Guia da Semana

No dia 31 de maio (terça-feira) estreia na programação da Record a novela Escrava Mãe, uam das produções mais aguardadas pelo público. Livremente inspirada na obra A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, a trama de Gustavo Reiz tem direção geral de Ivan Zettel e inaugura o novo horário de teledramaturgia da emissora.

Escrava Mãe será protagonizada pelos atores Gabriela Moreyra e Pedro Carvalho, que darão vida aos personagens Juliana, mãe de Isaura, e o português Miguel. Além deles, Antônio Petrin (Custódio), Thais Fersoza (Maria Isabel), Fernando Pavão (Almeida), Milena Toscano (Filipa), Zezé Motta (Tia Joaquina), Jussara Freire (Urraca), Roger Gobeth (Guilherme), Lidi Lisboa (Esméria) e Luiza Tomé (Rosalinda) fazem parte do elenco da trama.

HISTÓRIA

A história de Escrava Mãe inicia-se em 1789, na região de Angola, na África, principal mercado abastecedor de escravos para as plantações de cana-de-açúcar do Brasil. É de lá que são trazidos os africanos Kamau e Luena, a bordo de um navio negreiro. Ao chegarem em solo brasileiro, os dois conseguem fugir e recomeçam suas vidas em liberdade, mas sempre assombrados pelo terror da escravidão.

Quando uma nova vida se anuncia, Luena frustra-se ao notar a pele mais clara da filha: aquela criança era fruto da violência que sofrera durante a travessia do oceano. Os mesmos homens que invadiram a tribo na África, comandados pelo vilão Osório, retornam para buscar a “mercadoria” que haviam perdido. Luena morre ao dar à luz, mas consegue entregar o bebê ao menino Sapião (Sidney Santiago), que foge desesperadamente, enquanto Kamau é aprisionado.

Sapião é acolhido numa grande fazenda açucareira, a Engenho do Sol, e a menina, que ganha o nome de Juliana, acaba sendo criada com Teresa e Maria Isabel, filhas do coronel Custódio e dona Beatrice Avelar. Se aquele momento já representava uma mudança brusca na vida de Juliana, sua história seria ainda mais repleta de reviravoltas e emoções com o passar dos anos.

Ao completar 18 anos, Juliana conhece a verdade sobre seu passado, revelado por Tia Joaquina, e fica completamente perdida ao saber que é fruto de uma violência. Por causa disso, ela jura a si mesma que jamais deixará um homem branco tocá-la. Mas é em um momento de desespero que Juliana conhece o jovem português Miguel, um viajante em busca de trabalho na Vila de São Salvador.

O rapaz será o grande amor da vida de Juliana, mas também despertará o interesse de Maria Isabel, a filha do coronel Custódio, que nunca se conformou com o tratamento diferenciado que a escrava recebeu. Contando com a ajuda da fiel e sarcástica mucama Esméria, Maria Isabel não medirá esforços para prejudicar Juliana, que também enfrentará um obstáculo muito poderoso: o Comendador Almeida.

Por A.

Atualizado em 23 Mai 2016.