Guia da Semana

Doze estádios brasileiros receberão os jogos da Copa do Mundo 2014, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. As arenas escolhidas para o torneio, e que já estão prontas para a Copa do Mundo, são:

O jogo de abertura acontece na Arena São Paulo, em São Paulo, no dia 12 de Janeiro, às 17h. Já a grande final será disputada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 13 de Julho, às 16h.

Confira os estádios que recebem jogos durante a Copa do Mundo 2014:

Arena São Paulo - São Paulo

A Arena São Paulo receberá a cerimônia oficial de abertura do Mundial 2014. O estádio terá sua capacidade aumentada para 68 mil espectadores especialmente para a Copa e todos os assentos serão cobertos.O local fica logo ao lado da estação Corinthians-Itaquera do metrô, na zona leste paulistana.

Maracanã - Rio de Janeiro

O Novo Maracanã tem uma cara um tanto diferente da original. Com as reformas, o estádio terá capacidade para 73.500 pessoas e conta com assentos modernos, arquibancada que prioriza uma melhor visibilidade ao torcedor e uma cobertura sustentável, capaz de captar água da chuva para reutilização. O local vai receber quatro jogos da primeira fase, um das oitavas e um das quartas-de-final, além da grande final no dia 13 de julho.

Estádio do Mineirão - Belo Horizonte

Segundo maior estádio do Brasil, o Mineirão para mais de 70 mil torcedores. O estádio conta com um projeto de construção ecologicamente correto e sustentável, voltado à emissão zero de carbono, à reciclagem e à melhoria do acesso por meio do transporte público.

Gigante da Beira-Rio - Porto Alegre

O estádio tem 51.300 lugares cobertos e seu entorno traz uma bela vista do rio Guaíba. O local receberá cinco partidas da Copa do Mundo 2014 - quatro delas pela fase de grupos, uma pelas oitavas-de-final.

Arena Amazônia - Manaus

Construída do zero no local onde funcionava o antigo Vivaldão, a Arena Amazônia está situada entre o aeroporto e o centro histórico de Manaus.

O estádio é inteiramente sustentável, com sistema de reaproveitamento de água, estação de tratamento de esgoto e ventilação natural para consumo de energia. O local possui 400 vagas para estacionamento subterrâneo.

Arena Pernambuco - Pernambuco

Construída para a disputa da Copa das Conferederações e da Copa do Mundo 2014, a Arena Pernambuco tem capacidade para 46 mil torcedores e passará a acolher partidas do Náutico a partir de junho de 2013. Com caráter multiuso, o estabelecimento pode ser utilizado para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções e grandes espetáculos.

Estádio Fonte Nova - Salvador

Após as reformas, a Fonte Nova passou de um mero estádio para um complexo que abriga prédios, shopping, hotéis, estacionamento, uma casa de shows, um restaurante panorâmico e um museu do futebol. A principal arena de Salvador tem capacidade para receber um público de até 55 mil torcedores.

Mané Garrincha - Brasília

O Mané Garrincha, principal estádio do Distrito Federal, conta com capacidade para 62.547 espectadores. Após as reformas para a Copa do Mundo 2014, o espaço teve rebaixamento do campo e melhoria em sua acessibilidade, além de projetos ecologicamente corretos e sustentáveis.

Arena da Baixada - Curitiba

O estádio tem capacidade para 43 mil lugares, todos cobertos. O gramado conta com uma cobertura retrátil, protegendo grama e jogadores dos dias de chuva. Os custos foram pagos em conjunto pelo Atlético, governo municipal e governo estadual do Paraná.

Estádio Castelão - Fortaleza

O Estádio tem capacidade para 63 mil torcedores e é o vigésimo sétimo maior estádio do mundo, sendo o quinto no Brasil. O local receberá seis partidas, sendo quatro pela primeira fase, uma pelas oitavas-de-final e uma pelas quartas-de-final.

Estádio das Dunas - Natal

Dizem que Natal fica na “esquina” da América do Sul, num dos pontos mais próximos da Europa e África. E para não ficar de fora da Copa do Mundo 2014, a capital do Rio Grande do Norte contará com a moderna Arena das Dunas, que vai receber quatro jogos da primeira fase da competição. O estádio substitui o antigo Machadão e tem capacidade para 42 mil pessoas - 31 mil após a Copa - além de 2.600 vagas de estacionamento. A Arena já é considerada a mais sustentável dentre as 12 casas do Mundial 2014, e ganhou o 6º Prêmio de Arquitetura Corporativa.

Arena Pantanal - Cuiabá

Com capacidade para 43 mil pessoas, a Arena Pantanal vai abrigar os quatro jogos da Copa que passam por Cuiabá - os quatro pela primeira fase. Ali funcionava o “Verdão”, como era conhecido o estádio José Fragelli, que deu lugar a nova Arena construída do zero.

Atualizado em 29 Jan 2014.