Guia da Semana

Todo mundo sabe que o Brasil é o país do futebol, mas o interesse feminino pelo esporte não costuma ser lá muito grande. Para as damas que pretendem interagir socialmente durante os jogos da Copa do Mundo da África do Sul, o Copa Interativa preparou este guia com explicações simples e objetivas. Desvendamos os mistérios até do polêmico e controverso impedimento. Confira!

O Básico

Campo
É um grande retângulo dividido ao meio por uma linha, obviamente chamada de linha de meio-campo. Os lados maiores do retângulo são conhecidos como laterais e os menores, linhas de fundo (veja a importância delas no gráfico abaixo).

Partida
Muita gente sabe que os times de futebol são formados por 11 jogadores. O que quase ninguém sabe é que uma partida válida precisa ter sete pessoas em cada time. Um jogo dura 90 minutos, divididos em dois tempo de 45 minutos cada. Entre o primeiro e o segundo tempo, há uma pausa de 15 minutos.

Ao longo do jogo, apenas três substituições são permitidas. Nenhum atleta que sai, expulso ou substituído, pode voltar para o campo.

O Intermediário

Cartão Amarelo
É uma espécie de "sinal amarelo" nos semáforos para chamar a atenção sobre um comportamento que pode ser considerado grave. Dois cartões desta cor equivalem a um vermelho.

Cartão Vermelho
O jogador que comete uma falta grave ou recebe o segundo cartão amarelo é expulso do campo. A penalidade também pode impedir o jogador faltoso de participar da próxima partida disputada.

O Difícil

Impedimento
Ele existe para impedir que um jogador fique parado em frente ao gol só esperando a bola para colocar na rede. Entenda como funciona:

Falta
Sempre que uma infração é cometida, o jogo é paralisado. A falta acontece quando um jogador acerta um colega e não a bola na jogada, ou ainda, se tem conduta antidesportiva. Se a falta ocorrer dentro da área, o juiz pode marcar pênalti, por exemplo.

Gol Olímpico
É o gol marcado direto de uma cobrança de escanteio.

Escanteio
Sempre cobrado dos vértices formados pelos ângulos retos do grande retângulo que são os campos de futebol.

Recuo de Bola
Na hora em que o jogador decide "devolver" a bola para o goleiro, este precisa necessariamente tocá-la com os pés. As mãos serão usadas apenas para defender, quando um adversário chutar para o gol.

Tiro de Meta
Ele é concedido à equipe pelo juiz quando a bola sair de campo pela linha do fundo e é uma das formas de recomeçar um jogo paralisado. A bola é posicionada dentro da pequena área para ser chutada em direção ao gol do adversário.

Atualizado em 12 Fev 2014.