Guia da Semana

O ano de 2014 foi ótimo para os amantes da arte. Nele, recebemos Yayoi Kusama e suas bolinhas, Salvador Dalí e seu incrível surrealismo, Ron Mueck e suas esculturas hiperrealistas e muitas outras mostras maravilhosas. Mas, o que podemos esperar para 2015?

o Guia da Semana fez uma seleção do que rola de mais legal na área das artes este ano. Dá uma olhada:

JULHO

François Truffaut - MIS

francois truffault no MIS

A exposição nasceu da trigésima comemoração do aniversário de morte de François Truffaut, pela Cinemateca francesa. A mostra irá revelar o rico trabalho de um dos mais famosos cineastas (autor de Jules e Jim) franceses em todo o mundo e uma das principais figuras na Nouvelle Vague francesa. A curadoria é de Serge Toubiana, diretor geral da Cinemateca Francesa.

Temporada: 14 de julho a 18 de outubro

AGOSTO

DIÁLOGO NO ESCURO

Seu conceito é mostrar como é o mundo sem o sentido da visão. Os visitantes são conduzidos por guias deficientes visuais através de salas totalmente escuras e especialmente construídas, em que cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos como parques, ruas, mercearias, cidades e cafés.

Assim, os visitantes aprendem a interagir sem a visão, usando seus outros sentidos. Através dessa inversão de papéis, as rotinas diárias tornam-se uma nova experiência. Pessoas que podem ver são levadas para fora do seu ambiente familiar e são os guias com deficiência visual proporcionam segurança e sentido de orientação.

Durante e após a visitação, o público tem a oportunidade de fazer perguntas que normalmente não tem a chance de fazer a uma pessoa com deficiência visual reduzindo as barreiras de ambos os lados e ajudando a compreensão mútua.

Temporada: De 22 de agosto a 20 de Fevereiro 2016

SETEMBRO

FRIDA KAHLO E AS MULHERES SURREALISTAS DO MÉXICO

A partir do mês de setembro, o Instituto Tomie Ohtake recebe a exposição Frida Kahlo e as mulheres surrealistas do México. Além de Frida, a mostra conta com trabalhos de nomes como Maria Izquierdo, Remedios Varo, Lenora Carrington e outras. Depois de passar pela capital paulista, a exposição segue para Rio de Janeiro e Brasília.

Temporada: 27 de setembro a 10 de janeiro de 2016

OUTUBRO

COM CIÊNCIA

Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista australiana Patricia Piccinini se utiliza do realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas.

Temporada: De 12 de outubro a 4 de janeiro de 2016

Por Nathália Tourais

Atualizado em 19 Out 2015.