Guia da Semana

Praticar uma atividade física não faz bem apenas para a boa forma. Além de ajudar a manter o corpo em dia, fazer exercícios regularmente contribui para uma vida mais saudável e equilibrada e garante mais energia e disposição.

Apesar de todos esses benefícios, desculpas não faltam para adiar o adeus ao sedentarismo: tempo curto, preguiça, distância... Obstáculos esses que podem ser vencidos quando a academia fica no trajeto trabalho-casa.

As vantagens? Encerrar o expediente e ir direto para a malhação equivalem a usar o tempo em favor do bem-estar: as horas gastas no trânsito ou no transporte público podem ser aproveitadas na esteira, na aula de ginástica, na piscina e no tatame. Assim, o estresse do horário de pico fica para trás e é possível se desligar do trabalho, entrar em contato com gente nova e alcançar o equilíbrio físico e mental.

"Na hora do treino, indicamos aos alunos que desliguem os celulares, esqueçam o mundo lá fora e se concentrem nos exercícios, na respiração e na postura. Isso automaticamente relaxa o corpo e a mente e melhora a resposta física à atividade", orienta Sandro Nunes, educador físico e coordenador de ginástica da Academia Competition, em São Paulo.

Segundo ele, os benefícios do esporte só chegam após as primeiras semanas de treino contínuo, já que, no começo, a tendência é o aluno ficar mais cansado e com algumas dores pelo corpo. "Depois de alguns dias, o sono melhora, há mais relaxamento e as dores passam. Além disso, quando treinamos, o organismo libera substâncias ligadas ao prazer e ao bem-estar, como as endorfinas", explica.

Derrubando a tensão

Para quem busca uma atividade que reúna combate ao estresse e alta queima calórica, o boxe e as artes marciais podem ser a escolha ideal. "As lutas trabalham o corpo e a mente e ajudam na concentração, no equilíbrio, na eliminação do estresse e no emagrecimento. Uma hora de aula chega a queimar entre 700 e 900 calorias, dependendo da modalidade", diz o especialista.


E quem pensa que lutar significa somente bater, derrubar e manter o adversário no chão está enganado. Essas atividades vêm acompanhadas de exercícios aeróbicos - como pular corda e correr - e de disciplina e normas de conduta. "Toda luta tem regras. O treinamento é para ser usado no tatame e no ringue. É para jogar todo o estresse e a tensão no treino e não levá-los para fora", ressalta Sandro.

A cada aula, braços e pernas entram em ação, amparados pela musculatura das costas, do quadril, do abdome e do peitoral. Na parte física, contam a força, a resistência e a flexibilidade. Já na mental, valem a atenção, a concentração e a obstinação. "Para mim, o melhor do boxe são a perda de peso, o condicionamento e o alívio do estresse. Obviamente fico mais cansado depois do treino, mas durmo melhor, tenho um sono mais proveitoso e me sinto mais disposto para trabalhar no dia seguinte", conta o promotor de vendas Marcus Toledo, que pratica o esporte desde o final de 2009.

Adepto dos exercícios pós-expediente, Marcus procurou o boxe como uma alternativa para eliminar os quilinhos extras. "Sempre gostei de combates e o boxe é o que achei mais eficiente até hoje. Já perdi bastante peso e medidas e sinto falta do exercício quando não treino", comenta.

Para entrar na onda do esporte depois das 18 horas, conheça algumas academias no Rio de Janeiro que oferecem aulas de boxe, muay-thai, karatê, jiu-jitsu, taekwondo, judô e outras modalidades de lutas e artes marciais.

Academia Rio Sport Center
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2541 - Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3325-6644

Academia Top Defense
Endereço: Rua Sorocaba, 258 - Botafogo
Telefone: (21) 2226-3807

Academia Evidence
Endereço: Rua Conde do Bonfim, 685 - Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2208-7899





Atualizado em 10 Abr 2012.