Guia da Semana

Bicicleta é para todos, mas muitas vezes portadores de deficiência física e com necessidades especiais encontram dificuldades para comprar versões adaptadas. Em um lugar em São Paulo, especialista em magrelas adaptáveis, é possível encontrar bikes prontas para sair pedalando por aí.

Tudo começou com Sérgio Ribeiro que “tem necessidades físicas e tinha uma bicicletaria. Ele acabou desenvolvendo o sistema do triciclo e, à partir disso, começou a atender vários tipos de necessidades, diz Rodrigo Frade, gerente da Dream Bike.

E não pense que você tem que encomendar o triciclo e esperar por meses até ficar pronto. “Hoje chegamos em um modelo que praticamente atende as pessoas que acabam aparecendo. Vez ou outra exige uma adaptação mais especifica e nós fazemos a mudança”, explica Rodrigo.

O triciclo Hand Bike é um desses modelos. Tem um pedivela adaptado em um guidão que isso faz com que você não precise usar os pés. “Nossa intenção é fazer a primeira experiência do usuário. Não é um Hand Bike profissional, nós privilegiamos o usuário que quer ter a oportunidade de usar”, diz o gerente.

Segundo Rodrigo, outro modelo que sai muito para crianças com necessidades especiais é o triciclo com suporte de quadril. “Tem crianças que não conseguemandar porque não tem equilíbrio ou o tronco não segura. Mas se ela estiver sentada 'firme', ela consegue pedalar”, conta.

Atualmente, a Hand Bike sai por R$1200 e os triciclos para criança custam à partir de R$500. Se o usuário mandar todas as medidas certas, a empresa faz as adaptações e entrega em todo o Brasil.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 7 Abr 2014.