Guia da Semana

Nem sempre pular da cama mais cedo e passar na academia antes do trabalho é um sonho possível. Friozinho, falta de companhia e vontade de dormir mais um pouco são alguns dos inimigos mais comuns na hora de cumprir a agenda da malhação.

Mas, para quem não quer abrir mão da vida saudável e pretende dar um gás na disposição, na auto-estima e na boa forma, duas opções para depois do expediente podem se tornar fiéis aliadas: a corrida e a pedalada.

E nada de aparelhos para pedalar ou correr sem sair do lugar. Depois do horário de trabalho, a pedida é colocar o traje esportivo e o equipamento de segurança e acelerar. A vista? Que tal pontos turísticos iluminados, arranha-céus, praias e parques? O trajeto? Um diferente a cada noite.

"Eu ando de bicicleta por lazer, mas a pedalada aumentou a minha disposição, melhorou meu humor e me trouxe novos amigos", conta Fernando Carvallho, de Salvador.

Pernas a postos

Outro exemplo de amor às magrelas é a Bicicletada - ou Massa Crítica -, um movimento mundial que reúne fãs da bicicleta para divulgá-la como meio de transporte ecologicamente correto, de baixo custo e saudável, e criar condições para sua prática. Tradicionalmente, as pedaladas acontecem à noite, na última sexta do mês.

O movimento não possui líderes nem roteiro definido e todos podem organizar sua própria bicicletada. Basta reunir os amigos e colocar os pés no pedal - sempre com responsabilidade e segurança.

"O que me atrai na Bicicletada é a proposta de resgatar as cidades como espaço de convivência. Ela aproxima pessoas, pode inspirar alguém a começar a pedalar, é um centro de produção de ideias e uma oportunidade de intercâmbio", comenta o maranhense Luis Patrício, que mora em Curitiba desde 2007.

Para os que preferem a boa e velha corrida, o esquema é o mesmo: é só chamar os amigos depois do expediente ou nos finais de semana e dar adeus ao sedentarismo e à preguiça. O trajeto pode ser a ciclovia, a ciclofaixa, o parque mais próximo, a orla, o calçadão... O que conta é o pique, a turma e a busca pela qualidade de vida.

Como incentivo à prática, há diversas competições noturnas pelo Brasil afora. Na capital paulista, por exemplo, são realizadas, anualmente, a Corrida Noturna da Caixa, com percursos de 4 e 8 km, e a Night Run, com trajeto de 5 e 10 km.

Quer entrar nessa onda? Então, veja alguns parques em São Paulo que funcionam até tarde e que não te deixam na mão nos finais de semana:

Parque do Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Portão 3 - Zona Sul
Telefone: (11) 5574-5505 / (11) 5574-5177

Parque da Aclimação
Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119 - Aclimação
Telefone: (11) 3208-4042

Parque Villa Lobos
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros
Telefone: (11) 3023-0316 / (11) 3023-2229

Parque das Bicicletas
Endereço: Alameda Iraé, 35, esquina com Avenida Indianópolis - Moema
Telefone: (11) 3396-6543

Por onde começar:
www.bicicletada.org.br

Onde competir:
www.nightrun.com.br
www.corridanoturna.com.br



Atualizado em 1 Dez 2011.