Guia da Semana

No dia 14 de abril de 1912 três esportistas da cidade de Santos convocaram uma assembleia na sede do clube Concórdia para propor a fundação de um time de futebol. Com sugestões de nomes como Africa, Brasil Atlético e até Concórdia, optaram por homenagear a cidade e assim surgiu o Santos Futebol Clube.

Para comemorar os 100 anos de vida do Peixe, o clube prepara uma série de eventos para relembrar capítulos que fazem parte da historia do futebol brasileiro e mundial, incluindo um documentário, dirigido por Lina Chamie, que está nas telonas e também será lançado em DVD, a partir de 14/04.

Muito além dos meninos da vila e da febre Neymar, o time homenageia em 2012 os inesquecíveis momentos, grandes craques e, claro, o rei do futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

O Guia da Semana selecionou sete lugares para você entrar no clima da festa do centenário do time da Vila Belmiro. Agora quem da bola é o Santos, confira!


Exposição no Museu do Futebol reúne grande acervo do Santos (Crédito: Divulgação)

Museu do Futebol celebra o centenário
O espaço que pertence a Secretaria de Estado e Cultura de São Paulo, localizado no estádio do Pacaembu, oferece aos visitantes um bate-papo com especialistas do mundo da bola, que mostram o acervo do clube com curiosidades da história do peixe. A exposição começa no sábado dia 14, data em que o clube completa 100 anos, das 9h às 17h. Quem for com a camiseta do alvinegro praiano não paga a entrada.



Estádio Urbano Caldeira é o nome oficial da Vila Belmiro. Crédito: Vanessa Rodrigues

Vila Belmiro
Seja "dentro ou fora do alçapão", a vila famosa, como é chamada pelos cronistas esportivos mais antigos, foi construida em 1916 e é certamente uma ótima opção para conhecer um pouco da história do time.

Além de ver de pertinho as arquibancadas e os modernos camarotes que levam os nomes dos ídolos do clube, o torcedor pode ir ao gramado onde o esquadrão liderado pelo Rei marcou época e seus contemporâneos ainda fazem arte com a bola.


O acervo de conquitas nacionais e internacionais do SFC está presente no Memorial das Conquistas. Crédito: Divulgação

Memorial das Conquistas
Localizado dentro da Vila Belmiro, o memorial permite ao torcedor mergulhar na história do alvinegro praiano, exibindo taças, fotos e objetos que relembrem as conquistas, como a Libertadores de 2011, o Brasileiro de 2002 e os Mundiais de 62 e 63.

O rei Pelé ganhou uma seção dedicada a ele, chamada Espaço Pelé, que conta com camisetas, chuteiras e medalhas de conquistas ao longo de sua carreira no time e na seleção brasileira. O time feminino, as Sereias da Vila, não foi esquecido e também é homenageado no espaço.


Petiscar, tomar um chopp gelado e assistir o Peixe no Boteco da Villa. Crédito: Divulgação/Santos F.C Tour

Boteco da Villa
O bar temático é montado em São Paulo e reúne diversos torcedores do time para acompanharem os jogos da Libertadores em um telão. A entrada tem o valor de R$ 35, não inclusa a consumação, e expõe um mini-memorial de conquistas dos primeiros títulos do Peixe.

O cardápio traz porções e bebidas que vão desde a cervejinha até champagne para brindar as vitórias. Tudo isso ao lado dos antigos ídolos do clube que sempre são convidados para ilustrar a festa.


Padaria Belmiro da Vila é mais um recanto santista. Crédito: Divulgação/Site Litoral PlazaShopping

Boteco Belmiro da Vila
Quem for ao Litoral PlazaShopping, na Praia Grande, pode conferir a exposição de caricaturas dos craques que fizeram história no clube e, de quebra, aproveitar os petiscos e apreciar um chopp gelado na casa.



Coleção de camisas, objetos e medalhas do Santos estão presentes na exposição do Antiquário Casa do Povo. Crédito: Divulgação

Antiquário Casa do Povo
Um grupo de santistas se reuniu e montou uma exposição de camisas com algumas relíquias, além de medalhas, troféus e recortes históricos para celebrar o centenário. A supresa fica por conta de uma medalha do cinquentenário do clube. Os artigos ficam em exposição no Antiquário Casa do Povo, em Santos, até o dia 20 de abril.




Jogadores do atual elenco, Neymar e Ganso agora estão em pintura no muro do CT Rei Pelé. Crédito: Divulgação

CT Rei Pelé
Vale conferir o projeto de pintura dos muros do Centro de Treinamento Rei Pelé, localizado no bairro do Jabaquara, em Santos. Coordenado pelo artista plástico Paulo Consetino, o trabalho mobilizou torcedores, ex-atletas e outros profissionais da arte, que faz parte do Projeto “100 anos de Futebol Arte”, e já conta com os craques que fizeram parte da história do clube, retratados nas pinturas. Ídolos do time como Clodoaldo, Edu e Pépe marcam presença nos desenhos.


A Padaria recebe um grande núimeros de torcedores nos dias de jogo. Crédito: Divulgação/Site Oficial

A Santista
A padaria é decorada com fotos, quadros e um mosaico de azuleijo do time do Pelé. É ponto de concentração dos torcedores antes de irem para Vila Belmiro e também para assistir aos jogos apreciando os doces, salgados e lanches preparados exclusivamente no local. Para refrescar, cervejas e destilados são oferecidos.

Veja o link da programação oficial do clube com os eventos até o dia do centenário.

Por Clayton Santos

Atualizado em 17 Jul 2012.