Guia da Semana

O programa Superstar, reality musical da Rede Globo, estreia na emissora carioca neste domingo, dia 6, a partir das 23h – logo após o Fantástico. A nova atração, que será apresentada por Fernanda Lima, André Marques e Fernanda Paes Leme, vai revelar uma nova banda para o Brasil.

As bandas que se apresentarem no palco do reality serão avaliadas pelos jurados – Ivete Sangalo, Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto – e fãs de casa. São mais ou menos 10 bandas por programa. Com o passar do tempo, algumas bandas vão sendo eliminadas, enquanto outras vão passando para as próximas fases.

A boa notícia é que, devido ao formato da atração, originalmente israelense, o telespectador tem participação decisiva, podendo votar em tempo real a favor ou contra seus candidatos prediletos – para participar, basta baixar gratuitamente o aplicativo do Superstar em seu smartphone ou tablet.

A banda vencedora no relity musical da Globo, que tem direção de núcleo de Boninho e direção geral de Creso Eduardo Macedo, leva R$500 mil para casa.

Dinâmica

O SuperStar é composto por cinco fases: Audições, Duelos, Solos, Semifinal e Final. Na primeira fase, bandas selecionadas se apresentam de frente para um telão sem ver os jurados e a plateia. Através do aplicativo do SuperStar, o público de casa vota SIM ou NÃO para o grupo seguir na competição. Cada banda deve alcançar 70% de aceitação.

Do outro lado do telão, os jurados assistem às apresentações e cada um pode contribuir com um voto de 7%, que é somado à porcentagem de avaliação do público. Se alcançar a pontuação, a tela sobe e a banda garante lugar na próxima fase.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 4 Abr 2014.