Guia da Semana

Por Marcus Oliveira

Chegada a primavera, logo se aproxima a estação mais quente do ano. E é nela que algumas pessoas esbanjam o corpão em dia após meses de maromba nas academias, ou então, simplesmente se escondem atrás das cangas e regatas para disfarçar os quilos a mais na hora de curtir os clubes, as praias e piscinas.

Visando o público que precisa correr atrás do prejuízo e também atrair ainda mais frequentadores nas esteiras e demais atividades, as academias inovam suas grades de aulas, incrementam seus aparelhos e chegam a aumentar o número de professores dispostos a fazerem qualquer gordinho entrar no shape do verão.

Confira as novidades das academias em São Paulo e prepare-se para fazer bonito com o corpão.

Reebok Sports Club

A novidade que acaba de chegar à grade da academia é a aula Jukari Fit to Fly, feita apenas para as mulheres e desenvolvida pela equipe do Cirque Du Soleil. Sucesso nos Estados Unidos e na China, as aulas têm 45 minutos de duração e comportam até 11 alunas por sessão. A pratica é feita com trapézios presos ao teto por meio de uma polia que gira 360 graus. Além de fortalecer e alongar o corpo, mistura condicionamento cardiovascular e muscular em um só movimento.

Outra novidade da rede é o Ballet Fitness. As aulas de 60 minutos combinam técnicas de ballet, pilates e exercícios posturais, trabalhando o fortalecimento muscular e o realinhamento postural dos praticantes.

Bio Ritmo

A academia preparou uma novidade no pilates. A Pilates Station é uma aula coletiva com aparelhos. Mesmo praticada em grupo, cada aluno possui seu equipamento e acessórios individuais, o que torna a prática mais eficiente para o corpo. Os praticantes realizam por aula cerca de 200 movimentos que podem gastar até 500 calorias em uma hora.

Outra novidade é tecnológica, o aplicativo Bio App, para iPhone. Gratuito, ele permite acesso ilimitado e em tempo real de dicas saudáveis de alimentação, tabela de calorias, orientação profissional e cálculo de massa corpórea, para que os alunos possam fazer bonito dentro e fora da academia.

Competition

A rede de academias preparou muitas novidades para o verão. A começar pelo Musical.Comp., onde, por meio de técnicas de danças e estilos como jazz, música clássica e contemporânea, as aulas de 50 minutos ensinam os alunos as coreografias dos grandes musicais da Broadway.

Outra atração recente é a aula SH´BAM, composta por coreografias em ritmos variados como funk, street dance e hip hop, que dura cerca de 45 minutos e possibilita o gasto de 300 calorias, por período.

Em alta desde 2009, o programa “Menos Cintura, Mais Saúde” é a proposta de um treino regular de 10 semanas, com foco na diminuição da circunferência da cintura e redução da taxa de gordura da região. Os alunos têm a área da cintura medida no começo e no final do desafio.

Bodytech

A franquia de academias do técnico da seleção brasileira de vôlei, o Bernardinho, possui muitas novidades para colocar o público em forma no verão e de quebra refrescar. Entre as novidades aquáticas, destaque para as modalidades Acqua Spin, ciclismo aquático, que ajuda a fortalecer a musculatura dos membros inferiores e superiores, e Triathlon Indoor, uma aula de 70 minutos composta por: natação, ciclismo e corrida.

A rede traz também ao Brasil o Pilates Allegro. Com apenas 11 alunos por aula, é utilizado um aparelho de fácil manuseio, o Allegro, que proporciona relaxamento, fortalece e alonga os músculos, aumenta à mobilidade das articulações e melhora a postura e equilíbrio, entre outro benefícios.

Runner

A franquia traz como novidade a Zumba, estilo que tem feito sucesso nas academias europeias e norte-americanas. A aula consiste em um treino aeróbico dançado ao som de ritmos latinos, como merengue, salsa e cumbia.

O diferencial são as coreografias simples, fáceis de acompanhar, mas ao mesmo tempo intensas. Os professores garantem que 50 minutos de zumba detonam 500 calorias – equivalente a uma hora na esteira.

Atualizado em 10 Abr 2012.