Guia da Semana

Foi-se o tempo em que carros, ônibus, trens e metrôs eram as únicas opções para se locomover na cidade. As bicicletas, vistas antigamente apenas nas ciclovias dos parques, têm ganhado as ruas e servido como alternativa de transporte em meio à correria da metrópole.

O prefeito Fernando Haddad admitiu que uma das prioridades do seu mandato é a instalação de ciclovias. Por isso, ele estipulou uma meta para que, toda semana, sejam instalados de 8 a 10 quilômetros de vias exclusivas para as bicicletas. Se isso for cumprido, teremos 200km de ciclovias até o fim de 2015.

Atualmente, os ciclistas têm à disposição as ciclorrotas, percursos sugeridos para que as bicicletas dividam uma faixa com os carros; as ciclofaixas, pintadas no chão e exclusivas para as bikes; e as ciclovias urbanas, que são pistas separadas do tráfego de veículos.

Para você que é adepto ao uso de bikes, o Guia da Semana separou as ciclofaixas por região e com as suas respectivas quilometragens. Confira!

Trecho Sul/Oeste

Os 22,5 km de percurso são conhecidos como “Ciclofaixa entre Parques”, já que interliga o Parque do Povo, do Ibirapuera, das Bicicletas, Villa Lobos e Chuvisco. O trajeto de ida e volta totaliza 45km.

Trecho Norte

Os 8,5 km de extensão (ida e volta) ligam a Praça Heróis da F.E.B ao metrô Parada Inglesa. O trajeto começa na Avenida Santos Dumont, passa pela Avenida General Pedro Leon, Avenida NGeneral Ataliba Leonel e Avenida Luis Dumont Villares. Ela se interliga à Ciclovia Braz Leme pela Avenida Santos Dumont.

Trecho Leste

A Zona Leste acaba de ganhar um novo trecho de ciclofaixa . Ela foi instalada na Avenida Abel Ferreira e parte da Salim Maluf até o cruzamento com a Regente Feijó. A região já possuiu 14 km de percurso (ida e volta) implantado ao longo da Av Governador Carvalho Pinto.

Trecho Paulista/Centro

O percurso é um dos mais bonitos entre as ciclofaixas. Além de ligar a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz pela Avenida Paulista, o trecho é interligado ao centro pelo eixo Vergueiro – Liberdade. O caminho passa por pontos como a Praça da Luz, o Mosteiro São Bento e o Teatro
Municipal.

Trecho Paulista Ibirapuera

O percurso tem 19 km e passa pela Rua Vergueiro, Avenida Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Avenida Indianópolis e pelo Parque das Bicicletas.

Trecho Guarapiranga

Esse trecho traz nada mais nada menos que 41,2 km de extensão contornando a Represa de Guarapiranga. Ele interliga a Ciclovia do Rio Pinheiros com a Ciclovia Parque Praia São Paulo.

Por Renato Malaguti e Ezio Jemma

Atualizado em 5 Ago 2014.