Guia da Semana

O primeiro contato com a luta veio com o judô. Em seguida, o karatê, o kung-fú, até chegar a sua grande paixão: o jiu-jítsu. Demian Maia se envolveu com o MMA aos 19 anos e sua primeira vitória, em 2001 na Venezuela, abriu as portas para outras tantas conquistas. Até que, em 2007, foi convidado para lutar no evento mais importante de MMA do mundo, o UFC.

Após ganhar fama e vitórias no octógono, agora, a falta de finalizações se transformou em pressão para o brasileiro. Na fila pelo título dos pesos médios do Ultimate Fighting Championship, Demian soma 12 lutas no UFC – nove vitórias e três derrotas – uma em especial ficou marcada em seu currículo. Demian foi derrotado, em 2010, por Anderson Silva no UFC 112, em Abu Dhabi, após uma luta polêmica. O “Aranha” provocou Demian durante todo o tempo no octógono e chegou a ser vaiado, mesmo saindo vitorioso ao fim da disputa.

"Não tenho uma motivação pessoal em querer enfrentá-lo, apenas continuo atrás do meu objetivo de ser campeão do UFC", comenta.

Somando em seu currículo cinco títulos mundiais, um pan-americano, dois norte-americanos, um brasileiro e sete paulistas de jiu-jítsu, o cara entende do assunto.

Confira as dicas de Demian Maia para quem quer começar a praticar MMA.

"O MMA moderno exige que o atleta fique cada vez mais completo. Venho trabalhando nesse sentido, tentando evoluir ao máximo meu boxe e meu wrestling, sem esquecer a minha base no jiu-jítsu".

Guia da Semana: Quais as dicas para quem está interessado em começar a lutar MMA?
Demian Maia: Acho importante que a pessoa escolha uma arte marcial que goste, se sinta bem fazendo, seja ela uma luta de chão como o jiu-jítsu, ou uma luta em pé como boxe ou muay-thai. Depois, se aprimorar nessa luta o máximo possível.

GDS: É preciso já ter feito algum tipo de luta para começar o MMA? Ou é indicado começar direto?
Demian: Acho importante se dedicar bastante a um tipo de luta pelo menos, pra depois ir adicionando outros elementos e partir pro MMA. É recomendável que tenha feito e se especializado se possível em algum tipo de luta, porque sem uma base boa o sucesso em alto nível fica muito difícil, ou quase impossível.

GDS: Quantos treinos você indica por semana?
Demian: Depende muito. Um atleta de MMA em época de Camp pode fazer dois a três treinos por dia, dependendo do planejamento que for feito. Isso varia muito de atleta pra atleta e do tipo de treinamento que ele está fazendo. São muitas modalidades a serem trabalhadas, sem falar na preparação física. Então, um planejamento moderno e eficiente é muito importante para que o atleta tenha um rendimento máximo de forma produtiva e não entre em estafa.

GDS: Qual o melhor e mais completo lutador de MMA na atualidade?
Demian: Difícil dizer! Existem muitos atletas excelentes tanto no Brasil como no exterior. O St. Pierre, por exemplo, é muito completo, e o Cain Velasquez também tem ficado cada vez mais completo.

Nos brasileiros, o Anderson Silva é um cara completo, meus amigos Mauricio "Shogun", Junior dos Santos, Rodrigo e Rogério Nogueira, o José Aldo, e tantos outros.

GDS: Você pretende subir ao octógono novamente com o Anderson Silva?
Demian: Não tenho uma motivação pessoal em querer enfrentá-lo, apenas continuo atrás do meu objetivo de ser campeão do UFC. Quero ser o melhor lutador que eu posso ser, me aprimorar cada vez mais e com isso conquistar o cinturão.

O Anderson é, sem dúvida, o melhor lutador da categoria hoje, e seus resultados provam isso. Então, enquanto ele tiver o cinturão eu com certeza vou procurar continuar vencendo pra merecer outra oportunidade de lutar com ele e disputar o cinturão.

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 18 Jul 2013.