia (Sabrina Nonata). Enfrenta as agruras da vida com coragem, otimismo e humor. Nas areias do Leme vai conhecer Vinícius (Thiago Fragoso) e se apaixonar por ele. Regina vai precisar muito do apoio do advogado para enfrentar as sabotagens de Inês (Adriana Esteves).

Beatriz Amaral Rangel (Glória Pires) - Bela, ambiciosa, inteligente e inescrupulosa. Depois do segundo casamento, com o milionário Evandro Rangel (Cássio Gabus Mendes), passa a administrar a Construtora Souza Rangel, uma das maiores do Brasil. Conhece Inês (Adriana Esteves) desde a infância, no Leme. Ardilosa, sabe que a outra não presta e justamente por isso prefere mantê-la por perto e sob controle.

Inês Junqueira (Adriana Esteves) - Mãe de Alice (Sophie Charlotte). Sempre teve uma enorme insatisfação. É ressentida, como se o mundo lhe devesse. Casada com Homero (Tuca Andrada). Inês cresceu absolutamente obcecada: coleciona fotos e recortes de jornal sobre Beatriz. Tem um misto de fascínio e inveja por ela. Vão viver um tenso jogo de negociação, rivalidade, conluio e confidências. Beatriz a emprega no escritório de Teresa. É inescrupulosa, cerebral, prática e objetiva.


FAMÍLIA ROCHA E AMIGOS:

Diogo Rocha (Thiago Martins) - Irmão de Regina (Camila Pitanga), filho de Dora (Virgínia Rosa) e Cristóvão (Val Perré). Faz saltos ornamentais, mas nunca foi um atleta de ponta. Bom caráter, sente-se culpado por não botar dinheiro em casa. Regina tem orgulho do irmão, é sua grande incentivadora.

Cristóvão Rocha (Val Perré) – Marido de Dora (Virgínia Rosa). Pai de Regina (Camila Pitanga) e Diogo (Thiago Martins). Motorista de Evandro (Cássio Gabus Mendes). Bom pai e bom marido, carinhoso e preocupado com o bem-estar da família. Mas intempestivo, de pavio curto. Atraente, viril, nunca foi fiel. Tem um caso com Beatriz.

Dora da Silva Rocha (Virgínia Rosa) - Mãe de Regina (Camila Pitanga) e Diogo (Thiago Martins). No início da novela, está à beira da morte, com sérios problemas cardíacos. Depois, consegue um coração novo e um emprego no bar do clube do Leme. É o grande apoio de Regina.

Júlia Rocha Vidal (Sabrina Nonata) - Filha de Regina (Camila Pitanga) e Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes). Mora com a mãe e com a avó, Dora (Virgínia Rosa), mas frequenta a casa do pai e, apesar de saber dos seus defeitos, é louca por ele.


FAMÍLIA RANGEL E RELACIONADOS:

Evandro Rangel (Cássio Gabus Mendes) – Milionário, casado pela segunda vez com Beatriz (Glória Pires). Pai de Guto (Bruno Gissoni). Charmoso, elegante, educado e sedutor. Dono da Souza Rangel. É corrupto e não tem conflitos em relação a isso. O casamento atende aos interesses de ambos: Beatriz assumiu a frente dos negócios e ele passou a aproveitar mais o tempo livre.

Carlos Augusto (Guto) Lopes Rangel (Bruno Gissoni) – Filho do primeiro casamento de Evandro, Guto perdeu a mãe cedo. Foi criado pelo pai e por Beatriz (Glória Pires) que, mesmo não sendo nada maternal, logo conquistou o menino apoiando as suas vontades. Guto acha que pode tudo e não se importa com o que o seu comportamento inconsequente provoca no mundo ao redor.

Carlos Alberto da Mata (Marcos Pasquim) - Instrutor de saltos ornamentais e figura muito respeitada no mundo dos esportes, se torna treinador de Diogo (Thiago Martins). É amigo de Evandro (Cássio Gabus Mendes), que o patrocinou nos tempos em que era atleta.

Fred da Mata (Filipe Ribeiro) - Filho de Carlos Alberto (Marcos Pasquim), é o melhor amigo de Guto (Bruno Gissoni). Fred é tão playboy quanto ele, mas o caráter é ainda pior. Preconceituoso e machista, Fred vive agredindo Rafael (Chay Suede), primo de Guto.


FAMÍLIA JUNQUEIRA:

Homero Junqueira (Tuca Andrada) – Marido de Inês (Adriana Esteves), pai de Alice (Sophie Charlotte). É bom caráter. Trabalha na construtora de Evandro (Cássio Gabus Mendes) e é transferido para Dubai com a família.

Alice Junqueira (Sophie Charlotte) - Filha de Inês (Adriana Esteves) e Homero (Tuca Andrada). Perde o pai e volta ao Brasil com a mãe, com quem tem uma relação conflituosa. Mas, ao contrário da mãe, Alice é capaz de amar. Vai se apaixonar de fato por Murilo (Bruno Gagliasso).


NÚCLEO TERESA E ESTELA:

Estela Marcondes (Nathalia Timberg) - Mãe de Beatriz (Glória Pires), esposa de Teresa (Fernanda Montenegro). Junto com Teresa, cria desde pequeno o neto Rafael (Chay Sued), órfão de uma outra filha sua. Ele chama ambas de mãe. Formam uma família feliz. É confidente e conselheira de Beatriz, mas não imagina que a filha se envolve em negócios escusos e é uma assassina.

Teresa Petrucceli (Fernanda Montenegro) - Esposa de Estela (Nathalia Timberg). É dona de um escritório de advocacia prestigiado. Ficou famosa ao lutar pela libertação de presos políticos durante a ditadura. Também atuou em casos de discriminação sexual e semelhantes, que reforçam a sua posição de ativista. Vai ser conselheira de Vinícius (Thiago Fragoso).

Rafael Galhardo (Chay Suede) - Neto temporão de Estela (Nathalia Timberg), criado desde pequeno por ela e Teresa como filho. A mãe dele, filha biológica de Estela, morreu e o pai sumiu no mundo. O rapaz chama ambas de “mãe” e tem ótima relação com elas. Bonito, inteligente, responsável e tímido, vai sofrer bullying de Guto (Bruno Gissoni) e Fred (Filipe Ribeiro), que cismam que ele é gay. Vai ter uma história de amor conturbada com Laís (Luisa Arraes), filha de Aderbal (Marcos Palmeira) e Maria José (Laila Garin).

Wilma dos Santos (Cristina Galvão) – Em 2005, é empregada de Beatriz (Glória Pires). Em 2015, trabalha para Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg). Volta todos os dias para o seu cafofo no Sereia do Leme, onde tem que enfrentar coisa bem pior que as patroas: a síndica Ivete (Marysheila). As duas vivem em confronto.


FAMÍLIA LOUREIRO E AMIGOS:

Vinícius Loureiro (Thiago Fragoso) – Advogado idealista. Se divorcia de Cris (Tainá Muller) e trabalha como assessor jurídico da prefeitura de Jatobá, onde Aderbal Pimenta é prefeito recém-eleito. Não se vende nem é conivente com corrupção. Sonha em ser Juiz. Foi adotado por Olga (Lu Grimaldi). É um homem simpático, firme, carinhoso e gentil, o que encanta Regina (Camila Pitanga).

Olga Loureiro (Lu Grimaldi) – Mãe adotiva de Vinícius (Thiago Fragoso) e biológica de Murilo (Bruno Gagliasso). Trabalha como gerente no restaurante do Leme. É uma mulher afetuosa e de bom coração.

Murilo Loureiro (Bruno Gagliasso) - Filho de Olga (Lu Grimaldi) e irmão adotivo de Vinícius (Thiago Fragoso), é um homem bonito e sem nenhum caráter. Malandro e sedutor, se aproveita da boa educação que teve para enrolar como ninguém, a começar pela mãe, que o adora.

Cristiana Loureiro (Tainá Muller) – Ex-mulher de Vinícius (Thiago Fragoso), Cris trabalha com hotelaria e coloca a profissão acima do planejamento familiar. Recebe convite para trabalhar no exterior e não quer abrir mão da oportunidade. Separam-se com mágoa mútua, mas sem inimizade. Quando Cris voltar ao Brasil, vai tentar reconquistar Vinícius e refazer seu casamento.

Bento Laranjeira (Dudu Azevedo) – Amigo de infância de Vinícius (Thiago Fragoso), é seu confidente. É também um dos namorados de Paula (Sheron Menezzes). Bonito e bom caráter, Bento faz o estilo garoto de praia, sem profissão definida e sem muitas ambições.


FAMÍLIA PIMENTA E RELACIONADOS:

Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira) – Marido de Maria José (Laila Garin), pai de Laís (Luisa Arraes), filho de Consuelo (Arlete Salles). Sensual, infiel, mas discretíssimo, é um marido carinhoso e sempre presente. Ama Maria José, mas a mulher que realmente tem poder sobre ele é a mãe, Consuelo. Prefeito recém-eleito da cidade fictícia de Jatobá. Resolveu entrar na política para ganhar dinheiro.

Maria José Matos Pimenta (Laila Garin) - Mulher de Aderbal (Marcos Palmeira), mãe de Laís (Luisa Arraes). Tem respeito e admiração por sua carreira pública, sem imaginar as falcatruas que comete. Tolera com paciência os desmandos da sogra, Consuelo (Arlete Salles), para não desagradar Aderbal nem quebrar a harmonia da casa.

Laís Matos Pimenta (Luisa Arraes) - Filha de Aderbal (Marcos Palmeira) e Maria José (Laila Garin). Respeita Aderbal, mas é crítica com certas atitudes dele, como manter dois padrões de vida diferentes. Apaixona-se por Rafael (Chay Suede).

Consuelo Pimenta (Arlete Salles) - Mãe de Aderbal (Marcos Palmeira), avó de Laís (Luisa Arraes). Mãe dominadora, vive dando puxão de orelha em Aderbal. Acha que tem o direito de mandar em todos e ser obedecida.


NÚCLEO VIDAL:

Luís Fernando Vidal (Gabriel Braga Nunes) - Pai de Júlia (Sabrina Nonata), que teve com Regina (Camila Pitanga), e de Nina (Bernadete Wilhelm) e Joaquim (Xande Valois), do casamento com Karen (Maria Clara Gueiros). Irmão de Norberto (Marcos Veras). carioca charmoso, sedutor e mulherengo. Vai se envolver com Regina, que logo descobre que ele é casado e tem dois filhos. Jornalista de formação, perde o emprego em um jornal e passa a viver de bicos.

Karen Fonseca Vidal (Maria Clara Gueiros) – Mulher de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), filha de Zélia (Rosi Campos), mãe de Nina (Bernadete Wilhelm) e Joaquim (Xande Valois). Corretora de imóveis. Trabalha muito, vive assoberbada para dar conta de tantas tarefas. Apesar da irritação com as constantes armações de Luís Fernando, não resiste ao seu charme e acaba perdoando-o.

Zélia Fonseca (Rosi Campos) - Mãe de Karen (Maria Clara Gueiros). É manicure, trabalha no salão de Ivete (Marysheila), no Leme, e atende clientes como Beatriz (Glória Pires), em casa. Fofoqueira de plantão, é a ponte entre Beatriz e o mundo de classe média, Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga), abastecendo um lado e outro de informações dependendo da situação.

Nina Fonseca Vidal (Bernadete Wilhelm) - Filha de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) e Karen (Maria Clara Gueiros). Quase sempre consegue o que quer, principalmente através do pai.

Joaquim Fonseca Vidal (Xande Valois) - Filho de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes) e Karen (Maria Clara Gueiros), é discreto, delicado e tímido, mas nada bobo.

Norberto Vidal (Marcos Veras) – Irmão temporão de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes). Vai se apaixonar por Valeska (Juliana Alves) e disputar o amor dela com Clóvis (Igor Angelkorte), seu amigo de longa data, num triângulo romântico cômico. Fez curso de culinária e trabalha como auxiliar do chef de um hotel de luxo em Copacabana.

Clóvis Bevilaqua (Igor Angelkorte) – Melhor amigo de Norberto (Marcos Veras), com quem mora e faz dupla cômica. Despejados de um apartamento em Copacabana, vão morar num conjugado no Sereia do Leme e disputar o coração e o corpo escultural de Valeska (Juliana Alves).

Ivete Domingos (Marysheila) – Cabeleireira e administradora do pequeno salão de beleza do Leme. Vive às turras com a manicure Zélia (Rosi Campos).


MORRO DA BABILÔNIA:

Paula Camargo (Sheron Menezzes) - Advogada no escritório de Teresa (Fernanda Montenegro), amiga de Regina (Camila Pitanga). Bonita, atraente e muito sensual, é uma mulher moderna, independente, muito bem-sucedida. De origem humilde, nascida e criada no morro da Babilônia, conquistou a duras penas seu lugar no mercado e a confiança de Teresa.

Ivan Camargo (Marcello Melo Jr.) – Irmão de Paula (Sheron Menezzes), é instrutor de slackline na praia. Órfão de pai e mãe, mora com Paula no morro e depois no apartamento alugado por ela.

Tadeu Toledo de Jesus (Cesar Mello) – Dono do bar que é ponto de encontro no morro da Babilônia. Cria a duras penas o irmão caçula Wolnei (Peter Brandão). Boa gente, afetuoso e generoso com os vizinhos. Não aguenta a independência de Paula (Sheron Menezzes) e por isso termina o namoro.

Wolnei Toledo de Jesus (Peter Brandão) – Irmão caçula de Tadeu (Cesar Mello), na verdade a única família que tem. Wolnei se deixou levar pelas tentações do dinheiro aparentemente fácil e de pouco adiantam as tentativas do irmão para salvá-lo. Wolnei topa qualquer ilegalidade por dinheiro.

José Carlos – Carlinhos (Cauê Campos)– Irmão caçula de Tadeu (Cesar Mello) e Wolnei (Peter Brandão). Esperto, bom caráter, estudioso, melhor amigo de Júlia (Sabrina Nonata).

Valeska de Paiva (Juliana Alves) – Moradora do morro da Babilônia. Ex-namorada de Osvaldo (Herson Capri), ficou com má fama por ter namorado o chefe do tráfico. Vai ser disputada por Norberto (Marcos Veras) e Clóvis (Igor Angelkorte), mas, na verdade, não está interessada em nenhum dos dois.

Osvaldo Veloso (Herson Capri) – Antes da pacificação, era um traficante cruel, o “dono” do morro da Babilônia e namorado de Valeska (Juliana Alves). Osvaldo fica preso por um tempo e quando sai da prisão, vai morar no Sereia do Leme. Provoca temor à sua volta, inclusive por conta de Valeska. Ela diz que não tem mais nada com ele, mas Osvaldo não se importa.

Tom Cruzes (Paulo Verlings) – Moto taxista do morro. O feio que se acha lindo. Ganhou o apelido porque se acha galã.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 16 Mar 2015.