Guia da Semana

Centenário Luiz Gonzaga

Constantemente homenageado nas apresentações do neto Daniel Gonzaga, Rei do Baião completaria 100 anos de dedicação à música nordestina

Valorizar a pureza de um terreno sofrido e acidentado em pouco mais de seis estrofes é apenas um dos feitos do rei do choro e do baião. Batizar este retrato de “Asa Branca” e fazer dele uma das canções mais populares do Brasil também está no currículo de Luiz Gonzaga.

Um dos responsáveis por lapidar e difundir a música popular brasileira, o ilustre cantor e compositor pernambucano completaria exatos 100 anos de vida em dezembro de 2012.

+ Celebridades celebram centenário do cantor com show
Veja os shows que acontecem nesta semana em São Paulo

Natural da folclórica cidade de Exu, pai de Gonzaguinha e avô de Daniel Gonzaga, o Rei do Baião encontrou no cenário do interior do nordeste brasileiro o material necessário para desenvolver sua poesia. Morto em 1989, o músico ainda tem sua obra vivíssima nas apresentações de seu neto e de inúmeros outros artistas.

Daniel Gonzaga: o legado do Rei do Baião

“Ele era muito avô mesmo, sabe. Gostava de me ver tocar (eu não tocava nada). Gostava de saber da gente, apesar de passar muito tempo longe, e fazia de tudo pra conquistar os netos. Uma figura muito imponente e, em alguns momentos, assustadora... um ícone.”, disse o neto de Gonzagão em entrevista ao Guia da Semana


Daniel Gonzaga (Crédito: Divulgação)

Cantor e compositor, Daniel, para quem não sabe, também segue carreira de músico e vem homenageando o avô em uma série de shows. Para ele, os patriarcas de sua família foram fundamentais na estruturação da música popular:

“Eles fizeram música em um país desaparelhado. A integração do sul com o norte, por parte do Gonzagão e as palavras de protesto, por parte do Gonzaguinha, em uma época que as coisas não podiam ser ditas abertamente, foram primordiais”, comenta.

Homenagens

Diversos eventos comemorativos pelos 100 anos de Luiz Gonzaga estão em destaque no calendário cultural brasileiro. 

Uma homenagem já confirmada é o Canto de Todos os Cantos, projeto idealizado por Guilherme Toledo que pretende reunir artistas de diversas partes do país para gravação de um DVD com 13 faixas. Embora já anunciado, ainda não há previsão para a realização dos shows. 

Confira outras homenagens realizadas durante o ano do centenário de Luiz Gonzaga:

Trajetória nas telonas
O filme Gonzaga, de Pai Para Filho faz um tributo às brilhantes carreiras dos patriarcas da família Gonzaga. O longa-metragem, comandado pelo diretor Breno Silveira, está em processo de gravação e deve chegar aos cinemas em outubro deste ano. “Incrível” foi o modo como Daniel Gonzaga definiu a obra.


Falamansa grava músicas de Gonzagão
Rei é a forma como os músicos do Falamansa definem brevemente o músico Luiz Gonzaga. No ano do centenário do criador do baião, a banda apresentou como homenagem o disco As Sanfonas do Rei, um apanhado de relíquias assinadas por Gonzagão. Desde o lançamento, o grupo tem visitado diversas cidades do país com as faixas da obra.

Atualizado em 13 Dez 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Escola pública fundada por Shakira, na Colômbia, é eleita a melhor do país

Instituição em Barranquilla recebe alunos em vulnerabilidade social

Marcelo Serrado e Marcos Veras se beijam em protesto contra homofobia

Atores participaram do prêmio "Homem do Ano" da revista GQ

Taylor Swift, One Direction e Adele são os artistas da música mais bem pagos de 2016; veja lista completa

Lucros do trio vão de US$ 80 a US$ 170 milhões

Lady Gaga, Bruno Mars e The Weeknd agitam desfile da Victoria's Secret

Apresentação da nova coleção da grife contou com grandes nomes do pop

Evaristo Costa surpreende e empresta gravata à internauta

Apresentador enviou duas peças a um de seus seguidores no Twitter

Fofura: 5 filhos de famosos que mereciam uma conta no Instagram só deles

É um mais fofo que o outro ♥