Guia da Semana

Mais uma novela dos anos 70 ganhará um remake. Depois de “O Astro” e “Gabriela”, é a vez de “Saramandaia” ter sua história recontada na televisão. Saramandaia ficou famosa por apostar num ambiente de fantasia pouco comum nas novelas: com direito a lobisomens, asas e mulheres capazes de queimar com o toque.

+ Confira outros remakes de novela já feitos na TV
+ Conheça os participantes cotados para o reality A Fazenda 6
+ Saiba mais sobre os episódios inéditos de Sai de Baixo
+ Leia o resumo semanal das novelas

O enredo conta a do fictício município de Bole-Bole, na zona canavieira de Pernambuco, que passa por um plebiscito para a mudança do nome. O movimento é encabeçado por duas facções: os tradicionalistas, que usam argumentos históricos para manter o nome atual, e os mudancistas, que alegam vergonha do nome, querendo mudá-lo para Saramandaia.

Mas não é só pelo nome do município que acontecem disputas em Bole-Bole. Como que em Romeu e Julieta, Saramandaia conta com uma guerra entre as famílias Tavares e Rosado. A primeira é encabeçada por Tibério Villar (Tarcísio Meira), que teve um caso na juventude com a misteriosa Candinha Rosado (Fernanda Montenegro), mãe de Zico Rosado (José Mayer), o poderoso prefeito da cidade e que manda e desmanda em Bole Bole.

Além da disputa pelo nome da cidade, Saramandaia traz a contínua guerra entre as famílias Tavares e Rosado. A primeira é encabeçada por Tibério Villar, que teve um caso na juventude com a misteriosa Candinha Rosado, mãe de Zico Rosado, o poderoso prefeito da cidade e que manda e desmanda em Bole Bole.

Lilía Cabral e José Mayer

Como se estivesse no destino das famílias, Zico, quando jovem, se apaixonou por Vitória, filha de Tenório, e juntos viveram um intenso amor até serem separados pelos seus respectivos pais. Trinta anos depois, Vitória ficou viúva de seu marido e voltou à cidade em busca de consertar erros do passado. Com isso, sua paixão por Zico Rosado acaba renascendo das cinzas.

Do outro lado da trama, se destaca a arretada Risoleta (Débora Bloch), uma moça provocante e dona de uma tumultuada pensão frequentada pelos homens de Bole-Bole, arranjando, muitas vezes, desavenças com as beatas da cidade, lideradas por Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira), esposa de Seu Cazuza (Marcos Palmeira). O que Risoleta não imaginava é que fosse se apaixonar logo pelo misterioso professor Aristóbulo Camargo (Gabriel Braga Nunes), que guarda de todos um segredo obscuro.

Dona Redonda

Vera Holtz como Dona Redonda

Muito comentada por recentes fotos que apareceram das montagens de Saramandaia, Vera Holtz interpreta a conhecida Dona Redonda, personagem Bolebolense juramentada, casada com Encolheu (Matheus Nachtergaele), com quem teve a filha Bia (Thaís Melchior). Come a todo instante, por qualquer motivo, e não tolera que se metam em sua vida. Suas companheiras inseparáveis são Fifi (Georgiana Góes) e Aparadeira, também beatas e fofoqueiras.

Para se transformar em Dona Redonda, a atriz leva cerca de quatro horas para montar a maquiagem de corpo e rosto, a fim de ganhar os 250kg da personagem. Para isso, Vera conta com um tratamento diário de fisioterapia e constantes visitas ao dermatologista para evitar quaisquer tipos de alergias aos materiais utilizados na personificação de Redonda.

Personagens exóticos

Uma das coisas que mais chama a atenção na cidade de Bole-Bole são as características exóticas de alguns personagens da história: o professor Aristóbulo Camargo vira lobisomem nas noites de lua cheia; Marcina (Chandelly Braz) provoca incêndios onde toca e queimaduras em quem toca; João Gibão (Sérgio Guizé) esconde em sua corcunda um belo par de asas; Encolheu prevê o tempo com dores ósseas; Dona Redonda explode de tanto comer; Zico Rosado põe formigas pelo nariz; Vitória solta gotas de orvalho pelo corpo quando está apaixonada; Seu Cazuza põe o coração pela boca quando está nervoso; Tibério criou raízes de tanto ficar sentado; Dona Pupu (Aracy Balabanian) guarda a cabeça do marido morto em uma redoma de vidro; Stela (Laura Neiva) pode fazer coisas mortas voltarem à vida com suas lágrimas, entre outras "diferencices".

Remake de Saramandaia estreia na Globo

Horário(s) 23h

Por Juliana Varella